TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

claudia nunes oliveira

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

                                 

[pic 3]

RIO VERDE

2015

claudia nunes oliveira

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais E. F.: Reflexão e Pesquisa; Ensino da Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física escolar; Seminário VI; Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil. Semestre: 6º Professores: Sandra Reis, Edilaine Vagula, Mari Clair Moro Nascimento, Juliana Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.

Tutor eletrônico: Fabiana Dias da Silva Santos

Tutor de sala: Ana Maria Franco Pereira

RIO VERDE

2015

ANALISE DO TEXTO SOBRE A AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A avaliação é de suma importância para que o professor contemple a presença do erro como fonte de informação para sua própria superação, onde ele passa a reconhecer a criança como um agente ativo deste processo apartir daí compreender que a aprendizagem contribui para o seu desenvolvimento.

A avaliação de aprendizagem pode ser classificada em três modalidades.

Diagnóstica ( coletar dados ):  tem como objetivo de levantar problemas de aprendizagem, refletir sobre suas causas e procurar como trabalhar com a criança e esta avaliação ocorre sempre no inicio do ano para analisar o processo de ensino e aprendizagem ou antes de inicia um conteúdo novo, auxiliar o professor a elaborar o seu planejamento e organizar sua sequência didática.

Formativa ( analisar e acompanhar os dados levantados ) : visa o acompanhamento continuo da evolução do aluno , possibilitando reformulações no planejamento educacional visando o alcance dos objetivos estabelecidos onde as informações deveram ser organizados de forma acessível e dar sentido aos alunos que possibilita um diálogo entre os envolvidos no processo.

Somativa ( atribuir juízo de valor) :  onde irá  classificar os resultados de aprendizagem para analisar os níveis de aproveitamento, com pretensão de verificar a aprendizagem ou competências por meio de quantificações como, por exemplo, as notas de prova, trabalhos e esquecendo-se de avaliar é parte do processo de ensino e aprendizagem.

Segundo a LDB, no capitulo II sobre “ Educação Básica” (artigo 24) e no  “V” onde fala sobre a verificação do rendimento escolar observa os seguintes critérios:

a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;

d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

A avaliação deve ser compreendida como conjunto de ações organizadas com a finalidade de obter informações sobre o que o aluno aprendeu, de qual forma e condições. Por isso é preciso elaborar um conjunto de procedimentos investigativo que possibilita o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para tomar possível o ensino e aprendizagem de melhor qualidade.

Para os estudiosos como Libâneo e Luckesi, a avaliação consiste num processo que aquisição, elaboração de informação e expressão de um julgamento, apartir da informação coletada.

Na visão construtivista e transformadora, a política educativa atual, tem trabalhado estas modalidades diagnóstica e formativa no intuito de incentivar, acompanhar e implementar metodologias diversificadas para melhoria do conhecimento, consequentemente, do desenvolvimento do educando.

Quando ao conteúdo de ensino, esses, além  de informar visam de formação do aluno, e isso deve estar muito bem claro nas intervenções dos professores.Desta forma o aluno aprende mais e o professor a ensinar ( aprendendo ) mais, possibilitando assim  acompanhar passo a passo as aprendizagens dos alunos permitindo auxili-los  no percurso cotidiano escolar.

Portanto o professor deve ter clareza quantos aos seus objetivos, estes devem ser bem delimitados e coerentes para possibilitar a escolha adequada de um procedimento avaliativo que deve ocorrer ao longo  do processo, os quais precisam estar relacionados às metodologias adotadas ao número de alunos em sala, ao tempo disponível onde existe alguns instrumentos como de observação, prova, relatórios, portfólio, conselho escolar, autoavaliação e por fim o mapa conceitual.

MEMORIAL DA MINHA VIDA ESCOLAR

Meu primeiro dia de aula, uma primeira professora da escola e tudo mais que dela fazia parte. Ao completar cinco anos entrei na Emei “Ana Pimenta” no jardim II, eu a adorava, fazia todas minhas atividades.  Aprendi a ler e a escrever na pré-escola, por meio de cartilhas, para mim era interessante e prazerosa mesmo sendo uma cartilha, os professores faziam que memorizasse as combinações.

A cartilha era prazerosa, pois cada sílaba que aprendi a ler era uma nova descoberta conseguia  identificar em minha  realidade conseguia  ler as  letras  e sílabas  que  via  em anúncios,  placas,  rótulos, revistas,  entre outros.  Meus  pais,  incentivavam­me  e  mostravam interesse pela minha aprendizagem e ajudava nas lições de casa. O mais interessante da época dos primeiros anos de escola é quando chegava em casa ia brincar de professora, tudo que acontecia na escola eu imitava em casa  e contava como tinha sido naquele dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com