TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LUGAR DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

O LUGAR DO LÚDICO NA CONTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Carla Lariane Dornelles Valadão de Borba

Prof. Orientador Luz Mary

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Pedagógia Ped- 1364  – Estágio Educação Infantil

20/06/2018

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo analisar a relação do lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula e sobre a prática docente desenvolvida nas instituições escolares, buscando assim a compreender suas concepções no processo educativo e na construção da aprendizagem e conhecimento do sujeito. Durante o estágio foi possível observar a importância da ludicidade no âmbito escolar de uma forma prazerosa proporcionando o gosto de aprender brincando através de jogos, brinquedos e as brincadeiras e o quanto é importante para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. A partir do exposto concluiu que a maioria dos professores “obtém” certo conhecimento sobre o tema, porém o papel do “brincar”, que não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: Aprendizagem . Brincar . Ludicidade .

1 INTRODUÇÃO

       Este trabalho consiste em um relato de experiência do estágio supervisionado I do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Leonardo Da Vinci- Uniasselvi do estado do Rio Grande do Sul estou no 6° período do curso de Pedagogia. O estágio supervisionado I foi realizado no Colégio  La Salle São João, situada na Rua Honório da Silveira Dias nº 645 Bairro: São João POA, com doze horas (12) destinadas as observações da turma de pré II e entrevista com o professor, e vinte horas (20) de regência de classe, perfazendo um total de Trinta e duas horas (32) na escola. O caminho metodológico dar-se-á com estudos teóricos e ações práticas na escolha do tema proposto, leituras, observações, registros, planejamentos, entrevistas, regência de classe, buscas teóricas e seleção bibliográficas, para a escrita do paper, consistindo em uma abordagem qualitativa de pesquisa, assim configurando um estudo de natureza descritivo/analítico e de campo. O estágio é um componente curricular, contribui para nós futuros pedagogo conhecer e vivenciar os espaços da sala de aula de educação infantil. É um momento em que ocorre uma relação entre teoria e prática, no qual o aluno de tem a oportunidade de ter a primeira vivência como educador em sala de aula. Neste trabalho iremos ver as concepções metodológicas dos professores e o lugar do lúdico na construção da aprendizagem e na aquisição do conhecimento, proporcionando assim o gosto de aprender de uma forma lúdica buscando transformar a sala em um lugar prazeroso de se estar, algumas definições importantes acerca do jogo no processo de aprendizagem, diferenciar o jogo, da brincadeira e do brinquedo, mostrando sua importância, sobre a fundamentação teórica o lugar do lúdico na construção da aprendizagem, vivência do estágio e impressões do estágio.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O lúdico é um excelente recurso pedagógico, hoje em dia reconhece-se o seu enorme potencial de aprendizagem e a sua importância para o desenvolvimento cognitivo, linguagem e socialização da criança. A brincadeira faz com que a criança aprenda de uma forma diferente usando a sua imaginação, sendo uma das principais metodologias usadas na Educação Infantil através da brincadeira a criança pode se expressar através de suas fantasias, desejos, medos, sentimentos e o conhecimento que vai construindo a partir de suas experiências as relações sociais. A ação do educador e fundamental ele estrutura o ambiente e melhora a qualidade da aprendizagem nas atividades lúdicas, por meio de uma rotina na sala diferente na construção dia após dia de espaços onde a criança possa ter a música, o brinquedo, brincadeiras, historinhas, afim de que a criança alcance os objetivos de aprendizagem sem limitar sua espontaneidade e imaginação.

Um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que: “O sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas”. Vygotsky (1998)

Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma atividade natural de satisfação do instinto infantil. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos faz surgir, nas crianças, através do brincar, pois a criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas está vivenciando novos conhecimentos, e atua mesmo que simbolicamente nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes trazendo para si uma enorme bagagem de conhecimento e vivências prazerosas de sua vida escolar.

      A sala de aula pode se transformar também em lugar de brincadeiras, se o professor conseguir conciliar os objetivos pedagógicos com os desejos do aluno, para tal, é necessário encontrar o equilíbrio entre o cumprimento de suas funções pedagógicas – ensinar conteúdos e habilidades, ensinar a aprender  e psicológicas, contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo  na moldura do desempenho das funções sociais , preparar para o exercício da cidadania e da vida coletiva, incentivar a busca da justiça social e da igualdade com respeito à diferença.

  1. VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

       Percebeu-se uma boa relação entre ambas as partes pais e professores, mantendo bom diálogo e sem seguida, fui apresentado às crianças. Ao entrar em contato com a turma percebi a alegria de verem uma nova professora em sala, no período do estágio de observação, percebi que a sala tinha um número ótimo de alunos para serem trabalhadas, as carteiras eram em forma de círculo, ambiente claro e arejado, com ventiladores, banheiros, continuei a trabalhar a sala em círculo, sendo melhor de visualizar todos e ter uma área maior de interação com a turma. É ornamentada com desenhos, formas geométricas, relógio, mural dos aniversariantes, cantinho da leitura e o cantinho para o dia do faz de conta. As crianças são ativas, chegam sem muita timidez, fazem perguntas, conversam e brincam entre si demonstram também afetividade para com as professoras. A aula inicia com todas as crianças sentadas às na rodinha, procede-se com uma oração e em seguida alguns cânticos infantis que abordam temas variados como partes do corpo, sentimentos, animais, plantas, chuva, entre outros temas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com