TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento e Alfabetização

Por:   •  16/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.466 Palavras (14 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO PEDAGOGIA

LANA MARIA ALVES PEREIRA- RA: 437001

INÊS ROSA DOS SANTOS- RA: 433400

MARINETE VAREIRO RODRIGUES NUNES- RA: 429549

LURDES MORI DE OLIVEIRA- RA: 416455

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

BONITO – MS

2014        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO PEDAGOGIA

LANA MARIA ALVES PEREIRA- RA: 437001

INÊS ROSA DOS SANTOS- RA: 433400

MARINETE VAREIRO RODRIGUES NUNES- RA: 429549

LURDES MORI DE OLIVEIRA- RA: 416455

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ATPS da disciplina Letramento e Alfabetização com a finalidade de avaliação do 4º semestre, Curso de Pedagogia-Centro de Educação a distância-Anhanguera/Uniderp Ministrado pela Professora. . Kate Oliveira Kumada.

BONITO – MS

2014        

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo enfatizar a importância da alfabetização e letramento, e como um educador deve proceder nessas situações e diferencia-las na aprendizagem.

A educação é um processo amplo e complexo que abrange diversos sujeitos em diferentes modalidades de aprendizagem, que distingue e personaliza esse jeito de aprender.

A aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação do não aprender temporário. É fundamental ao pedagogo conhecer a bagagem que cada sujeito cognitivo construiu, para compreender suas estruturas mentais e seu modo de reflexão, tentando evoluir de um quadro mais simples e menos consistente para elaborações superiores. Esta construção de conhecimento implica numa inter-relação entre sujeitos, para que, num espaço de confiança, juntos possam recriar o conhecimento.

Para que haja aprendizagem o vínculo professor e aluno precisam estar fortalecidos. Primeiramente, o aluno deve alçar seu professor a um lugar de admiração, de modelo ideal, com identificação e fascínio pela relação pedagógica. E, em segundo lugar, o professor deve tratar seu aluno com respeito, despido de todas as suas certezas, sem ostentar sua posição de “dono da verdade”, nem de onipotente, para aberto à curiosidade e às descobertas do aluno, numa relação horizontal, construírem um processo de trocas de desejos, de aprendizagem. De acordo com Fernández, “não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar”. (1991, p.52).

Desta forma, a aprendizagem envolve inúmeras características, sendo necessária uma identificação e uma relação prazerosa, tanto com o conhecimento, como também com o educador, num processo dinâmico, ativo e contínuo; pois aprendemos desde o nascimento até a morte. O aprender envolve diferentes aspectos, competências e habilidades múltiplas. É também um processo pessoal, de forma que cada um aprende e deve buscar seu auto aperfeiçoamento, sendo também, gradativo e ascendente; pois em nossa trajetória vamos incorporando novas experiências e novos saberes de maneira a ajustar estes conhecimentos com os que já possuíamos.

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Meu processo de alfabetização começou em casa, havia no meu quarto as letras do alfabeto coladas na parede e minha mãe me ensinava todos os dias a pronunciar e a escrevê-las, quando entrei na escola já sabia o alfabeto.  Eu entrei com seis anos na escola, aprendi as silabas e junta-las para formar as palavras, foi uma época muito boa, eu adorava minha professora, eu lembro que todos os dias nós liamos as sílabas, nós pitávamos, desenhávamos e fazíamos cópias das letras e todo dia tinha dever de casa. Eu tenho boas memórias, foi uma fase maravilhosa. (Lana Maria Alves Pereira).

Nos anos 70 não era obrigado a entrar na escola com quatro anos por isso aprendi a ler em casa por isso entrei na escola com oito anos. (Lurdes Mori de Oliveira).

A alfabetização em minha vida começou na escola, meus pais saõ analfabetos e não tinham como me instruir antes. Aprendi com facilidade pois a professora era uma ótima educadora, eu adorava ir a escola.(Inês Rosa dos Santos).

Tenho boas lembranças, aprendi a ler e a escrever na escola e tinha uma ótima professora .(Marinete Vareiro Nunes).

O processo de alfabetização e a forma que a criança aprende são diferentes uma das outras, pois cada uma tem a sua particularidade.

ESTAR ALFABETIZADO É:

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para compreender a diferentes tipos de textos. Sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, podendo obter informações do mundo exterior. (Lana Maria Alves Pereira).

Estar alfabetizado é dar inicio a uma viagem continua, é viajar entre revistas, livros, jornais, é despertar o interesse de conhecer o mundo, se divertir com as histórias animadas, conto de fadas com o final feliz ou triste, lendo revista em quadrinhos, de aventuras ou de terror. Saber ler é entender quem realmente somos, é conhecer novos horizontes. (Lurdes Mori de Oliveira).

Estar alfabetizado significar ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para compreender a diferentes tipos de textos. Sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, podendo obter informações do mundo exterior. (Marinete Vareiro Rodrigues Nunes).

Estar alfabetizado vai muito mais além da decodificação de letra, ou seja, do usual do ler e escrever, ser capaz de compreender diferentes tipos de textos. Portanto começar a entender o mundo, o “abrir” novos caminhos para o conhecimento. (Inês Rosa dos Santos).

ALFABETIZAÇÃO

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito

• É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com