TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento e Alfabetização

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.691 Palavras (15 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PEDAGOGIA

FABIANA CHAGAS – RA: 7706668073

LUCIANA FERREIRA ROCHA – RA: 446846

EVANDRO BARBOSA LIMA – RA: 417493

TATIANA LUCAS SARMENTO COSTA – RA: 446072

MISLAINE GABRIEL DA COSTA  BELZOFF -  RA: 433218

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

VITÓRIA-ES

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PEDAGOGIA

ANDRELINA DE ALMEIDA SANTOS – RA: 7941710049

FABIANA CHAGAS – RA: 7706668073

LUCIANA FERREIRA ROCHA – RA: 446846

EVANDRO BARBOSA LIMA – RA: 417493

TATIANA LUCAS SARMENTO COSTA – RA: 446072

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina  letramento e Alfabetização.

Orientador: Professor Enir Barros

VITÓRIA-ES

2014

         

INTRODUÇÃO

Atualmente, estar alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever, tem se declarado uma condição não suficiente para responder de maneira adequada às necessidades da sociedade. Há alguns anos, bastava que a pessoa soubesse assinar o nome ou até mesmo escrever um simples bilhete para que ela pudesse ser considerada alfabetizada, mas hoje em dia ler e escrever de forma automática não avaliza uma interação completa com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade, pois é imprescindível não apenas interpretar sons e letras, mas entender os significados do uso da leitura e da escrita em diferentes contextos.

Devido a essas circunstâncias, surgiu o termo letramento que vai além do ler e escrever, onde é necessário interagir com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências atuais da sociedade, ou seja, a pessoa que sabe fazer uso da leitura e da escrita como prática social.

Portanto, letrar é mais que alfabetizar, mas não podemos separar os dois processos em que o aluno primeiro tem contato com o ensino das técnicas da leitura e da escrita – a alfabetização, e desenvolvendo as habilidades que envolvem o uso da leitura e da escrita, ele adquire o letramento.

Estar alfabetizado é ...

 Interpretar, entender os sinais e ou símbolos e utilizar para se comunicar com as pessoas. Desta forma as pessoas dotadas destas capacidades, podem de certa forma dizer que está alfabetizado. No entanto deve-se entender que o conceito de alfabetização vem  evoluindo a cada ano e incluindo extensões maiores.  Evandro.

Estar alfabetizado é ...

E ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. Alfabetizado é aquele individuo que sabe ler e escrever, Letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente as demandas sociais da leitura e da escrita. Fabiana. 


Estar alfabetizado é ...

Muito importante para minha vida,minha família,de modo geral,e para as pessoas que me cercam!Estar alfabetizada me faz ser mais idepedente.E novos caminhos se abrem para mim.

Tatiana.

Estar alfabetizado é ...

Ter um mundo de oportunidades novas diante de mim, viver uma vida nova, e principalmente ter cidadania, poder escrever meu nome, e entender melhor o mundo a minha volta.

Luciana.

Estar alfabetizado é …

Poder viver ao lado das minhas filhas, experiências únicas,ajudando elas nas tarefas escolares,e junto a elas aprender cada vez mais...

Mislaine.

O estar alfabetizado de ver ser compreendido como processo que vai muito alem da aquisição

Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido  as unções sociais vinculadas a escrita. Estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de texto ter um repertório de procedimentos e habilidades para raciona-los em um campo social determinado.

A aquisição do sistema de escrita não promove o desenvolvimento do intelecto,mas sim a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita.

O processo de ensino aprendizagem da língua visa o desenvolvimento da competência discursiva para possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício da cidadania.

Estar alfabetizado denota a habilidade de interatuar por meio de textos registrados em mais diversos casos; constitui a leitura e produção de textos para atender a diferentes finalidades. A criança alfabetizada envolve o sistema alfabético de escrita, desta forma sendo capaz de ler e escrever com autonomia, escrituras de circulação igualitárias que tratam de temáticas familiares ao principiante.

O Período da Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um tempo seguido de três anos, destinados à inclusão da criança na cultura escolar, à aprendizagem da leitura e da escrita, ao aumento das competências de produção e captação de textos orais em circunstâncias familiares e à ampliação do universo de alusões culturais dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento.

Ao final do período de alfabetização, o educando tem o direito de saber ler e escrever, com domínio do sistema alfabético de escrita, textos para acatar a diferentes finalidades. Considerando o nível de complexidade de tais aprendizagens, entende-se que o tempo de 600 (seiscentos) dias letivos, ou seja, três anos iniciais de alfabetização é um período imprescindível para que seja certificado a cada criança o direito aos conhecimentos básicos da apropriação da leitura e da escrita; importante, também, à concretização de saberes essenciais dessa apropriação, ao desenvolvimento das diversas expressões e ao aprendizado de outros saberes fundamentais das áreas e componentes curriculares, obrigatórios, estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (187 Kb)   docx (419.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com