TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO EM SALA DE AULA

Por:   •  10/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

Agustina da Rosa Riquelme - RA: 8737109345

DESAFIO PROFISSIONAL: A BRINQUEDOTECA É O LÚDICO COMO APOIO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Polo de Bela Vista/MS

Setembro/2015

Agustina da Rosa Riquelme - RA: 8737109345

DESAFIO PROFISSIONAL: A BRINQUEDOTECA É O LÚDICO COMO APOIO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desafio de aprendizagem das disciplinas norteadoras Brinquedoteca e o Elemento Lúdico e Organização e Metodologia da Educação Infantil, do Curso Pedagogia, do 4º semestre do ano de 2015, como requisito para obtenção de notas. Feito sob a orientação da tutora presencial Patrícia Ocáríz de Souza Rosa.

Polo de Bela Vista/MS

Setembro/2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo ampliar conhecimento e promover a reflexão crítica sobre a inserção do lúdico através da sala de brinquedoteca na educação infantil, é assim podendo exercitar a capacidade de observação e avaliação das crianças nesse ambiente inovador e tecnológico, é registrar os fatos acontecidos durante a atividade desenvolvida no ambiente.

No decorrer da história da Educação Infantil, desde a antiguidade até os dias atuais, evidenciam-se teorias e práticas que abrangem o acesso aos conhecimentos, dentre as quais, as atividades lúdicas sempre estiveram presentes como parte integrante do desenvolvimento do indivíduo e especialmente, da criança.

No primeiro passo, ira mostrar o levantamento histórico do aluno, a ser observado e descrevendo um breve relato de suas características.

No segundo passo, mostra as etapas a ser seguidas e as estratégias de intervenção a serem usadas durante a observação.

No terceiro passo, é a visualização da tabela onde passara o relato da criança escolhida, descrevendo os acontecimentos dentro desse ambiente da brinquedoteca.

        No quarto passo, será analisado as observações feitas por etapas de todas as situações ocorridas, interpretando sobre as atividades da criança conforme o que foi visto durante esse ambiente lúdico e inovador.

No quinto passo, a tabela traz consigo os itens que deveram ser observadas na criança e no cenário de observação, é marcando somente as corretas do perfil desses.

E por fim, trazemos as nossas considerações finais.

  1. LEVANTAMENTO HISTÓRICO (FICHA)

Observação Narrativa

Observador: Agustina da Rosa Riquelme

Nome da criança: Gabriel

Idade da criança

Anos__4___ Meses__2___

Sexo da criança

X

Masculino

Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Alessandra Alem

Função: Professora De Educação Física

Contexto de observação: Brinquedoteca Escolar

Data da Observação: _14_/_09_/_2015_ Horário de início: _14:00_ Horário de término:_14:30_

Escolha da criança

Essa escolha foi mediante a forma do comportamento dessa criança, pois apresentava ser muito agitado e pouco interagia com os demais, isso que mais chamou a minha atenção e da professora regente no ambiente da brinquedoteca.

Breve descrição das características marcantes da criança

Gabriel é filho único aparentava ser muito meigo e teimoso, sempre queria chamar a atenção de todos que estavam ao seu redor, procurando brigas com todos seus coleguinhas, não sabia brincar com apenas um brinquedo e nem interagia com os colegas que estavam nesse lugar, toda hora trocava  o seu objeto, e quando seu amiguinho estava com um brinquedo ele logo queria para si brigava toda hora  chorava-se não conseguia o brinquedo que buscava.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

O espaço utilizado para á sala da brinquedoteca é ampla, arejada e bem colorida as paredes retratam objetos e desenhos diagonais trazendo letras, números e gravuras em seu interior, a sala e elaborada para criança de 0 até 5 anos,onde são utilizados brinquedos de parquinho, todos de plástico e bem seguros,todas com o espaço adequado para as brincadeiras,sem oferecer risco algum para as crianças. Tem vários tipos de brinquedos como; a gangorra, escorregador, mesinhas com cadeiras, pula-pula, tubo, cantinho da leitura em que alguns dos livrinhos são de plásticos e podem ser utilizados até na hora do banho,no lazer utilizam cavalinhos de pular, balanço, motocas, bicicletinhas é piscina de bolinhas. As crianças se divertem com os brinquedos expostos podendo desfrutar de cada um deles é interagindo todos juntos, no total são 30 alunos hoje nenhum não faltaram.

  1. ETAPAS A SER SEGUIDAS
  • Quais são os seus objetivos?

O meu objetivo é observar a interação social da criança é buscar uma forma de interagir com esse aluno, observando sua carência podendo retribuir suas necessidades afetivas através do ensino e do cuidado para com ele.

  • Qual área do desenvolvimento ou do comportamento é o foco da observação?

O comportamento social é o que será observada, pois aos 4 anos já se poder ver o seu jeito de desenvolvimento.

  • Quanto tempo pretende gastar observando os comportamentos que selecionou?

O tempo da observação será de 15 minutos e o registro 15 minutos.

  • Quem você vai observar?

Pretendo observar uma criança que mais me chama a atenção, para que assim possa trabalhar encima disso e poder ajuda-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com