TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  26/9/2018  •  Artigo  •  11.062 Palavras (45 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 45

O LÚDICO COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Tereza Cristina Machado de Góes Santos Rodrigues[1]

Adriana Aparecida de Lima Terçariol[2]

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo relatar o desenvolvimento infantil que ocorre com o método de ensino lúdico dentro da matemática e mostrar sua importância no desenvolvimento cognitivo das crianças. As atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) dentro do ambiente escolar estão interligadas entre a teoria e a prática educativa. O objetivo é mostrar de forma simples e criativa, como à criança irá aprender e se desenvolver tanto na escola como na sociedade em que está inserida. O desenvolvimento obtido por essa ferramenta que foi interesse de pesquisa de grandes teóricos e conseguirão comprovar como o método de ensino pode proporcionar prazer e estimular a autoconfiança das crianças, mesmo sendo um assunto tão intrigante como é a matemática. O lúdico nada mais é que viver dentro do mundo da criança, e explorar formas de aprendizagem vista pelos olhos deles, ao invés de tentar trazer a criança para um padrão já instituído por regras e fundamentos já interligados.

PALAVRAS-CHAVE: Lúdico, aprendizado, desenvolvimento, matemática e criança.

INTRODUÇÃO

Entendemos que todo o indivíduo deve ter acesso ao lúdico como meio de desenvolvimento de aprendizagem, pois ele é um meio colaborador para os processos sociais. A compreensão que o professor deve ter referente ao lúdico é que antes de aplicar o método, o mesmo deverá fazer o uso da prática educativa consigo mesmo, brincar, jogar e obter a compreensão do estimulo aplicado, e proporcionar uma aula mais dinâmica, para aplicar o lúdico dentro do contexto pedagógico, o professor deverá ter uma nova visão e novas atitudes, quebrando o padrão já conhecido, daí a necessidade de estar envolvido com o processo de aprendizagem que o lúdico oferece tanto para o educador quanto para os educados.

O lúdico já está presente no cotidiano das crianças, através do vídeo game, computadores, celulares dentre outros. Esses recursos devem ser aproveitados como objeto de ensino e procurar adequá-los ao trabalho escolar. O lúdico é uma ferramenta de trabalho que deve ser adaptada em diversos campos da atividade humana, buscando novas dimensões com a finalidade de proporcionar prazer em aprender.

O lúdico na matemática proporciona situações que levam ao exercício da análise e reflexão, aprofundando o conhecimento e firmando os conceitos e propriedades da matemática, facilitando uma verbalização a qual as crianças conseguem compreender de uma maneira a qual elas já estão acostumadas, conhecem e se identificam.

A finalidade do lúdico e alcançar o interesse pela matemática e extinguir o receio que se existe pelo conteúdo, visando que a mesma estará presente no cotidiano do indivíduo por toda à sua vida. Então todo o indivíduo deverá fazer o uso do método de ensino como referência por toda a sua vida, para que com isso consiga se sentir mais preparado e venha obter melhor qualificação, conseguindo deixar de lado seus medos e dificuldades em matemática.

A matemática proporciona medo e insegurança a vários indivíduos, é uma disciplina que não desperta muito interesse dos alunos, pois para eles é algo que não tem muito significado, lúdico deve ser usado tanto pelo aluno como pelo professor, como meio de suporte para promover o aprendizado da matemática dentro da sociedade, e fazer com que ambos consigam um entrosamento entre o saber e o aprender. Assim proporcionar para a sociedade uma nova visão para a disciplina educativa, deixando de lado, todo o medo, constrangimento e duvidas que a matemática ainda trás.

Este trabalho tem como principal objetivo discutir a importância do lúdico na aprendizagem da matemática nas séries iniciais e saber em que medida a aprendizagem pode ser influenciada pelo uso de metodologias que empreguem a ludicidade para aplicação dos conteúdos. No percurso desta pesquisa procurei abordar esta temática com o intuito de demonstrar como a ligação da matemática com a ludicidade pode contribuir de forma ímpar para um aprendizado de qualidade e aumentar o interesse dos alunos por esta disciplina tão rica em saberes. Este estudo dará uma contribuição ímpar para o debate sobre esse tema em questão.

Os dados dessa pesquisa estão sistematizados neste trabalho em quatro capítulos e as conclusões. A introdução resgata minha trajetória enquanto pesquisadora mostrando como se deu a aproximação com o objeto de estudo e o tema investigado. Nesta etapa o leitor tem a possibilidade de conhecer elementos centrais da estrutura dessa pesquisa. No primeiro capítulo, denominado como: Um pouco sobre Ludicidade: nos mostra o significado de lúdico e a sua importância. Segundo capítulo: O professor e o lúdico, que nos mostra um grande teórico que fundamenta esse trabalho. Propõe-se fundamentalmente nesse capítulo a discussão sobre a importância de uma boa prática para se trabalhar com o lúdico. O terceiro capítulo, chamado: Lúdico nos anos iniciais, este capitulo fala da grande importância do lúdico para o desenvolvimento infantil. O quarto capítulo: A importância da brincadeira para criança, este capitulo apresenta a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. É nesse momento que ela se desenvolve, explora característica de personalidade, fantasias, medos, desejos, criatividade e elabora o mundo exterior a partir de seu campo de visão. O quinto capítulo: A criança e o direito de brincar, nos mostra o quão brincar é importante, brincar é uma condição indispensável para que as crianças usufruam de sua liberdade. O sexto capítulo: Matemática como meio de alfabetização, este capítulo fala dos diferentes métodos de ensino da matemática e da importância de está sempre inovando para obter sucesso na aprendizagem do educando. O sétimo capitulo:  Ensino tradicional da matemática, este capítulo nos mostra que o método tradicional da matemática se torna cansativo e robotizado, pois o professor acredita que o aluno obtém conhecimento individualmente. Oitavo capítulo: Matemática moderna, ela veio para inovar e nos mostrar a importância de se trabalhar com diversas metodologias. Nono capítulo: A matemática o docente e o lúdico, esse item nos mostra a importância do lúdico na formação do docente e da matemática. Décimo capítulo: O ensino da matemática como linguagem e capacidade da realidade, esse capítulo nos mostra a importância de envolver o aluno no ensino/aprendizagem da matemática, dando espaço para que ele tenha uma participação ativa. Ao final do trabalho são apresentadas teorias de PIAGET, VYGOTSKY E WALLON sobre o desenvolvimento das crianças através do lúdico e as considerações finais sobre este trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.2 Kb)   pdf (348 Kb)   docx (210.5 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com