TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O que dizem as pesquisas?

Por:   •  22/6/2017  •  Monografia  •  5.945 Palavras (24 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 24

    Universidade do Estado do Pará[pic 1][pic 2][pic 3]

    Centro de Ciências Sociais e Educação

    Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

OSVALDINA PANTOJA MOURA

SIMONE DJANIRA DA COSTA

O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

DO ENSINO FUNDAMENTAL: O que dizem as pesquisas?

Belém

2017

OSVALDINA PANTOJA MOURA

SIMONE DJANIRA DA COSTA

O LÚDICO NO ENSINO CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

DO ENSINO FUNDAMENTAL: O que dizem as pesquisas?

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção de grau de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado do Pará, sob orientação da Profª. Msc. Luciana de Nazaré Farias.

Belém

2017


O LÚDICO NO ENSINO CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

DO ENSINO FUNDAMENTAL: O que dizem as pesquisas?

Data da Aprovação: _____/_____/2017.

Banca Examinadora:

_________________________________________.

Orientadora

Profª. Msc. Luciana de Nazaré Farias

Mestre em Educação em Ciências e Matemática – UFPA/IEMCI

_________________________________________.

Examinador

Profº. Dr. Werventon dos Santos Miranda

Doutor em Educação em Ciências e Matemática – UFPA/IEMCI

_________________________________________.

Examinadora

Profª. Msc. Tânia Elizette Batata Pereira

Mestre em Educação em Brasileira, eixo Tecnologias Digitais na Educação. UFC. UFPA/IEMCI

_________________________________________.

Examinador

Profº. Especialista. Janael Barbosa Costa

Especialista em Ciências e Biologia. Instituto Claretiano

Belém

2017


DEDICATÓRIA

As nossas famílias e amigos que nos apoiaram


AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus, aos nossos familiares e a Universidade do Estado do Pará.


E havia uma oficina em que um “mestre” ensinava às crianças a arte de fazer brinquedos. Um deles era um par de pregos grandes, tortos, entrelaçados que, se a gente for inteligente, consegue separar. Gastei uns bons dez minutos lutando com os pregos. De repente me perguntei: “Por que eu estava assim gastando o meu tempo com um par de pregos?” Eu lutava com os pregos pelo desafio. Eu queria provar que podia com eles... Repentinamente percebi que a primeira tarefa do professor é, à semelhança dos pregos, entortar a sua “disciplina” (ô palavra feia, imprópria pra uma escola!) para transformá-la num brinquedo que desafie a inteligência do aluno. Pois, não é isso que são a matemática, a física, a química, a  biologia, a história, o português? Brinquedos, desafios à inteligência. Mas para isso, é claro, é preciso que o professor saiba brincar e tenha uma cara de criança, ao ensinar. Porque cara feia não combina com brinquedo...

Rubem Alves (2012, p. 64)


RESUMO

A ser construído!


ABSTRACT

A ser construído!


SUMÁRIO

A ser construído!


INTRODUÇÃO

Uma das grandes preocupações contemporâneas em relação à educação diz respeito ao processo de aprendizado. As séries iniciais do Ensino Fundamental atual devem funcionar como mola propulsora de entendimento do processo educativo. Este trabalho pesquisa O lúdico como estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem de ciências nos anos iniciaisdo ensino fundamental. Isto é, como o jogo e a brincadeira influem e auxiliam no aprendizado de Ciências nas primeiras séries do Ensino Fundamental.

A linha de pesquisa é docência nos anos iniciais do ensino fundamental, através de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, exploratória, analítica do conteúdo. A escolha do tema recai, desta forma, em um elemento essencial da metodologia de aprendizado, o lúdico, por si só relevante, em vista da formação estrutural metodológica de sucessão sequencial. A formação gradual do aprendizado do ensino básico dos anos iniciais do ensino fundamental. Isto de uma maneira agradável à criança, através do brincar.

Esta faixa etária do aluno dos anos iniciais remete à mistura de brincar e aprender de forma lúdica. Então, se deve utilizar o método que possibilite essa dicotomia.  

Em vista da grande dificuldade natural de aprendizado (a alfabetização, essencialmente, mais superlotação das salas, qualificação dos professores, participação familiar, inclusão entre outros), de que maneira o lúdico poderia otimizar o aprendizado de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental? O que dizem as pesquisas? Isto é, como os professores poderiam utilizar atividades lúdicas para tornar o aprendizado a base real do estudo e do ensino dos anos iniciais.

O objetivo é implantar atividades lúdicas como ferramentas pedagógicas do aprendizado de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental, como base de todo processo de ensino e aprendizagem.

O conteúdo principal da metodologia são atividades lúdicas, para realizar um trabalho conjunto no aprendizado dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, para que seja possível aprimorar o desenvolvimento de todo este processo.  São vários tipos e várias brincadeiras que fazem parte da estratégia, que serão apresentadas e especificadas ao longo do projeto e da execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (337.2 Kb)   docx (494.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com