TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 O        LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.016 Palavras (13 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP – POLO SALVADOR

PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE 2014

ADEILTON JESUS DA CONCEIÇÃO – 426342

CATARINA DOS SANTOS REIS PALMEIRA – 411881

LAIZE DOS SANTOS REIS DA SILVA – 411884

ZENILDA SANTANA ARAÚJO DE JESUS – 411652

                                   LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

SALVADOR

2014

ADEILTON JESUS DA CONCEIÇÃO – 426342

CATARINA DOS SANTOS REIS PALMEIRA – 411881

LAIZE DOS SANTOS REIS DA SILVA – 411884

ZENILDA SANTANA ARAÚJO DE JESUS – 411652

                                   LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Trabalho referente à disciplina Letramento e Alfabetização, do 4º semestre do Curso de Pedagogia- Licenciatura da Universidade Anhanguera – UNIDERP Tutora presencial professora Linda Carolina.

SALVADOR

2014

INTRODUÇÃO

Na atual sociedade o processo de alfabetização não se limita à aprendizagem da leitura e da escrita, mas envolve as relações sociais e culturais, tendo em vista que o homem é produto do seu meio e nele precisa viver adotando um papel de cidadão ativo na sociedade em que vive.

A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, desenvolvimento de habilidades, do uso da leitura e escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas.

Letramento envolve o contato com distintos tipos e gêneros textuais, de compreender o que eles trazem e qual são a sua função no processo de interação através da leitura, é buscar notícias em jornais, interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.

ESTAR ALFABETIZADO É...

Alfabetização é nada mais que a aquisição do sistema convencional da escrita, já o letramento é o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.

A alfabetização e o letramento andam lado a lado, pois a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja: em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento, este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema da escrita.

Estar alfabetizado é saber ler e escrever, que é algo que se aprende e nunca mais esquece, que permite ao indivíduo viajar pelo mundo da leitura e do aprendizado, permite conhecer os símbolos da linguagem, possibilitando assim a interação e o convívio com o mundo exterior.” Adeilton Jesus da Conceição.

Estar alfabetizado é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizar para ler e escrever. Hoje as habilidades de ler, falar e ouvir com compreensão não se desenvolve espontaneamente, a importância do contexto nas escolas, nas aulas de alfabetização e letramento faz a diferença para formação do aluno critico.” Catarina dos Santos Reis Palmeiras.

"Estar alfabetizado é apropriar-se da escrita e da leitura, e saber fazer uso delas em seu cotidiano como ler um livro, uma revista, jornal interpretar texto e ate mesmo escrever uma carta. Indo além do código escrito, processando informações para se utilizar com senso crítico." Laíse dos Santos Reis da Silva.

Estar alfabetizado é saber ler e escrever, formar sílabas, frases, parágrafos, textos etc... é saber pensar refletir analisar criar, mas não somente isto, é também estar preparado para a convivência do seu dia a dia, saber lidar como os desafios, diferenças e interagir no seu meio, é também ter a criatividade de buscar seu aprendizado”. Zenilda Santana Araújo de Jesus.

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO?

Para estar alfabetizado não implica em apenas conhecer o código alfabético. Tem que dominar a leitura e a escrita, ser capaz de ler e escrever sendo necessário interpretar o que se lê e o que se escreve. O aluno estará alfabetizado quando ele for capaz de compreender varias situações problemas em relação ao saber. Mas para isso também temos que ter escolas preparadas e com bastantes propostas para despertar interesse nesse processo tão importante na vida das crianças. Devemos inserir as crianças no processo das letras e das modalidades.

DEFINIÇÕES

Decodificar: decifrar, entender, interpretar, ler.

Ler: decodificar

Escrever: anotar, notar, historiar, minutar.

Autonomamente: Fazer sozinho, por si só.

Aprendizagem: Aviso, ciência, informação, noção.

Com a ciência das definições destes termos e a leitura de artigos de
Faraco, entende-se que a alfabetização é um processo que vai além da aquisição de
códigos, significa atribuir significados e sentidos às funções sociais vinculadas à escrita.

A alfabetização é uma etapa que se caracteriza pelo fato de desenvolver
os conteúdos pertinentes à codificação/decodificação, Klein (2000, p.41). Um bom trabalho de alfabetização deve levar em conta o processo de ensino e de aprendizagem de maneira equilibrada e adequada. O professor deve disponibilizar ao aluno vários tipos de textos como: livros de história, poesia, crônicas, livros infantis e informativos, jornais, revistas, além, de promover um clima agradável e incentivar o aluno à exploração dos textos e cobrar sobre o texto lido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (231.1 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com