TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  7/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

Núcleo EAD – Unimes Virtual

Curso Pedagogia

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO:

adentrando às práticas sociais da língua.

Projeto de Pesquisa

Juliana Oliveira Bastos Gibran

1º semestre de 2010

I. Introdução

A possibilidade de escrever sobre Letramento e Alfabetização pressupõe pesquisa prévia, leitura, análise, reflexão, construção e reconstrução de pensamentos e conceitos. Portanto, a possibilidade de escrever sobre algo é um valioso caminho para elaboração e reelaboração de propostas e projetos de trabalho.

I.1. Tema

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: adentrando às práticas sociais da língua.

I.2. Problema

O que nos moveu para esse processo de descobertas, elaborações e reelaborações de conceitos é o anseio pela evolução de nossas reflexões sobre as práticas pedagógicas no campo da alfabetização e letramento, assim como suas diferenças. Portanto, a pergunta que envereda esta pesquisa é quais as estratégias que podem ser praticadas pelo docente para alfabetizar/letrando?

I.2. 1. Delimitação do Problema

Através deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, cujo tema é “Letramento e Alfabetização: adentrando as práticas sociais da língua”, pretendemos abordar a questão da alfabetização, do letramento, do alfabetizar/letrando, suas definições e seus significados nas práticas pedagógicas inseridas na Educação Infantil, e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, para que desde cedo as crianças possam iniciar o processo social dessas aquisições, fazendo com que a leitura e a escrita ganhe sentido em suas vidas.

I.3. Justificativa

Pensamos que a educação é, com certeza, um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade democrática, desenvolvida e socialmente justa. É condição básica e direito fundamental da cidadania. O domínio da língua, nas diferentes vertentes da palavra escrita e falada, da leitura e da oralidade, é crucial nos mais variados domínios da vida individual e coletiva. Não há cidadania nem competência profissional plenas sem um domínio robusto da língua portuguesa.

Por isso é imprescindível a análise de aspectos relevantes ao letramento e alfabetização, trazidos por autores que têm pesquisado e avançado nessas concepções, como Magda Soares (1999), que aponta que aprender a ler e a escrever e, além disso, fazer uso da leitura e da escrita transformam o indivíduo, e o levam a um outro estado ou condição sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, lingüístico, entre outros.

É notório que ser alfabetizado, saber ler e escrever de forma mecânica não garantirá aos nossos alunos interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso que eles sejam capazes de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.

Partindo desses pressupostos, pretendemos com este projeto de pesquisa conscientizar o professor alfabetizador da importância de seu papel, na formação do educando em seu exercício das práticas sociais de leitura e escrita na sociedade em que vive, rompendo com paradigmas tradicionais e fazendo-o perceber que não basta alfabetizar. Segundo Jaime Roberto Thomaz (2009), hoje os nossos alunos necessitam de um processo de aprendizagem que focalize o alfabetizar letrando. Este é o grande desafio que propomos com nossos estudos, conciliar esses dois processos (alfabetização e letramento), assegurando aos alunos desde cedo, a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita.

I.4. Objetivos

I.4. 1. Objetivo Geral

Analisar a importância do Alfabetizar letrando, para colocar a criança em contato com práticas sociais.

I.4. 2. Objetivos Específicos

- Pesquisar os conceitos de Alfabetizar e Letrando.

- E estabelecer relações entre eles. Alfabetização e letramento e as práticas sociais que o educando deve desenvolver na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

II. Desenvolvimento do Projeto

II.1. Metodologia

Este projeto de pesquisa se desenvolverá com base em uma abordagem qualitativa que segundo TRIVIÑOS (1987), é essencialmente descritiva. Desta maneira a interpretação dos resultados surge com a totalidade de uma especulação que tem como base a percepção de um fenômeno num contexto. Posto isso, será consistente, manter a pesquisa apoiada em base bibliográfica, com o intuito de alcançar os objetivos aqui propostos.

II.2. Referencial Teórico

O presente projeto de pesquisa tem como enfoque principal a Alfabetização que, segundo Freire e Macedo (1990, p. 167) o termo se refere “a relação entre o educando e o mundo, mediada pela prática transformadora deste mundo”. Para explicitarmos o vocabulário Letramento buscamos a explicação em Soares (2000a), que expõe que "é o estado em que vive o indivíduo que não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive".

Atualmente, além desses autores, existem outros que estudam o tema referido neste estudo, a alfabetização, o letramento, e a consonância entre ambas, mas são Magda Soares (1999) e Paulo Freire (1989), são os autores que apresentam relevância e destaque nesses estudos e portanto nos auxiliarão para este estudo. Também nos apoiaremos na proposta construtivista influenciada pelas pesquisas de Emília Ferreiro (1986) e Ana Teberosky (1993), que defendem uma alfabetização contextualizada e significativa através da transposição didática das práticas sociais da leitura e da escrita para a sala de aula.

II.3. Cronograma de Atividades

FASES

1º MÊS

2º MÊS

3º MÊS

4º MÊS

5º MÊS

1) Revisão do projeto a item a item incluindo

    a revisão bibliográfica;

2) Esboço da Introdução.

3) Estrutura do texto por capítulos e subitens;

4) Desenvolvimento de cada item;

5) Escrever o 1º capítulo.

6) Escrever capítulo 2;

7) Escrever Conclusões.

8) Estruturar o sumário;

9) Escrever Introdução.

10) Revisão textual;

11) Formatar;

12) Entregar.

III. Referências Bibliográficas

AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo: de Piaget a Emília Ferreiro. 7ª Ed. São Paulo: Ática, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com