TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 12


[pic 1]

Dulcilene oliveira Rocha Viani - RA: 7330346659

Jéssica Garcia Paulino Brito de Mesquita RA: 8308767411

Raquel da Costa Neto Pancotti RA: 678839039

PEDAGOGIA:

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

PROFESSORA: Juliana

                                                   04 de Novembro de 2014

                                                      POLO SUMARÉ/SP

INTRODUÇÃO

A alfabetização e  um meio importante para que a criança crie o habito de ler e escrever,dialogar  termos linguísticos  estar preparado para  lidar com diversos conhecimentos onde  facilitará  seu aprendizado.

Ao realizar a leitura lidamos com diversos gêneros textuais, como conto, fabula, historia em quadrinhos estes possuem um conjunto de características, são estas características que determinarão seu gênero textual exemplo:  quem esta falando,para quem esta falando.

A linguagem oral e escrita é um meio importante de ser utilizado na pratica pedagógicas de atividades durante o cotidiano  da vida  escolar dos alunos ,a leitura  e a  escrita  por meio de uma produção de texto ,frases e  ditados, produzem resultados significativos em seu aprendizado durante sua formação.

ALFABETIZAR

"Estar alfabetizado é ter o privilégio de dominar a leitura, interpretação a escrita, ser críticos e formadores de opiniões, ter o poder de repassar o aprendizado ao outro, utilizar diferentes linguagens, desfrutar-se do conhecimento em seu cotidiano de maneira produtiva”. (Jéssica Garcia)

É interessante, lembrar ao tempo em que éramos crianças onde matérias como cartilhas, caderno de caligrafia, plaquinhas, brincadeiras temáticas e músicas de roda, passeios escolares, tudo tinha um único propósito que era aprender de maneira diversificada.

Hoje muita coisa pode ter mudado, temos muitos avanços materiais diferentes, outros recursos porem a maneira de desenvolver o aprendizado e a mesma, resgatamos o que é interessante do passado e melhoramos para proporcionar um bom desenvolvimento no presente e no futuro.

        

  O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO?

Atualmente, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever revelou-se condição insuficiente para atender adequadamente às demandas contemporâneas. Há anos, não muito distantes bastava saber assinar o nome, pois só interessava o voto. No momento atual, saber ler e escrever de forma mecânica não garante interação plena com os vários tipos textuais que circulam na sociedade. É necessário ser capaz de não somente decodificar letras e sons, mas entender seus significados e usos das palavras em contextos diferentes.

Levando em consideração as análises de Magda Becker Soares sobre letramento e alfabetização, essa diz que: “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias” (Soares 2004).

Assim, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, é inseri-la ao campo das letras em seu sentido e contexto social, é fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler, e a alfabetização compreende a decodificação e assimilação dos signos linguísticos; alfabetizar está em inserir a criança para a prática da leitura, ou seja, fazer com que se aprenda a ler, mas isso não implica em criar hábito da leitura, pois sabemos que há sujeitos alfabetizados que necessariamente não tomam gosto pelo hábito de ler, ou não leem com frequência, dizemos portanto que não basta alfabetizar a criança, é preciso letrá-la ou conduzi-la aos diversos tipos de expressões textuais, é capacitar a criança a criar relações com práticas de leitura e escrita, é compreender e questionar, sobretudo fazer a chamada leitura do mundo a partir de suas práticas sociais.

DECODIFICAR: Escrever em linguagem clara e comum um texto escrito em código

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas importante, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.

LETRAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado (FARACO, 2006, p. 24).

Escrever é diferente de falar, o aprendizado da escrita requer tempo, paciência e maturidade. A leitura tem um objetivo que é a compreensão do leitor, e o objetivo da escrita é a comunicação, que dá acesso á leitura. Escrita e Leitura estão ligados um ao outro, ou melhor, um depende do outro, porém a sua forma de uso é que são diferentes.

A aprendizagem da escrita possui características e objetivos específicos que devem ser ensinados de forma paralela, porém separada e autônoma do ensino da leitura. Para escrever o aluno ouve um som e tenta codificar esse som em letra para escrever as palavras. As formas de escrita são diversas, ela possui inúmeras grafias, o que pode acarretar em confusão na aprendizagem da criança, pois de uma para outra há uma diferença considerável, e para que não se tenha problema na aprendizagem do aluno é muito importante que o alfabetizador esteja atendo.

A leitura é a capacidade de extrair sentidos de símbolos escritos ou impressões. A leitura deve ser feita como um todo do texto e não por partes, quando pegamos um texto, podemos saber do que se tratam quando lemos o título, ou algumas palavras chaves contidas no texto.

Os códigos são princípios que articulam o uso da língua com os contextos sociais ou as situações de interação. Decodificar é o mesmo que decifrar, esclarecer ou descobrir o sentido de tudo o que lê e escreve. É a interpretação da leitura realizada, é o transformar da língua escrita em língua oral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (216.7 Kb)   docx (88.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com