TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL ACADEMICO DESCRITIVO

Por:   •  8/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.047 Palavras (21 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 21

UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MEMORIAL ACADEMICO DESCRITIVO

CRISTINA PERES VIEIRA MOREAU

Cariacica/ES

2022

CRISTINA PERES VIEIRA MOREAU

MEMORIAL ACADEMICO DESCRITIVO

Apresentado à Universidade de Uberaba requisito para conclusão do curso de Bacharelado em Pedagogia. Orientador: Professor Elenice Israel da Silva

Cariacica/ES

2022

Este trabalho é dedicado:

À memória de minha querida e amada Avó, mãe, protetora, amiga, Sebastiana Lúcia Peres (in memorian), responsáveis pelos meus maiores aprendizados e amor incondicional que ultrapassam qualquer estado de vida. Saudades Mãe.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pelo amor com que me conduziu, por ter me dado saúde e forças divinas nos momentos de angustias, para seguir nessa trilha, em alguns momentos não foi fácil e várias vezes pensei em desistir.  Aos meus filhos pela paciência, pois muitas vezes ficou sem a atenção que um filho necessita e precisa.

Dedico ainda, a todos os familiares e amigos que contribuíram para mais essa realização na minha vida acadêmica e àqueles que acreditam numa educação de qualidade fundamentada no compromisso, no amor e na dedicação.

Aos professores formadores do curso de Pedagogia, pela formação e transformação em minha vida pessoal e profissional.

SUMÁRIO

RESUMO --------------------------------------------------------------------------------------6

INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------7

DESENVOLVIMENTO: GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA -----------------------8

CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS --------------------------------------------------23


RESUMO

O memorial (do latim memoriale) é a escrita de memórias e significa momento ou escrito que relata acontecimentos memoráveis. O momento, que quer dizer lembra-te, de modo geral pode ser compreendido como uma marca que serve para lembrar qualquer coisa. Elaborar um memorial descritivo é reconstruir a própria existência.  Essa não é uma tarefa fácil, pois, na opinião de Moraes (1992), “memorial é um retrato crítico do indivíduo visto por múltiplas facetas através dos tempos, o qual possibilita inferências de suas capacidades.  Sendo assim, este Memorial de formação aborda pontos relevantes da trajetória de vida acadêmica da discente Cristina Peres Vieira Moreau, durante a caminhada do curso de Pedagogia na Faculdade Uniube, seus desafios e dificuldades encontrados durante o ensino. Suas transformações e construções do conhecimento adquirido durante todo este percurso. O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas conscientes e “inconscientes” que possam dar vida ao Memorial de Trajetória Acadêmica e as transformações percebidas no decorrer dessas experiencias.

Palavra chave: Formação; Memorial; Desafio; Ensino.

INTRODUÇÃO

Me chamo Cristina Peres Vieira Moreau, tenho 40 anos, de nacionalidade brasileira, nasci e cresci em uma cidade do interior do Estado do Espirito Santo, chamada Nova Venécia, fui criada até os 07 anos de idade pela minha querida avó Sebastiana Peres Vieira (in memorian) e pelo meu avó Agenor Peres (in memorian), após os sete anos fui criada pela minha mãe, cercada de primos e tios. Que infância perfeita, com tudo o que temos direito, escorregador no pastor, banho de chuva e muitas brincadeiras na rua (queimada, amarelinha, pique esconde).

Com o intuito de fazer curso superior e melhorar as condições de vida, sai do interior para trabalhar e terminar os estudos na capital de Vitória/ES. Com a graça de Deus, terminei o segundo grau, e ingressei nos estudos no curso de Ciências Contábeis. Mas não satisfeita com a profissão escolhida, resolvi ingressar no curso de Pedagogia.

Assim sendo, comecei o Curso online de graduação em Pedagogia, pela Uniube – Polo Uberlandia-MG, no ano de 2019 exatamente, pois não tinha disponibilidade para fazer presencial, devido a nossa correria do dia a dia. Hoje no ano de 2022, estamos na etapa final, e graças a Deus mais uma etapa da minha vida concluída com sucesso.

O presente Memorial tem por objetivo descrever de forma breve a minha trajetória educacional, escrevê-lo é trazer para o presente, momentos jamais esquecidos e vivenciados em diferentes situações e nas diversas etapas da vida, abordaremos os  pontos relevantes durante a caminhada do curso de Pedagogia na Faculdade Uniube, seus desafios e dificuldades encontrados durante o ensino. Suas transformações e construções do conhecimento adquirido durante todo este percurso.

No decorrer dessa narrativa, pretendo contextualizá-la com as teorias estudadas durante o curso de Pedagogia.

DESENVOLVIMENTO: GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Escrever este memorial de formação é um desafio gratificante, pois caminhei em busca do meu passado adormecido. Criada e nascida na cidade de Nova Venécia/ES, no ano de 1981 exatamente. Venho de família simples e humilde. Criada na casa de meus avos, rodeados de Tios e Primos.

   

Minha trajetória estudantil iniciou-se no ano de 1986, aos cinco anos de idade, no então jardim de infância, atual educação infantil, na escola Municipal de Educação Infantil Lourdes Scardini, no bairro Filonema, finalizando o meu ensino fundamental na Escola Municipal Claudina Barbosa, prosseguindo para a Escola de Ensino Médio Don Daniel Comboni. Todas situadas na mesma rua, uma ao lado da outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com