TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento e Alfabetização

Por:   •  23/10/2020  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Letramento e alfabetização :as muitas facetas.

A referida obra foi escrita pela professora Magda Soares, pela qual, argumenta a importância da distinção entre letramento e alfabetização. Magda considera, o letramento de suma importância no que tange, à alfabetização.

Foi percebido no decorrer do tempo a indispensabilidade de criar novos métodos de ensino, além da leitura e da escrita. De acordo com a autora coincidentemente, grande parte da sociedade mundial na década de 80, percebeu a necessidade de aprimorar os meios de ensino e expandir os métodos convencionais. A própria UNESCO (organização das Nações Unidas) identificou na época imprescindibilidade de aprimorar os meios de educação.

Segundo Magda Soares, mesmo os países considerados de primeiro mundo pelos quais, a maioria da população era alfabetizada, ainda sofria com grandes dificuldades tanto na escrita, quanto na leitura, não bastava apenas saber era necessário o domínio de ambas.

Diferentemente dos países desenvolvidos, o Brasil ainda vive uma grande deficiência em sua educação, pois uma extensa parte de sua população ainda não é alfabetizada, e aqueles que são não à utilizam da maneira devida, os chamados analfabetos funcionais. O que não ocorre em outros países com desenvolvimento avançado, devido a sua população ter fácil acesso a educação básica.

A autora traz em seu texto a inquietação de como o Brasil poderia superar seu déficit educacional, visto que não há um controle de pessoas alfabetizadas. Magda afirma que, os países desenvolvidos tendem a priorizar tais problemáticas afim de saná-las de modo emergente.

No decorrer do texto verificasse, que o letramento e alfabetização se confundem em muitos casos, não são semelhantes, mas são correlacionados, deve-se conhecer as letras e compreende-las de modo eficaz.

Portanto é percebido que, diversos fatores devem ser levados em consideração ao que diz respeito a inclusão de novos métodos de ensino, afim de aprimorar o letramento e a alfabetização. Fatores sociais, fatores culturais e fatores psicológicos. A linguagem é desenvolvida no decorrer do tempo, sendo construída diante do que vivenciamos ao longo do tempo. No caso da alfabetização, esta tem um chamado prazo de validade para ocorrer, diferentemente do letramento.

Conforme a autora menciona em sua obra, cabe ao educando estimular a escrita dos os alunos de diversas formas, principalmente com linguagens cotidianas, tais como: contos, cartas, panfletos, revistas dentre outros.

Tem-se a necessidade de criar melhorias para a educação como um todo. Melhorias por parte do estado, em criar políticas públicas, afim de sanar deficiências no acesso à educação, a infraestrutura escolar, o apoio e incentivo aos educadores. Os educadores podem contribuir com pesquisas por novos métodos de ensino, buscado meios aos quais os alunos se entusiasmem com o aprendizado. As faculdades dando todo o suporte necessário aos educadores, para que estes estejam capacitados a exercer tal função. O trabalho nesse caso seria primordial na busca de melhorias na educação básica.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com