TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento e Alfabetização

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.240 Palavras (13 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

           

   

Letramento e Alfabetização

 

Acadêmicos:

Franciele Ap Stempinhaki Ra 7933687041

Josiane R. de Ramos Ra 7598659348

Marcia Koslowski  Ra 7930706098

Roseli Ap.Silva da Cruz Ra 438891

                        Professora: Kate Oliveira Kumada

Tutora presencial: Nathiely Juliana Ribeiro

Palmas 08,  de novembro de 2014.


INTRODUÇÃO:


         

Quando se fala de Letramento e Alfabetização é preciso clareza quanto à necessidade de pesquisa, argumento, construção e desconstrução de conceitos previamente estabelecidos.

        A alfabetização não é simplesmente ler e escrever, mas ter acesso ao mundo da leitura e da escrita é um processo que acompanha o indivíduo em toda sua vida.

        Antigamente acreditava-se que para estar alfabetizado era necessário apenas aprender a decodificar palavras e somente depois disso que a criança poderia ser inserida ao mundo letrado, não se levava em conta todo o contato que a criança tinha com o universo escrito antes de chegar à escola.

        Já atualmente, percebemos que o processo da alfabetização é valorizado como peça-chave no processo de construção social dos sujeitos.

        Ler e escrever seu nome, não é mais o suficiente para considerar um sujeito alfabetizado. Hoje compreende-se por alfabetizado quem consegue ao menos se comunicar através da escrita. Alfabetização e letramento devem caminhar juntos, levando o sujeito a encontrar através da leitura e da escrita a capacidade de interagir com seu meio social sendo. O sujeito alfabetizado compreende o sistema de escrita alfabética, sendo capaz de ler e escrever com autonomia textos de circulação social.  

1. ESTAR ALFABETIZADO É ...

“Poder estar mais próximo de meus sonhos, e poder distinguir que , através da leitura posso viajar no mundo da imaginação e estar em lugares  que só  meu pensamento pode me levar.” Roseli Aparecida Silva da Cruz.

         

“Realizar meus desejos, como num passe de mágica estar em vários lugares sem sair de onde estou, só com um clique no botão do mouse”. Marcia Koslowski

        

“ Saber pra onde vamos , e até onde vamos, “saber ler” onde queremos chegar”.

Franciele Aparecida Stempinhaki

“Poder transmitir para quem está mais próximo, como é importante sermos independente e podermos tomar decisões coerentes perante obstáculos  presentes em nosso cotidiano”. Josiane  R. de Ramos

        

1.1  O que é ser alfabetizado:

         A alfabetização é o processo de ensino aprendizagem que acontece fora e dentro do ambiente escolar. É a ação onde cada pessoa domina habilidades que levam a leitura e a escrita.

        Processos de alfabetização na escola têm como prioridade as concepções que as crianças possuem a  respeito da escrita e, a esse respeito, Cagliari, (1998: 12) considera que "quem inventou a escrita inventou ao mesmo tempo as regras de alfabetização, ou seja, as regras que permitem ao leitor decifrar o que está escrito, entender como o sistema da escrita funciona é saber como usá-lo apropriadamente". Embora tenhamos a capacidade de nos comunicar através da linguagem oral, em sala de aula o foco do ensino e da aprendizagem é a linguagem escrita e as duas habilidades - ler e escrever - necessitam ser "dominadas" por todos.

        Até meados dos anos 80, tínhamos como referencia o ensino tradicional que focalizava a alfabetização apenas como uma decodificação por parte do alfabetizando. Até então, achava-se que isso era o suficiente para alfabetizar um sujeito.

        Atualmente, com  estudos de muitos autores observamos a importância da alfabetização caminhar juntamente com o letramento. Neste sentido, alfabetizar vai além de codificar e decodificar palavras, acentuando aqui a importância da escrita na comunicação, o domínio da leitura e da escrita com compreensão. Portanto, estar alfabetizado é compreender acima de tudo a função social da escrita e ser capaz de interagir usando diferentes textos em diferentes contextos.

1.2 Decodificar, ler, escrever, autonomamente , aprendizagem e conhecimento:

Decodificar é o mesmo que decifrar o código. Exemplo: Quando uma criança está construindo a base alfabética, antes de saber ler, ela consegue decodificar algumas palavras mais corriqueiras, mas isto não implica que a mesma já lê, ela simplesmente decodifica.

            Ler : Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou  texto que se lê.

Escrever: O significado da  palavra   escrever é registrar algo no papel ou computador  representar por caracteres ou sinais gráficos; redigir; grafar; compor (obra literária); dirigir carta a; v. refl. corresponder-se; cartear-se. Escrever é uma arte, seja na forma de carta, texto, um simples bilhete ou até mesmo uma singela frase.
Uma forma de transmitir sua cultura, seus conhecimentos, mas principalmente, sua forma de pensar.

Autonomamente: Aprendizagem autonoma quer dizer aprendizagem realizada com uma motivação, alguns conteúdos, algumas técnicas e uma evolução que procede da própria pessoa que aprende e são realizados por ela. É o contrário da aprendizagem supervisionada, no qual os objetivos, os conteúdos, as técnicas de aprendizagem e a evolução são realizados por pessoas externas (professores e instrutores). au·to·no·ma·men·te 
(
.autônomo + -mente)

advérbio

advérbio

De modo .autônomo.

Aprendizagem: é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. Sendo um fenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. ~

Conhecimento: é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos. O conhecimento é um conceito importante no âmbito da Pedagogia, sendo que neste caso remete  para a aplicação ou lembrança de matérias, conceitos, teorias, princípios, nomes, que foram aprendidos anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (639.3 Kb)   docx (854.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com