TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MULTICULTURALISMO E SEUS DILEMAS: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

Por:   •  9/9/2015  •  Resenha  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  1.653 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES MONTENEGRO

CURSO DE EXTENSÃO EM PEDAGOGIA

RESENHA CRITICA DO TEXTO:

O MULTICULTURALISMO E SEUS DILEMAS: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

IVE CLEIA ALVES PINTO ALMEIDA

Itapé-Bahia

Agosto/2015

        IVE CLEIA ALVES PINTO ALMEIDA

RESENHA CRITICA DO TEXTO:

O MULTICULTURALISMO E SEUS DILEMAS: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

Resenha Crítica apresentada como parte dos requisitos necessários para o Curso de Pedagogia, sob orientação da professor André Mariano Neri da Faculdade Montenegro.

Itapé-Bahia

Agosto/2015

RESENHA CRITICA DO TEXTO

O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação

CANEN, Ana. O Multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. In. Revista Comunicação Política, 2007, V. 25, nº 2. Pág. 91-107.

Ana Canen é PhD em Educação pela University of Glasgow. Tem Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A autora claramente expressa que é preciso refletir sobre o multiculturalismo na educação e alguns desafios para a prática docente. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Sabemos que a educação é muito importante na formação de gerações de valores como tolerância, cidadania crítica e valorização da pluralidade cultural. Vivemos em uma sociedade na qual prevalece a diversidade de etnias, culturas, gêneros e questões socioculturais.

Por isso, falar de multiculturismo nos implica, de um modo bem geral, falar das diferenças existentes em nossa sociedade. Na educação a alternativa é proporcionar a formação de gerações e deve ser aberta à diversidade cultural e desafiadora, de congelamentos identitários e preconceitos. As bases do multiculturalismo são questionamentos e reflexões sobre a sociedade, especificamente, sobre situações.

Estamos num mundo globalizado, onde a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Isso inclui informação em massa e exclusão de grupos sociais com relação ao poder financeiro, e assim percebemos que cada vez mais estão tentando afastar o multiculturalismo do objetivo central da sociedade, porque ele justamente impõe que a pluralidade não é um defeito, e sim uma riqueza que deve ser preservada.

Propomos que respeite as diferenças, e, ao mesmo tempo, valorizando a própria identidade cultural e regional. Lutando por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós. Essas são as questões mais importantes que o século XXI suscita e sobre a qual cada um de nós podemos e devemos refletir. Devemos buscar levantar questões e reflexões sobre possíveis olhares teóricos e caminhos de pesquisa para tentar viabilizar uma educação que questione o modelo único, branco, masculino, heterossexual e ocidental que embasa discursos curriculares monoculturais, dominantes, sem, no entanto, cair em dogmatismos e radicalismos que continuem a separar eu-outro, normalidade-diferença. Entendemos que a teoria multiculturista tem foco na idéia de que as culturas minoritárias, como negros, índios e homossexuais, são discriminados, as quais, devem ter reconhecimento público, e para isso, precisam de apoio das leis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com