TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento Matemático

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

LETRAMENTO MATEMÁTICO

Com o afinco de compreender melhor o conceito de letramento matemático, percebe-se primeiramente a ideia do termo letramento por Goulart (2001), a qual considera que o mesmo está ligado às práticas sociais de fala, de leitura e escrita em consonância com o que representa para cada sociedade, seus valores e concepções interferem na forma em que a educação de um determinado povo é norteada. Para Soares (2002), é um desafio proposto aos educadores a questão de alfabetizar letrando, e Goulart segue também sua linha de pensamento. Entretanto Machado (2003), trouxe inicialmente uma concepção de que a leitura e escrita são as principais estruturas do letramento matemático, mais tarde, ratificou-se afirmando que a partir das aptidões para uso dos sistemas notacionais é que ocorre a inclusão da matemática e a linguagem.

Conclui-se então letramento matemático como sendo a capacidade de compreender e aplicar a matemática na prática, de saber lidar com instrumentos que permitam enfrentar e resolver as mais variadas situações do cotidiano, de possuir a habilidade de interpretar textos, analisando-os, propondo ideias, elaborando resultados lógicos- matemáticos. Visto que na vivência social as pessoas precisam conhecer, compreender e colocar em prática os seus conhecimentos matemáticos no dia a dia, seja ao realizar cálculos simples ou ao fazer a leitura de gráficos e tabelas, ao pagar suas contas, ao negociar precisam entender de porcentagens e estatísticas por exemplo.

Cabe portanto ao professor o compromisso de realizar atividades nas aulas de matemática que estimulem essas práticas, propondo tarefas como: leituras dos noticiários da mídia que tragam informações matemáticas, e de textos escritos como panfletos, revistas, outdoor, onde os alunos podem fazer suas interpretações críticas. É fundamental também trabalhar com localização, noção de tempo e espaço, números de telefone, CEP, buscar conhecimento sobre dinheiro, gastos entre outras atividades que se fazem necessárias no viver diário.

Assim, a aprendizagem da matemática torna – se eficaz mesmo diante dos cálculos mais complicados, promove a reflexão e oferece condições de solucionar problemas comuns reais desafiadores que ocorrem nas situações diárias. O que possibilita formar cidadãos capazes de fazer críticas, de refletir e transformar, interferindo no meio em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com