TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE SOCIAL DO ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

A QUALIDADE SOCIAL DO ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DA GESTÃO À SALA DE AULA

                                                    BATATAIS – SP

2017

 

         É possível afirmar que a qualidade do ensino nas escolas públicas da educação básica é um tema complexo de se pensar em relação ao que é, de fato, um bom ensino, além de ser muito questionada.

Segundo Paro (2007) em suas entrevistas, a qualidade do ensino percorre por vários fatores que precisam ser trabalhados como a sala de aula, a família, os conteúdos educativos, a sociedade como um todo, entre outros. Além disso, saber acolher bem o aluno e estar sempre se atualizando para poder passar coisas novas para eles também é de suma importância. Esta deve atender as necessidades da comunidade, mas as escolas muita das vezes tampam os ouvidos para ouvir a mesma. É por isso, dentre outros fatores, que talvez que a qualidade não apareça.          

Um ponto importante no que se diz respeito a nossa qualidade de ensino nas escolas públicas se refere as parcelas significativas das pessoas que não estão conseguindo uma boa qualidade que proporciona condições ao aluno como, por exemplo, de produzir um texto. O que se percebe é que a função de ensinar a ler e escrever são algo concedido à boa escola, aquela que usa os métodos tradicionais da escola de ontem.  As escolas públicas de hoje, diferentemente das de ontem precisam de escolas que ensinem as crianças a ler, a escrever e muito mais, pois a importância da qualidade do ensino relaciona com as expectativas dos alunos e com suas aspirações para o futuro.        
        A estrutura didática- pedagógica (ciclos, currículo etc.) da escola fundamental preserva de alguma forma a qualidade de ensino oferecido. Porém no relato, os ciclos foram implantados de forma inadequada e o currículo precisa ser mais abrangente, não apenas uma simples prescrição de conteúdo.         
        Outro ponto que se pode acreditar sobre a qualidade de ensino das escolas públicas é o fato do bom relacionamento entre a equipe escolar com os pais, os alunos e consequentemente com a comunidade proporcionando um ensino de qualidade.         
        Nas demais escolas de ensino, existe uma dificuldade muito grande com relação as condições de trabalho e com falta de recursos para implementar uma educação de qualidade.  A responsabilidade pelo bom ensino não é apenas da escola, existem muitos responsáveis por um bom ensino, como o Estado, o Município, entre outros.

No exercício da docência são apontados inúmeros desafios e dificuldades no âmbito escolar.

        Os professores convivem com inúmeras contradições. como: desconfiança, acusados de serem profissionais medíocres, de terem uma formação não eficaz e também são desonrados com uma retórica cada vez mais excessivo que os considera elementos fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino, para o progresso social e cultural (NÓVOA, 1998).

          Segundo Lima (2012), outro desafio constitui na resolução de decisões sem muito tempo para reflexão. Entre fazer a turma ir para adiante aceleradamente, o zelar dos alunos com dificuldade, afastar os que perturbam ou procurar inclui-los ao grupo, são escolhas difíceis que o professor tem que decidir em um curto espaço de tempo.

         Os desafios importantes no ensino dos anos iniciais priorizam sobre a falta da família na escolaridade do filho, na dissemelhança dos alunos em virtude da democratização e em menor intensidade, os cursos de formação docência e a desvalorização da escola pública e do professor. A ausência da família na escola é uma instigação para o trabalho do professor.

Mas graças à diversidade dos alunos da escola pública, os professores consignam desafios em trabalhar com diferentes ritmos de aprendizagem da criança, principalmente aquelas que apresentam dificuldades na escrita e leitura, no desinteresse e na agressividade. Pois lidar com os diferenciados níveis de aprendizagem é outro desafio para o professor dos anos iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com