TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL: Aprendendo Sobre o Meio Ambiente

Por:   •  25/11/2019  •  Artigo  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

   [pic 1]

DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 [pic 2]

EDUCAÇÃO INFANTIL: Aprendendo sobre o meio ambiente.

Viviane Marques da silva

           

Edvonete de Souza Alencar²

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a importância despertar desde cedo a conscientização para que se cuidem do meio ambiente e dos animais que nele vive, para crianças da educação infantil, a uma enorme preocupação com o tema, meio Ambiente vem sendo fortemente discutido em meios a tantos acontecimentos, toda via, na educação infantil a uma certa dificuldade de trabalhar levando em conta a idade das crianças. Este relato tem por finalidade refletir e desperta desde cedo nas crianças a importância da conservação e preservação do meio ambiente.

Palavras-Chave: Meio ambiente. Educação Infantil, Ensino. Aprendizagem.

Introdução

Este artigo tem como objetivo apresentar as observações do estágio Supervisionado na Docência da Educação Infantil I.

O estágio foi desenvolvido no maternal II, em uma Escola Municipal da cidade de Dourados – MS. Possui uma carga horária a ser cumprida na docência, segundo o artigo 15º, parágrafo I “o estágio obrigatório de componente de 60 horas aula quando realizado na educação escolar ou na instituição de educação infantil será destinado para a docência. ” (UFGD, 2016).

O estágio tem como intenção, proporcionar o esclarecimento do ensino e da aprendizagem, a serem observadas, acompanhadas, executadas, projetadas e avaliadas segundo os currículos e programas. Por fim, essas atividades tem o objetivo de aperfeiçoar o futuro educador, para que possa exercer suas funções, tais como, contato e convivência com a criança, conhecimento do ambiente escolar, relacionamento com outros profissionais, entre outros.

Constituindo-se de um Estágio Acadêmico, portanto obrigatório, do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o qual teve como objetivo possibilitar ao/à acadêmico/a as condições necessárias para efetivar o processo de estágio nas Creches (4 meses a 5 anos) das Instituições Públicas de Educação Infantil do município de Dourados e demais cidades do Mato Grosso do Sul, articulando a docência e a gestão, focando o olhar para os diferentes espaços educacionais [...]”, conforme o Plano de Ensino (UFGD, 2016).

O presente artigo foi elaborado através da pesquisa bibliográfica e da observação das práticas em sala de aula, por intermédio da professora responsável pela disciplina, Edvonete Souza de Alencar, apresentando-nos autores que abordam o tema estágio, para assim nos aprofundarmos nos conceitos e importância do estágio.

Como referencial teórico utilizamos o livro Educação infantil para que te quero? Organizado por Carmem Maria Craidy e Gladis Elise P. da Silva.  As autoras nos traz uma abordagem importante sobre a educação infantil para o desenvolvimento das crianças, e como está relacionado o cuidar do educar nos faz refletir o quanto é necessário e extremamente importante a presença da família e o quanto benéfico para criança que haja este entrosamento entre escola e pais que de fato participem já que nessa fase as crianças ainda são muito pequenas além do educar espiram cuidados, é necessário que os pequenos se cintam acolhidos e seguros para mostra para elas que os pais não estão abandonado que eles retornaram em breve, e assim se sentirem seguras. A educação infantil nasceu da necessidade dos pais que necessitavam trabalhar, porem com passar do tempo foi notado que a uma extrema importância para o desenvolvimento social desde então a educação deixa de ser só para cuidar mas vem a ser um direito da criança, por ser na primeira infância que a criança aprende o que é certo e errado, tem a primeira noção do que é bom e ruim. È através do lúdico e do brincar que ela aprendera a lidar com situações que vivera no futuro enquanto adultos, o convívio com outras crianças é extremamente necessário para a formação social do indivíduo

Ao considerarmos que vivemos em contextos culturais e históricos em permanente transformação, podemos incluir aí também a ideia de que as crianças participam igualmente desta transformação e, neste processo, acabam também transformadas pelas experiências que vivem neste mundo extremamente dinâmico. Portanto, penso que é de extrema importância nos darmos conta de que as mudanças que ocorrem com a crianças, ao longo da infância, são muito importantes e que algumas delas jamais se repetirão. Em razão disso, considero da maior relevância defender o direito da criança à sua infância, o que tem sido negado a muitas delas. (Carmem Maria Craidy e Gladis Elise P. da Silva – Porto Alegre :Artmed,2001. P.45).

Dessa maneira, é necessário ressaltar a importância da Educação Infantil, pois é neste período que os diferentes aspectos das crianças, como: social, emocional, cognitivo e psicológico podem ser desenvolvidos de forma quantitativa e qualitativa.                        

  1. Referenciais teóricos        

 Trabalhar e ensinar Educação ambiental é de estrema importância pois é assim que será possível melhorar o futuro do nosso planeta formando adultos que entendam que é necessário preservamos. Eles precisam desde muito cedo terem um olhar crítico quanto ao tema, para que possam entender e lutarem pelo planeta em que querem viver.

Segundo Luque (1992) conceitua a Educação Ambiental como o processo contínuo de capacitação do cidadão para que, sem sacrificar a necessidade de desenvolvimento, ele participe ativamente da conservação do meio ambiente, contribuindo, portanto, para melhorar a qualidade de vida. Se dar conta do meio em que vivem, como cuidar das plantas, dos animais, como organizar o lixo, são atividades que podem ser realizadas em sala de aula, facilitando a compreensão e o interesse dos alunos sobre o assunto, se trabalhadas de forma lúdica. Segundo a Declaração da ONU sobre o Meio Ambiente

Humano (1972) os recursos naturais da Terra, incluídos o ar, a água, o solo, a flora e a fauna e, especialmente, parcelas representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações atuais e futuras, mediante um cuidadoso planejamento ou administração adequada. Assim vem nos fazer refletir que quanto antes as crianças aprendem a o quanto é crucial aprendemos a cuidar dos nossos recursos naturais, assim despertando uma curiosidade sobre a nossa natureza.

  1. Metodologia

Os recursos utilizados para a elaboração deste artigo foram através de pesquisas bibliográficas, dados coletados pelas observações realizadas e diálogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (642 Kb)   docx (506.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com