TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.471 Palavras (14 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Elizabeth Abreu de Moraes – RA 6946470418

Josué Marques Junior – RA 6531283158

Sheila Elisa da Silva Ferreira – RA 6783395386

Atividade Prática Supervisionada (A.T.P.S.) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação da Tutora Presencial Sandra Mara Freitas de Moraes.

Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 3

Campinas – SP / 2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA        

TEORIAS DA APRENDIZAGEM        

Teoria verbal significativa, teoria genética da aprendizagem, teoria sociocultural da aprendizagem e do ensino        

Teoria verbal significativa        

Subsunçores        

Teoria Genética da aprendizagem        

Teoria Sociocultural da aprendizagem e do ensino        

Zona de desenvolvimento proximal        

QUADRO I – ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DE CADA TEORIA        

FATORES QUE INTERFEREM O DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS        

O desenvolvimento do Ser Humano        

Desenvolvimento cognitivo ou intelectual        

Desenvolvimento emocional        

Desenvolvimento sensório-motor        

A PSICOPEDAGOGIA E O JOGO        

QUADRO II - JOGO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

O CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO

Estar alfabetizado é saber ler e escrever de forma plena qual sua compreensão o faça criticar, questionar, interpretar em sua leitura e escrita, executando o papel de interlocutor do texto.

Segundo Piaget, a criança tem um papel ativo na aprendizagem que é construir seu próprio conhecimento, o que se agrega na palavra construtivismo.

O conceito de alfabetização não é somente  de decodificar um texto que consiste em letras e silabas ,representado por um som, e que para aprender  a escrever seria necessário somente desenvolver a capacidade de codificar os sons da fala, transformando em sinais gráficos, a alfabetização vai muito mais além , conduz ao domínio da pratica de ler e escrever ( e decodificar),como também para o uso em praticas sociais em que ler e escrever é importante e necessário para a humanidade.

Alfabetizar requer a aquisição do alfabeto, de forma que os códigos da língua escrita é ensinado a fim de desenvolver as habilidades do ler e escrever ,não aderindo ao ensinamento de apenas ler o conjunto de letras exposto.

O que significa estar alfabetizado?

Significa estar diante as  grandes condições  no que se refere a sociedade e a cultura, em vista daquilo que envolve a interpretação de textos de variados graus de dificuldade ,a diversos propósitos e praticas.

“Se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada.” Magda Soares

Conclui-se que a alfabetização em pequena proporção porem importante capacita a decodificar, ler e escrever autonomamente em um processo muito maior que  é a aprendizagem da língua.

Alfabetizar decodificando é fazer o aluno ler, mas alfabetizar letrando é fazer com que o individuo tenha um pleno domínio e conhecimento do que esta lendo. Assim como codificar faz o individuo a escrever, m as sem a plenitude de que sua compreensão será eficiente, porem sua escrita acontecerá.

Codificar e decodificar faz o uso das habilidades de ler e escrever dentro do contexto social, sem que o ato mecânico seja prevalente no processo da alfabetização.

Na alfabetização letrando o aluno estará apto a ler, escrever, falar e ouvir com compreensão, permitindo o aluno a fazer interpretações, críticas e a dar opiniões, aderindo a diferentes formas de interação social.

 A  aprendizagem ocorre quando o aluno adquiri competências, habilidades, conhecimentos com resultado de estudos, pesquisas, raciocínio e observação.

Define-se que a aprendizagem é umas das funções mentais mais importantes da raça humana. A aprendizagem está vinculada a educação e ao desenvolvimento pessoal.  O conhecimento está relacionado ao estudo da aprendizagem e em mais, provoca uma mudança qualitativa na estrutura mental daquele que aprende.

APRESENTAÇÃO DAS CARACTERISTICAS INERENTES DE GÊNEROS LITERÁRIOS

Conto é uma obra de ficção que consiste em criar um mundo imaginário, cheio de fantasias. O conto tem personagens, narrativas, enredo e ponto de vista. A história dos três porquinhos, da branca de neve são exemplos de conto, que encantam as crianças de várias gerações que ajuda na leitura e na criatividade das crianças.

Conto pode ser folclóricos que fala de superstições que transmitem através  das tradições ,mitos , lendas, brincadeiras infantis ,crenças, costumes e outras atividades culturais que nasceram  e desenvolveram  na sociedade.

Fábula é uma criação no estilo fantástico, que somente a imaginação é atraída. Os personagens são normalmente animais e artefatos; a intenção é difundir, por meio de historia, mensagens de cunho moral.

História em quadrinhos no Brasil iniciou no  século XIX, adotando um estilo satírico chamados de cartuns, charges ou caricaturas e que mais a diante, estabeleceria em tiras. Contudo, as edições de histórias em quadrinhos em revistas tiveram seu inicio no século XX. Embora, o Brasil pôde contar com grandes artistas, a influencia estrangeira sempre foi muito, abrangente nessa  área , tendo o mercado editorial dominado pelas publicações de quadrinhos na América, Europa  e Ásia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (255 Kb)   docx (379.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com