TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE REFLEXIVA

NOME: Priscila Ribeiro Azevedo

RGM: 17992877

Unidade I

Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

Levando em consideração a observação no estágio supervisionado do ensino fundamental, o professor deva trabalhar a pluralidade cultural sempre havendo um respeito entre aluno e o professor, seja em quaisquer circunstâncias, mas

o professor deve sempre trabalhar a questão da pluralidade baseada na educação inclusiva e fundamentada em práticas pedagógicas apropriadas.

Nesse sentido, o professor deve considerar a bagagem que o aluno traz de casa, com isso, deve entender as limitações e dificuldades de seus alunos, que mesmo convivendo desde de o início da nossa história com diferentes povos e culturas, ainda é sabido que muitos brasileiros sofrem exclusões e discriminações por suas mais diversas diferenças.

Por isso é importante o professor trabalhar isso com os alunos desde de pequenininhos, para os alunos começar a ter uma base mais solida, a respeito das diferenças culturais, físicas, intelectuais, para uma minimização das descriminações e exclusões. É importante que a escola e o professor percebam a necessidade de se vivenciar essa diversidade na nossa cultura, e buscando sempre investir em projetos e programas culturais, e sempre alinhados com a realidade de cada comunidade escolar, sempre procurando valorizar tais realidades, fazendo isso com que o alunos aprenda mais sobre a sua própria realidade.  

Uma das atividades trabalhadas em sala de aula no estágio sobre diversidade cultural, foi com a atividade denominada “quem sou eu?”, a atividade consistia em cada aluno se desenhar, em seguida os alunos teriam que adivinhar que era o coleguinha, em seguida os alunos tinha que desenhar outro coleguinha. Essa atividade teve o intuito de mostra a diversidade de característica em uma sala com 18 alunos.

Referencias:

CERQUEIRA E FRANCISCO, Wagner de. A diversidade cultural brasileira em sala de aula. Disponivel em: < https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm> acessado em : 01/04/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com