TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.143 Palavras (17 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO

 

CURITIBA/PR

2016

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

ADRIANA LOPES DA SILVA OLIVEIRA

LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Educação Especial Inclusiva, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador (A):

CURITIBA/PR

2016

FOLHA DE APROVAÇÃO

ADRIANA LOPES DA SILVA OLIVEIRA

LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Educação Especial Inclusiva conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador (A):

Aprovado (a) em: _____/_____/_______

Examinadores:

Prof. (Esp /Me/Dr.) __________________________________________________________________

Instituição: __________________________ Assinatura: _____________________

Prof. (Esp/Me/Dr.) ___________________________________________________

Instituição: __________________________ Assinatura: _____________________

Prof. (Esp/Me/Dr.) ___________________________________________________

Instituição: ___________________________ Assinatura: ___________________________

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre alfabetização, letramento e inclusão, tendo em vista o fato de tratar-se de temas bastante atuais e que se encontram interligados de forma direta. É cada vez maior o número de alunos com necessidades educacionais especiais e acredita-se que se não houver alfabetização e letramento, certamente haverá a exclusão desses alunos, e, caso ocorra a exclusão é preciso que se ofereça condições para que seja possível a inclusão dos mesmos. Vale destacar que apresentar necessidades educacionais especiais não significa incapacidade para o desenvolvimento ou aprendizagem, pelo contrário, significa que é necessário que se promova a adoção de estratégias, bem como a devida adequação dos conteúdos a serem trabalhados no cotidiano escolar.  Para tanto, destaca-se que os processos de alfabetização e letramento são bastante complexos e exigem a busca por novas estratégias de ensino constantemente, entretanto são processos fundamentais para que ocorra a inclusão em toda a sua plenitude.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Letramento. Educação. Alfabetização. Escola inclusiva.

  1. INTRODUÇÃO

A questão do letramento é um debate teórico e metodológico contemporâneo no contexto da sociedade do conhecimento. O letramento é um conceito enraizado na alfabetização, consistindo no desenvolvimento de habilidades de uso do sistema convencional de escrita em atividades de leitura e escrita no contexto de práticas sociais.

Assim, nas sociedades letradas, ser alfabetizado é insuficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder às demandas da sociedade de hoje, pois entende-se que Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.

Dessa forma, para entrar nesse universo do letramento, o aluno precisa apropriar-se do hábito de buscar um jornal para ler, de frequentar revistarias, livrarias, e com esse convívio efetivo com a leitura, apropriar-se do sistema de escrita. Na sala de aula, o professor pode valorizar os usos da escrita presentes no cotidiano para ensinar os devidos conteúdos acadêmicos

No entanto, no caso da inclusão de alunos com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental, na escola comum, principalmente no Ensino Fundamental, não é a única realidade para todos os portadores de deficiência. Este deve constituir um processo gradativo que respeite as diferentes necessidades e interesses de cada um.

Inicialmente, é necessário de acordo com MARQUES (1999, p. 39), verificar se a criança com deficiência está preparada para frequentar uma classe comum, na qual as diferenças, se destacam e se tornam mais evidentes.

Visa-se destacar com este artigo que quando não existe esta integração muitos alunos são relegados, deixados de lado e acabam se perdendo dentro do processo, ou seja, acabam sendo excluídos, muitas vezes, pelo simples fato de não serem perfeitos física ou mentalmente.

  1. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada.

O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento, que é o uso social da leitura e da escrita. Para formar cidadãos atuantes e interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e não de alfabetização. Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social. O letramento é cultural, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal absorvido no cotidiano. Ao conhecer a importância do letramento, deixamos de exercitar o aprendizado automático e repetitivo, baseado na descontextualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (218.9 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com