TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento e Alfabetização

Por:   •  23/8/2017  •  Monografia  •  4.267 Palavras (18 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Orientadora: Professora-tutora a distancia: Daniela Maringonda Amaral dos Santos

Artigo

 Tema: Letramento e Alfabetização

.

Guarulhos / SP

Novembro / 2016

[pic 2]

ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

7º Semestre

  • ALICE VICENTE PEDROZA COUTO          RA: 7982698213
  • BRUNA APARECIDA DOS SANTOS           RA: 8047770518
  • MARCIA LUIZ POLVORA                            RA: 7984721578
  • PATRICIA APARECIDA FALCOCHIO         RA: 7512586656
  • PAULA SUEKO TUKOZAKI                         RA: 7924689872

Em primeiro lugar agradecemos a Deus por ter nos dados muita perseverança para prosseguir, mesmo com tantos obstáculos. Um grupo valente que se uniu em um único propósito o de influenciar positivamente uma a outra, agradecemos a nossa família e amigos pelo grande apoio e não podemos deixar de contemplar nossos Educadores Acadêmicos seja online ou presencial aos que iniciaram conosco e se foram ou aos que neste momento estão caminhando com a gente até este final de curso tão almejado. Deus abençoe a todos.

Guarulhos / SP

Novembro / 2016

SUMÁRIO

  • Resumo ..............................................................................................................pág.01
  • Introdução..........................................................................................................pág.03
  • Desenvolvimento:  Letramento e Alfabetização............................................ pág.04
  • Considerações Finais  ......................................................................................pág.11
  • Referencias Bibliográficas................................................................................pág.12

Resumo

Resumo Indicativo ou Descritivo: O processo de alfabetização e letramento proporciona ao indivíduo nos anos iniciais uma conquista para a criança compreender, iniciar a escrita e a leitura, sendo assim, a criança se estimula em aprender a escrever, iniciando num processo de realização e identidade e querendo cada vez mais aprender para se tornar independente, ler suas próprias histórias e escrever com segurança.

Resumo Informativo ou analítico: Estaremos sempre em uma frequente aprendizagem, por este fato é um tema que nunca deixará de ser utilizado em todos os ambientes escolares seja formal, informal ou não formal e até mesmo nos meios de comunicação.

Esse trabalho colabora para o entendimento sobre a realização da alfabetização e o letramento o que vem sendo visto pelos que se preocupam com a educação.

A alfabetização e letramento andam lado a lado, porém, ainda trazem confusão na cabeça de grande parte dos profissionais da educação. A alfabetização seja de crianças ou adultos, é o primeiro contato com as letras é a codificação e a decodificação dos símbolos, é nesse processo que o educando passa a ter consciência do uso das letras e como podemos transformar sua junção em palavras. O aluno passa a desenvolver a habilidade para diferentes métodos de aprendizagem podendo assim compreender com mais facilidade e também se comunicar e se expressar com mais clareza, proporcionando uma maior interação social. Letramento é um processo pelo qual o indivíduo tem um maior domínio do seu conhecimento sendo letrado é capaz de associar diversos assuntos distintos, por exemplo, sobre cultura, sociedade, política e muitos outros assuntos.

 Nas escolas, encontra se muitas crianças com dificuldade de aprendizagem devido ter algum distúrbio (exemplo: dislexia).

Nesse sentido é dever do educador encontrar e trabalhar maneiras de um ensino diversificado, onde apresente situações que trabalhe a própria vivência da criança e traga a oportunidade de dar a criança materiais que lhe deem opções de conhecer a escrita e associa – lá ao seu redor assim, mostrando seu valor social.

[pic 3]

Resumo Crítico: Sabendo que é direito de todo ser humano o ler e escrever é de total importância que os profissionais da educação tenham em mente as dificuldades de cada individuo, portanto é de extremo prestígio o conhecimento que o autor nos traz. Essa pesquisa tem como relevância repensar os métodos de alfabetização usados nas escolas e também aumentar a consciência sobre o processo de alfabetização. .

Infelizmente sabemos que até hoje existem muitos professores que ainda não estimulam todas as crianças deixando-as excluídas pelas suas dificuldades, sem saber o por que de tal falta de interesse e estímulo.

Mesmo com tanta tecnologia somos sabedores que muitas crianças têm dificuldades em leitura e escrita, o que acarreta uma série de fatores que o torna reprimido, principalmente no âmbito social, queremos encontrar aspectos que possa ser gerador de perspectivas facilitadoras a estas crianças.

Procuramos encontrar uma solução eficaz para alfabetizar, criar sempre uma forma de oferecer à criança a base de sustentação da alfabetização: a leitura, para que haja uma alfabetização concreta e significativa para o aluno.

[pic 4]

Introdução

Este trabalho tem o caráter de busca a facilitar o aprendizado dos alunos de diferentes dificuldades no âmbito da leitura e escrita. Com o uso também do lúdico podemos apresentar métodos práticos que torne as aulas mais flexíveis, incluindo montagem de trabalhos expositivos com letras, desenhos identificados, objetos culturais e um fator importante, mostrar os livros como principal item de aprendizagem despertando a consciência fonológica. O reconto de histórias infantis pela própria criança o faz dialogar com as atividades. Utilizando projetos que já deram certos no âmbito de aprendizagem, tentando mostrar para criança o relacionamento de letras e sons. Também pode ser incluir neste projeto diversificador o uso da música, arte e natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (382.3 Kb)   docx (892.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com