TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO O PRAZER DE APRENDER

Por:   •  8/9/2021  •  Seminário  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

ENSINO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 3

Projetos e Práticas de Ação Pedagógica – Supervisão Escolar e Orientação Educacional.  

o lúdico

o prazer de aprender

Tema: Como ensinar de forma prazerosa

 

Título: O Lúdico

Situação-problema: Sanar através da ludicidade as dificuldades de aprendizagens e tornar a aprendizagem prazerosa e motivadora.

Justificativa: A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social. O ensino absorvido de maneira lúdica passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso do desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador (CARVALHO, 2003, p. 28).

Embasamento Teórico:

Este trabalho tem por finalidade estudar e entender a Orientação Educacional dentro da perspectiva e da importância de se ensinar através do lúdico nas series iniciais do ensino fundamental, o estudo baseia-se em um levantamento bibliográfico com alguns autores renomados que tratam do devido tema. Ressaltando assim que as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, resgatam a importância  e o diferencial que a utilização dos jogos e brincadeiras fazem na formação da inteligência da criança,    visto que nas atividades que envolvem jogos e brincadeiras as crianças conseguem se socializar e interagir com os colegas de classe, propiciando um aprendizado mais significativo.

Nesse contexto o educador tem papel fundamental em articular e colocar em prática essa metodologia em sala de aula, orientando, mediando e colocando desafios às crianças. Enquanto os alunos brincam, eles se desenvolvem e se socializam, descobrindo que a escola pode ser um lugar agradável em se estar, o seu verdadeiro lugar na sociedade, e sua importância como ser humano, e que é através da educação que as suas potencialidades se concebem. Os jogos e as brincadeiras favorecem e ampliam também as possibilidades da aprendizagem da leitura e da escrita.

É brincando que a criança consegue desenvolver sua linguagem, ao interagir com a outra criança, assim ela passa a entender o meio em que vive e as diversidades culturais e sociais que a cercam, pois na escola é onde elas se encontram e enriquecem o aprendizado de conhecimento de mundo e diversidade. O lúdico deve ser uma ferramenta facilitadora no aprendizado, além de valorizar a criatividade da criança.

 Ao desenvolver atividades o educador deve planejá-las, sendo assim  o objetivo do jogo ou da brincadeira tem que ter qualidade e finalidade, considerando o  desenvolvimento por completo: físico, psicológico e cognitivo de seus alunos, para que a ação planejada na atividade tenha êxito e não se torne uma forma de exclusão de alguns participantes, sendo que o objetivo da ludicidade é justamente incluir e promover um aprendizado significativo e agradável. É preciso no processo ensino-aprendizagem sabermos o nível que cada criança se encontra, para que possamos a partir daí auxiliar e mediar a sua aprendizagem.

Dessa forma o interesse em compreender melhor a ludicidade foi se ampliando durante o período de estudos realizado nas aulas acadêmicas, sendo fortalecido essa curiosidade pelo tema durante o período de estágio, nesse período pude também constatar o diferencial que o lúdico proporciona aos discentes, e  pela metodologia de ensino onde se prioriza o lúdico no aprender e ensinar, constituindo em uma escolarização significativa e prazerosa para o educando.

Assim sendo o intuito dessa investigação bibliográfica é contribuir com os novos profissionais da área da educação e também com aqueles que já fazem parte e querem se inteirar melhor do assunto.

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (principalmente com dificuldades de aprendizagens)

Objetivos: Alcançar de forma lúdica a aprendizagem.

Objetivos específicos:

•        Ler simbolicamente;

•        Desenvolver atividades lúdicas;

•        Trabalhar regras;

•        Trabalhar cores;

•        Trabalhar figuras geométricas;

•        Desenvolver a atenção e o raciocínio lógico matemático;

•        Estimular a criatividade;

•        Socializar;

•        Desenvolver a sequência lógica;

•        Levar os alunos a distinguirem cores e formas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com