TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento e Alfabetização

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.823 Palavras (16 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Centro Educacional a distância
Pólo- Ananindeua
Curso de Pedagogia- 4° Semestre
     Disciplina:
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Professora: Vânia Santos

  Vanessa  K.Souza Santos - RA: 7984729801
Silvia M.Portal Costa - RA: 7984729792
léa  maria – RA: 445813
Débora evelyn – RA: 753464522678
Cheila  Martins- RA:
Edjane Almeida- RA: 1299330395
silvanete silva- ra: 7925691492

Data: 25/ 10 /2014
   Ananindeua-Pa

2014

- ESTAR ALFABETIZADO É...

“É o sonho da maioria das crianças e pais, Muitas crianças tem um enorme desejo de saber, ler, escrever e viver no universo mágico da alfabetização, poder ler e entender os livrinhos de “conto de fadas”, por exemplo. Escrever cartas para seus pais se orgulharem, pois é bem comum os pais se importarem com o desenvolvimento em meio a esse processo de alfabetização, e estimularem para que enfim a criança esteja pronta para receber mais conhecimento e trazer bons resultados”.

“Edjane de Almeida lobo”

Ir de encontro às descobertas... Aventuras... Descobrindo a cada página virada de um livro, que você pode mais! É sentir na pele as emoções e sentimentos de poder ler e a partir daí entender e se fazer entendido, não deixando que os outros interpretem por você ou façam de você aquilo que você não é! É sentir-se livre!

“Silvia M. Portal Costa.”

É um processo que se estende por toda vida e não pode se esgotar na aprendizagem da leitura e da escrita. O ser humano estando alfabetizado significa que ele pode reconhecer e compreender os símbolos e ser capaz de produzir mensagens compressíveis para outros alfabetizados a melhorar o seu modo de comunicação entre os sujeitos para melhorar seu nível e qualidade de vida. A Alfabetização faz com que a população possa ler e escrever de tal modo que demonstra que estar alfabetizado se torna essencial para a vida de cada ser humano.

“Silvanete Silva”

É poder ir além do cotidiano de escrita. É apropriar – se da função social, construindo atos para cada momento. Estar alfabetizado é ser capaz de ler livros, revistas, jornais e aptos para escrever. Temos o poder do mundo da cultura na tela e com meios eletrônicos conseguimos acessar quaisquer informações e se comunicar através de mensagens.

“Vanessa k. Souza santos”

Além de dominar a leitura e a escrita, é necessário pensar nas possibilidades de ver, interpretar e problematizar de maneira critica.

Estar alfabetizado significa contribuir para as funções sociais, procedimentos e habilidades para o campo social determinado.

“Cheila Martins”

É ter o domínio da escrita e conseguir compreender de modo mais abrangente, no qual o individuo constrói sua gramática. A Alfabetização envolve também, o desenvolvimento de novas formas de compreensão e o uso da linguagem de maneira geral.

“Lea Maria”

Ao refletir sobre esse assunto lembramos que quando éramos crianças, a expectativa de aprender a ler e escrever era muito grande assim como a curiosidade também. Relembramos diversas situações que colaboraram muito para o nosso crescimento e para o processo de alfabetização, que foi o estimulo que recebíamos das educadoras quando tudo parecia impossível. Mesmo em meio a dificuldades e barreiras que enfrentamos, sempre havia uma luz no fim do túnel.

“Débora Evelyn”

- O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO.

No cotidiano de constantes diversidades em que o indivíduo se relaciona, levando a desmembrar e ampliar suas funções, automaticamente leva-o a análise da realidade e com isto vivenciar o mundo letrado. Historicamente aceitava-se que os educando teriam que conhecer as letras, relacioná-las com o som, ter noções de pontuação e regras gramaticais, elaborando e compreendendo o texto.

O ensino hierárquico ainda é muito significativo no ensino de alfabetização dos adultos, mesmo os que decifram a realidade quando fazem o uso da escrita utilizam primeiro, letras, depois sílabas, palavras. O trabalho com produção e interpretação de textos de uso social (oral e escrito). Utilizando e praticando a leitura e escrita possibilita o desenvolvimento do indivíduo que não domina a escolaridade. Estar alfabetizado é possuir a dominação de ler e escrever comunicando algo.

A alfabetização se dá pela vida toda. O ser alfabetizado propicia o exercício consciente da cidadania tornando holisticamente um todo com a sociedade. Estar alfabetizado é não se sentir fragmentado nas suas atuações emergindo no universo de possibilidades que a alfabetização nos propicia ultrapassando o processo mecânico da codificação no ato de ler, tornando um ser crítico que a condição de intérprete do que lê e produz o leva.

– CONCEITOS DA ALFABETIZAÇÃO.

Alfabetização é um processo especifico e indispensável de apropriação do sistema da escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitem ao aluno ler e escrever com autonomia. Ela diz respeito a compreensão e ao domínio do chamado código escrito, que se organiza em torno de relações entre a pauta sonora da fala e as letras usadas para representa – la. A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e sua utilização é como um código de comunicação no qual o individuo constrói a gramática e suas variações.

Esse processo se resume apenas na aquisição dessa habilidade mecânica, codificação e decodificação do ato de ler, na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizada se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de trocas simbólicas oferecidos pelas instituições sociais. A alfabetização promove o individuo a se socializar possibilitando vários tipos de trocas simbólicas. Ela como um todo é muito importante para a sociedade, é um fator propulsor de exercícios consciente da cidadania e do seu desenvolvimento.

- CONCEITO DO LETRAMENTO.

Letramento é uma palavra recém-chegada na Educação e das Ciências Linguísticas. É uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Letramento e letrar não aparecem no dicionário atual, apenas em um dicionário do século passado, portanto são palavras antigas.

Segundo Magda Soares, a palavra letramento tinha surgido em virtude de não utilizarmos a palavra alfabetismo, enquanto seu contrario é o analfabetismo

que já conhecemos bem como condição de analfabeto.

Para a autora, modifica a ideia que os analfabetos não praticam a leitura e a escrita, uma vez que na concepção do letramento ideológico, os sujeitos mesmo sem terem sidos alfabetizados podem alcançar outros níveis de letramento superiores, mais do que as pessoas que estão enraizadas na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com