TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Letramento e Alfabetização

Por:   •  8/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

POLO UNIEDUCAÇÃO – 22501

PEDAGOGIA- LICENCIATURA

ALLYSON PABLO DE JESUS MOURA_1299113957

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

4ª SÉRIE

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

PROF.ª KATE OLIVEIRA KUMADA

COORDENAÇÃO: DEUSDETE APARECIDA B. PIMENTEL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, 4º semestre, sob orientação da Tutora ead MAIZA BATISTA DE OLIVEIRA DUARTE.

Pirapora/MG

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

MEMÓRIA DA MINHA ALFABETIZAÇÃO        

ESTAR ALFABETIZADO É....        

SIGNIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO        

DEFINIÇÕES SOBRE DECODIFICAR, LER, ESCREVER, AUTONOMAMENTE, APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO.        

CARACTERÍSTICAS DOS SEGUINTES GÊNEROS TEXTUAIS        

ATIVIDADES ENVOLVENDO A LINGUAGEM ORAL E A ESCRITA        

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM TEXTOS E DA LEITURA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO        

ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS DE MEMÓRIA        

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE UTILIZANDO AS ORIENTAÇÕES NO PCN (1997)        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        


INTRODUÇÃO

Neste artigo vamos compreender e Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas. Será abordada elaboração de propostas de atividades, demonstração de gêneros literários, uma coletânea de textos e propostas de atividades referentes às práticas que envolvem a temática de Letramento, tendo, como público-alvo, alunos em processo de alfabetização inicial e explicitar dados sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura.

       

  MEMÓRIA DA MINHA ALFABETIZAÇÃO

Fui alfabetizado ainda na Educação Infantil, na Escola Municipal Rui Barbosa, mas não me recordo se foi com uso de cartilhas ou não. O que me recordo era das brincadeiras, da ludicidade que as professoras usavam para nos envolver no processo de ensino aprendizagem. Sempre tivemos muito entrosamento, cumplicidade, amizade dentro da turma e era um ajudando o outro. Ainda Tenho contato com as minhas professoras, que por sinal são excelentes profissionais, que me inspiram a ser tão bom quanto elas. Só tenho boas recordações. Talvez tenha sido por ter uma boa alfabetização que resolvi me cursar Pedagogia para ajudar outros alunos e manter uma tradição de excelência na alfabetização.

ESTAR ALFABETIZADO É....

        

Estar alfabetizado é Poder entender o código escrito, é poder ler e escrever. Ser alfabetizado é usar a leitura e a escrita do dia-a-dia, é ser capaz de ler um livro e saber interpreta- lo, é saber escrever versos, é poder, no mundo da mundo da era digital manusear com precisão equipamentos eletrônicos. Contudo, ser alfabetizado é muito mais além da capacidade de juntar letras para formar sílabas, ou sílabas para palavras e assim fazer frases. Para a alfabetização é necessário promover novas possibilidades de aprendizado para que de fato a construção de conhecimento possa ter êxito.

SIGNIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO

Estar alfabetizado é dar sentidos e significados às funções sociais vinculadas à escrita e leitura, estar plenamente alfabetizado é ter a capacidade de compreender diferentes tipos de textos, saber usar diferentes tipos de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um meio social. O fato de Saber escrever não promove o desenvolvimento do intelecto, mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os educandos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais dentre outras. Só posteriormente conseguiriam lidar com a linguagem escrita, que é a elaboração e compreensão de textos.

Quando o aluno esta alfabetizado adquire autonomia para expressar-se utilizando à escrita. Cada educando, terá seu tempo para assimilar algumas normas que tornarão seus escritos mais compreensíveis. Consideramos a alfabetização não um estado, mas um processo. A alfabetização pode variar conforme as épocas, as culturas e a chegada da tecnologia.

A alfabetização tem sua singularidade, portanto deve- se considerar o contexto em que ocorre.

DEFINIÇÕES SOBRE DECODIFICAR, LER, ESCREVER, AUTONOMAMENTE, APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO.

Decodificar: O aluno primeiramente decodifica os símbolos escritos. É uma leitura superficial que, apesar de incompleta, é essencial fazê-la mais de uma vez num mesmo texto. É o momento em que o aluno deve anotar as palavras desconhecidas para achar um sinônimo, passo importante para passar para a próxima etapa de leitura, a compreensão do que foi lido.

Ler: envolve em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons. Entretanto, para que haja leitura não basta apenas à decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Pode-se considerar então que uma criança lê, quando entende o que o texto retrata, pois quando esta apenas decodifica e não compreende não se pode afirmar que houve leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (317.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com