TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial: Fazendo Professora

Por:   •  5/7/2021  •  Resenha  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

Anna Regina Lanner de Moura

MOURA, Anna Regina Lanner de. Memorial: Fazendo-me professora. Cadernos Cedes, v. 19, n. 45, p. 24-47, 1998. 

Anna Regina Lanner de Moura é professora, licenciada em física, mestra e docente em educação matemática, doutora em educação, livre docência (título concedido atestando qualidade superior em docência e pesquisa) e pesquisadora. Atualmente, com vínculo institucional na Universidade CEUMA-UNICEUMA de São Luís do Maranhão, faz parte de grupos de pesquisa desta instituição. Também participa como colaboradora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática, na área de pesquisas em formação de professores para a educação em Ciências e Matemática do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT, conforme informações da plataforma Currículo Lattes. Autora do memorial “Fazendo-me professora”, Moura conta em detalhes como foi sua trajetória acadêmica, instruções e formação até à docência de forma cronológica.  

Nos primeiros parágrafos, a autora apresenta como iniciou sua vida acadêmica. Afirma que sua família não possuía condições financeiras para que ela ingressasse em um colégio particular. Assim, iniciou sua escolaridade no colégio de freiras através de uma bolsa de estudos insistida por seu pai. Ele, homem sábio, religioso e protetor, não aceitaria que Anna, primogênita de dez irmãos ao todo, estudasse em um colégio público, pois queria preservar suas filhas mulheres de um ambiente vulnerável. Ao passar dos tempos seus pais, em acordo com as autoridades do colégio, concordaram que ela poderia se tornar freira para manter sua bolsa de estudos, pois cumpria alguns requisitos como a dedicação aos estudos. 

Passou boa parte de sua adolescência e juventude na Itália. Desfrutando das possibilidades e vivências na escola Italiana e Igreja Católica. O que de fato acrescentou muito em suas experiências para o futuro que lhe aguardava.  

Quando terminou o ginásio pela segunda vez, foi afastada dos estudos para se dedicar à vida religiosa. Nesta fase, iniciou seu caminho como professora auxiliar de ensino pré-escolar. Anne, depois de um ano estudando na Itália, ainda apresentava dificuldades na língua. Entretanto, afirma que precisava se comunicar de forma clara para as crianças e, assim, foi superando mais um obstáculo.  

Sua trajetória escolar foi marcada por muitas mudanças, adaptações e descobertas, principalmente em seu desenvolvimento pessoal. Ficou sete anos fora ,do país e quando retornou para o Brasil. Marcando mais um atraso em sua vida acadêmica pela decisão de permanecer em seu estado de origem, foi castigada pela congregação, após considerarem um ato de rebeldia, retardaram seu ingresso na universidade. Contudo, a professora em formação não desistiu. De fato, percebeu muitas desavenças ao longo de sua caminhada, apesar de estar apenas no começo. As autoridades do Convento permitiam que ela estudasse somente na Universidade dos Jesuítas - Unisinos em São Leopoldo/RS. 

Com muito empenho, ingressou na Licenciatura em Física, na qual foi de suma importância. Os estágios serviram para ampliar os conhecimentos e métodos de ensinar, melhorando o ensino e proporcionando soluções para os problemas em sala de aula. Ler e estudar ciências, sociologia e educação proporcionaram novos pontos de vista à autora sobre a vida. 

A convivência com os colegas da universidade, despertou nela sentimentos, alegrias e sensações boas. Diferente da vida na escola de freiras. Lá suas companheiras possuíam um tom formal e rígido. Sua percepção continuava em constante mudança a respeito do que ela aprendeu e das práticas religiosas a que era submetida. Sentia-se pronta para mudanças, não somente porque ela queria, mas porque estava disposta a viver a vida da melhor forma possível. 

Ainda dentro do convento, Anna e as freiras universitárias notaram uma certa oposição para criarem e realizarem um ensino mais atual e aberto para a comunidade escolar. Lutaram de forma diplomática, fazendo reuniões para fundamentar e reavaliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com