TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Metodologia da Alfabetização

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 3

PASSO 2

Tipo de texto: LENDA

Hipótese de escrita: PRÉ-SILÁBICO

Estratégia: REESCRITA COLETIVA

DESENVOLVIMENTO

              Com os alunos dispostos em roda, é feita a leitura da lenda da Vitória-Régia, é pedido aos mesmos que relembrem alguns pontos principais da lenda contada, procurando intervir nos aspectos relevantes. Inicia-se, então a atividade de produção do texto coletivo. Para isso é importante criar um ambiente em que os alunos sintam-se estimulados a participar.

               Em um cartaz ou na lousa, o professor deverá registrar os acontecimentos ditados pelos alunos, e caso se faça necessário, ajudando-os a recuperar a história narrada. É de extrema importância que se releia os trechos enquanto são ditados, para que os alunos possam acompanhar e descrever melhor o enredo da história.

           Terminado o registro o professor relê o texto produzido pelos estudantes. Não esquecendo que o foco é a produção de um texto escrito dentro de um genro literário, é importante lembrar aos alunos que o texto precisa ter coerência, fluência e precisa ser claro ao leitor. Portanto, o professor irá nesse momento dar início a reescrita propriamente dita.

          O professor lê o que lhe foi ditado, e em seguida questiona com seus alunos formas para melhora-lo. Nesse ponto, o professor poderá inserir as algumas marcas textuais convencionais, além de fazer com que as crianças reflitam sobre palavras e termos que melhor expressem a lenda reescrita. Buscando minimizar marcas de oralidade pode-se retomar a trechos da lenda para servir de referência, durante o registro. Ao final, apresenta-se o texto produzido pelos alunos em uma roda, e dependendo do desenvolvimento da turma o professor poderá pedir para os alunos registrar e ilustrar o texto reescrito.

SUGESTÃO DA ATIVIDADE[pic 1][pic 2]

CARACTERÍSTICAS DA HIPÓTESE

Subdividida em dois níveis, a criança não tem a intenção de realizar o registro sonoro do que foi proposto para a escrita:

 Nível 1 – não faz muita diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra. Seus traços são semelhantes entre si. Leitura instável. Algumas vezes, usa como estratégia o pareamento de desenhos com as palavras. Também pode ter insegurança ao decidir que letras usar. Essa dificuldade acontece porque ela ainda não compreendeu a função da escrita e ainda confunde a escrita com desenhos.

 Nível 2 - Embora já saiba que há uma quantidade mínima de caracteres e que seu emprego é necessário para a escrita, a criança ainda tenta criar diferenciações entre os grafismos produzidos, a partir do arranjo das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua não analisável. Geralmente usa as letras do nome.

BENEFÍCIOS

  • Ter ideias sobre o que e como escrever, interagindo na produção coletiva de um texto;
  • Utilizar expressões próprias desse tipo de texto, podendo usar de algumas marcas de oralidade, mas priorizando recursos linguísticos presentes no texto original;
  • Perceber e garantir a sequência temporal dos acontecimentos do texto original;
  •  Ampliar e utilizar a competência de produzir textos observando sua função e o leitor a que se destina;
  • Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento;
  • Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais;
  • Identificar os diversos tipos de linguagens;
  • Adquirir fluência nos recontos e reescritas coletivas considerando a estrutura específica dos gêneros linguísticos trabalhados;
  • Compreender o propósito comunicativo da ortografia e da pontuação, utilizando com para que progressivamente adquira autonomia sobre a utilização desses recursos;
  • Criar e manter o habito de revisar textos, refletindo sobre a construção do mesmo.

Tipo de texto: MÚSICA

Hipótese de escrita: SILÁBICO (sem ou com valor sonoro)

Estratégia: MÚSICA FATIADA

DESENVOLVIEMNTO



         Para iniciar esta atividade é necessário que os alunos já tenham a música de memória, podendo esta ser ensinada com antecedência, ou ser escolhida por já compor o repertorio dos alunos. Dessa foram inicia-se com uma roda de música, onde os alunos cantem a música selecionada. Em seguida converse com os alunos sobre a intenção dessa atividade. O professor poderá preparar um cartaz com a música, ou registrá-la no quadro-negro dependendo das possibilidades. 
         Após esse momento é feito a leitura do texto do cartaz, junto com os alunos, fazendo um ajuste que demonstra as palavras que estão sendo lidas. Em seguida o professor distribui para cada aluno uma cópia da música para que cada aluno faça a leitura ajustando sua fala as palavras escritas. Nesse momento, o professor poderá pedir para que os alunos localizem determinadas palavras se utilizando não somente a segmentação como também outras estratégias de leitura.

            Em seguida o professor apresenta um quadro de pregas, feito anteriormente para desenvolver o trabalho com formação de frases e cantigas, e escreve cada palavra da música (com letra bastão maiúscula) em fichas de papel cartão. À medida que os alunos cantam, coletivamente e com o auxílio do professor, eles tentam descobrir qual é a palavra entre as fichas escritas apresentadas que se referem a parte que foi cantada,

        Ao final, retirar o cartaz da parede da sala, porque a intenção é que as crianças pensem sobre a escrita, e será entregue para cada criança ou dupla de preferência, uma folha com a letra da música que será dividida por estrofes. Os alunos terão que recortar, montar e colar a música de forma organizada, observando a sequência dos versos, letra inicial, letra final, som, quantas e quais letras são utilizadas na escrita. Sempre importante, que o professor nesse momento ronde a sala, observando e intervindo para garantir o sucesso da atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (653 Kb)   docx (899.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com