TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  5/5/2019  •  Artigo  •  3.782 Palavras (16 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 16

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

                               Rosalia Ferreira Soares [1]

RESUMO:

O artigo em questão apresenta o contexto de letramento e alfabetização onde o professor transmite os conhecimentos adquiridos aos alunos. O objetivo desse trabalho é esclarecer o processo de leitura e escrita na Educação Infantil, ou seja, as nuances entre alfabetização e letramento na Educação Infantil. É necessário verificar como acontece o processo de alfabetização na criança, a concepção da criança relacionado ao respeito da aprendizagem da leitura escrita. O tema foi escolhido devido eu trabalhar com crianças em processo de alfabetização e buscar mais conhecimentos dobre o assunto. Existem muitas crianças que tem dificuldade em aprender a ler e escrever. Alguns autores tais como FERREIRO (1996), TEBEROSK (1985) e outros acham que é a aquisição do sistema alfabético de escrito é um processo pelo qual a pessoa se torna capaz de ler, compreender o texto e se expressar por escrito. Acontece, portanto, um conceito relacionado ao feitio externo da escrita deixando de perceber suas características conceituais, isto é, deixa de compreender a natureza da escrita e sua organização.

 Palavras chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. Leitura e escrita.

ABSTRACT

The article in question presents the forms of reading and writing where the teacher transmits the acquired knowledge to the students. The objective of this work is to clarify the process of reading and writing in Infant Education, that is, the nuances between literacy and literacy in Infant Education. It is necessary to verify how the literacy process happens in the child, the conception of the child related to the respect of the learning of the reading. The theme was chosen because I work with children in the process of literacy and seek more knowledge on the subject. There are many children who have difficulty learning to read and write. Some authors such as FERREIRO (1996), TEBEROSK (1985) and others believe that acquiring the alphabetical system of writing is a process by which the person becomes able to read, understand the text and express himself in writing. There is, therefore, a concept related to the external character of writing failing to perceive its conceptual characteristics, that is, it fails to understand the nature of writing and its organization.

 Keywords: Literacy. Literature. Learning. Reading and writing

1.INTRODUÇÃO:

 As formas tradicionais de alfabetização inicial fazem parte de um processo onde o professor transfere aos sus alunos os seus conhecimentos. Contudo, grande parte dos professores tradicionais não estão capacitados para compreender algumas dificuldades enfrentadas pela criança antes de entender realmente qual é o sentido adequado da leitura e escrita.

 Quando no início vai acontecer a aprendizagem inicial, as práticas utilizadas pelos professores nem sempre são fundamentadas na junção de silabas simples, memorizar os sons de decifração e cópia. Formas essas que fazem com que a criança se torne um espectador indiferente ou até mesmo um receptor automático, pois não participa do processo de construção do conhecimento.

Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos gradativamente. As primeiras escritas feitas pelos alunos no momento em que se está aprendendo devem ser vistas como sendo produções importantes, pois seus esforços são reconhecidos e colocados e representados de alguma forma.

Analisando que a pesquisadora e autora Emília Ferreiro colaborou com diversos estudos relacionados ao processo de alfabetização, o tema foi escolhido para conhecimento de algumas propostas e aspectos, e também entender os métodos e formas as quais a criança chega ao aprendizado de ler e escrever. A forma de pesquisa para elaboração desse artigo foi bibliográfica.

As formas tradicionais de alfabetização inicial fazem parte de um processo onde o professor transfere aos seus alunos os seus conhecimentos, sendo ele o detentor do saber. O método utilizado para a realização desse trabalho foram pesquisas em revistas, sites e outros. No percurso metodológico optei por relatar as fases da pesquisa realizada tais como coleta de dados, análise de dados etc.

O que leva os professores a alfabetizar na educação infantil? Os professores preocupados com ensino aprendizagem alfabetizam crianças na educação infantil. Os professores preparados preocupam em letrar e estimular o desenvolvimento infantil.

Segundo Teberosk (1985, p39) Quando no início vai acontecer a aprendizagem inicial, as práticas utilizadas pelos professores nem sempre são fundamentadas na junção de silabas simples, memorizar os sons de decifração e cópia. Formas essas que fazem com que a criança se torne um espectador indiferente ou até mesmo um receptor automático, pois não participa do processo de construção do conhecimento.

Contudo, grande parte dos professores não tem a percepção e informação devida para compreender algumas dificuldades enfrentadas pela criança antes de entender realmente qual é o sentido adequado da leitura e escrita.

Leitura e escrita, um processo complexo que a criança precisa estar entrosada e familiarizada pois, os professores sempre se utilizam da cópia, junção de silabas simples, memorização dos sons de decifração dos mesmos. A criança precisa estar inserida e familiarizada com esse processo partindo de uma aprendizagem significativa, e obtendo o respectivo valor em cada produção individual do educando.

Para Ferreiro (1996 p. 65) a leitura e escrita são sistemas construídos gradativamente. As primeiras escritas feitas pelos alunos no momento em que se estão aprendendo devem ser vistas como sendo produções importantes, pois seus esforços são reconhecidos e colocados e representados de alguma forma.

Analisando que a pesquisadora e autora Emília Ferreiro com seus estudos e descobertas foi de suma relevância aos estudos relacionados ao processo de alfabetização, o tema foi escolhido para conhecimento de algumas propostas e aspectos, e também entender os métodos e formas as quais a criança chega ao entendimento de como acontece o ler e escrever. A forma de pesquisa para elaboração desse artigo foi bibliográfica.

          Segundo Emília Ferreiro (1999, p, 46) alfabetização é o processo onde há representação abstrata dos sons da fala na escrita, mostrando uma forma de apropriação das funções sociais da escrita. È uma proposta construtivista defendida por ela, esse processo alicerça o contato direto com textos, livros, jornais, contação de histórias, fazendo assim o uso social da escrita tanto dentro quanto fora da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com