TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Limite entre estética e saúde

Por:   •  2/11/2017  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  2.345 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Limite entre estética e saúde

A indústria estética vem crescendo constantemente e está sendo promovida na mesma intensidade, não só em veículos de transmissão comuns - como revistas e programas de televisão -, mas agora também nas redes sociais, através de personalidades influentes. Com isso, é cada vez mais normal o relato de casos onde pessoas estrapolaram o limite entre estética e saúde em busca do corpo perfeito ou padrão de beleza, estes estabelecidos pela mídia.

A cada dia surgem inovações no mundo da estética, sendo produtos, cirurgias plásticas, treinos na academia, dietas, anabolizantes e até mesmo tendências. A mídia, seguindo os conceitos do capitalismo, induz a sociedade a investir e seguir essas têndencias, manipulando da melhor forma: ressaltando os pontos positivos e inibindo os pontos negativos.

A partir desses padrões promovidos, as pessoas (em maior número as mulheres), sentem necessidade em se enquadrar nessas tendências, porém essa promoção é desmedida, fazendo com que a sociedade não imponha limite entre saúde e vaidade. A busca pelo corpo perfeito ou ascenção à esse paradigma muita das vezes pode chegar ao extremo, causando doenças relacionadas com alimentação (bulimia e anorexia) e até mesmo levar à morte. Contudo isto está longe de ser solucionado, pois a forma como a mídia transmite os produtos e serviços estéticos, faz com que a venda dos mesmos, seja cada vez mais crescente.

No ano de 2015, tivemos o caso de Andressa Urach, que após anos de uma intervenção cirurgica teve uma infecção, que quase a levou à morte. Em uma entrevista, Urach chegou a reconhecer que estragou seu corpo em busca de perfeição, e ainda disse "...se eu soubesse que esses produtos iam me matar eu jamais teria aplicado", referindo-se às aplicações de hidrogel.

Nesse sentido, para que isso seja solucionado, a mesma mídia que é utilizada para promover esses padrões, deve ser usada para conscientizar a sociedade sobre a questão do limite entre estética e saúde: visando os prós e contras, a partir de campanhas; ressaltando que existe sim um relacionamento entre estética e saúde, desde que exista uma harmonia entre eas, e a saúde esteja sempre em primeiro lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com