TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Plano de Aula ou Sequência Didática

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Modelo de Plano de Aula ou Sequência Didática, no contexto do Estágio não Presencial, devido a Pandemia Covid-19

(De acordo com a BNCC)

Imagine-se como Professor: Você deverá elaborar um Plano de Aula para ser desenvolvido em uma aula não presencial, considerando o contexto da Pandemia Covid-19.

TEMA: Gênero textual: diário

ALUNO: Nome do aluno

ESCOLA / INSTITUIÇÃO: Claretiano – Colégio São José de Batatais

DATA DA ELABORAÇÃO: 

1. Título da aula: Gênero textual: diário

2. Tempo necessário: 1 (uma) aula

3. Etapa de Ensino: Ensino Fundamental anos iniciais

4. Ano ou série da etapa de ensino: 3º ano

5. Competências específicas:

  • Das Linguagens:
  1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais;

  1. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas,corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;
  1. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
  • Português:
  1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
  1. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
  1. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
  1. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
  1. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

6. Área do Conhecimento:

  • Linguagens - Português: (EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto; (EF03LP17) Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpodo texto, despedida, assinatura), (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam; (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas; (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos; (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso,

7.  Conteúdo:

  • Português

Unidades Temáticas: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Objetos do Conhecimento: Compreensão em leitura, Reconstrução das condições de produção e recepção de textos, Estratégia de leitura.

Unidades Temáticas: Análise linguística/semiótica (Ortografização).

Objetos do Conhecimento: Forma de composição do texto.

Unidades Temáticas: Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).

Objetos do Conhecimento: Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.

8. Estratégia de Ensino

  • Leitura;
  • Produção de texto.

9. Detalhamento da Aula

Este gênero textual seria trabalhado em 5 (cinco) aulas, porém neste plano será detalhada apenas uma aula e suas atividades. [pic 2]

Aula 1 - Gênero textual: diário.

Postar a figura de um diário e perguntar aos alunos o que acham que ela representa. Por que tem um cadeado? Após relatos, presume-se que eles entendam que se trata de um diário e a finalidade do cadeado é dificultar a leitura por outrem que não seja o dono dele.

Explicar o que é um diário e que esse gênero textual tem como características narrar a vida, os acontecimentos e as opiniões daquele que o escreve, por isso é privado = diário pessoal.

Mostrar meus diários pessoais e seus detalhes, a capa, a data em que foi escrito, a espessura de cada um, minha idade, as figuras e o que escrevia. Em um registrava tudo o que acontecia e fazia no dia, ou seja, diariamente. Em outro, colava fotos e frases de familiares no dia em que comemoravam seus aniversários e no terceiro eram recortes de mensagens, de frases e figuras diversas. Perguntar se gostaram.  

Saber das crianças se já ouviram falar de outros tipos de diários e que estes eram utilizados para manifestações públicas e comunitárias, contando situações de um determinado grupo social: Diário de Classe, Diário de Bordo, Diário de Viagem, Diário de Guerra, que tanto homem quanto mulher podem escrever um.

Perguntar se já tiveram ou têm um diário pessoal, relatar e se conhecem alguém que faz uso. Já leram algum livro que retrata este gênero? E filmes ou desenhos com o título “Diário”, já assistiram? Considerar todas as possibilidades relatadas e informá-los que alguns diários se tornaram famosos e viraram livros e até mesmo filmes, exemplos O diário de Anne Frank, que se tornou um livro de sucesso, Minha vida de menina e os filmes Diários de motocicleta, Diário de uma paixão.  

Contar-lhes, sobre a história de Anne Frank, uma menina judia que viu sua realidade ser transformada durante a Segunda Guerra Mundial, que se escondeu com mais outras pessoas para escapar de perseguições. Anne escreveu o diário para expressar suas vivências e relatar tudo o que acontecia ao seu redor, tinha uma amiga imaginária chamada Kitty para qual escrevia sobre seus medos, sua esperança e sua vontade de, um dia, ser uma grande escritora. Seus registros, o diário, se transformaram em uma importante obra literária por representar um modo de sensibilizar as pessoas sobre fatos, épocas e questões humanas vividas naquela época.

Após conversa, aprofundar sobre este gênero textual.

  • Quando se escreve um, e ele expressa a vida de uma pessoa por ela mesma é chamado autobiográfico;
  • Quando se escreve um, a pessoa registra confissões, seus segredos e relatos de vivências, suas inquietações, emoções, críticas, opiniões;
  • Quando se escreve um, o destinatário, ou seja, o receptor das mensagens é o próprio diário, pois ele se torna um amigo fiel, um confidente. Mas por que alguém teria o diário como um amigo fiel? Um confidente? Por que o diário é um confidente que não emite opinião, apenas “guarda o segredo”, as confissões, os relatos, etc.;
  • Quando se escreve um, a pessoa pode incluir no texto recortes de notícias, embalagens de produtos, fotos, ingressos, cartas ou recadinhos recebidos, papéis de balas, frases, desenhos, beijos. E por que fazem isso e o que significa? Significa que estes elementos ilustram, contam a história vivida pela pessoa e que o gênero Diário possibilita o este estilo individual de escrita;
  • Quando se escreve um, pode-se optar por apelidos, criar nomes fictícios próprios e para amigos reais e “imaginários”, ou código. Assim, seu texto/diário torna-se o que chamamos de “uma escrita particularizada”, pois, o escrevente conta os fatos como quer, na ordem que quer e, pode, também, ocultar o que quiser.

Reforçando: elementos essenciais:

  • Tema: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões);
  • Forma: datação, vocativo e despedida;
  • Linguagem: uso da 1ª pessoa, com pronomes pessoais (eu) e possessivos (meu, minha), vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção;
  • Tempo: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;
  • Interlocução: o próprio diálogo com o diário (leitor imaginário ou eventualmente, autorizados pelo autor);
  • Interatividade: inexistente - leitor não interfere, sua função é “guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Podem surgir algumas dificuldades por partes dos alunos, pois no início do 3º ano, a expectativa é que eles saibam ler e escrever, mas mesmo assim, podem apresentar dificuldades em localizar as informações explícitas nos textos, tornando-se um desafio à fluência na leitura e escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários.

Poderão também apresentar problemas em reproduzir a formatação e a diagramação de um diário; bem como colocar-se no lugar de um personagem de um determinado conto, destacando acontecimentos, histórias, sentimentos, emoções, autonomamente.

Em seguida, solicitar que façam as atividades abaixo:

Atividade 1:

[pic 3]

Perguntas e respostas desejadas:

  1. Para quem é escrito esta página? Para o diário.
  2. Qual a intenção desta escrita? Expressar sua indignação em dormir cedo.
  3. O texto possui características pessoais, ou seja, elementos ilustrativos? Quais? Sim. Desenhos.
  4. Como ele está organizado? Em parágrafos.
  5. Para que serve essa página de diário? Para relatar acontecimentos do dia a dia da pessoa.
  6. Com o que a pessoa que escreve o diário não concorda? Com a mania dos pais de quererem controlar os horários dos filhos dormirem.
  7. Quais as justificativas dela para não dormir cedo? Ela nunca chegou atrasada na escola. É responsável e não é todo dia que ela quer dormir tarde.
  8. O que a mãe explica para a filha sobre dormir cedo?  Que toda criança precisa de oito horas de sono para recuperar o corpo e crescer.
  9. Por que a pessoa queria ficar acordada até tarde? Para assistir um programa na TV.
  10. O texto apresenta elementos essenciais? Sim. O vocativo “Querido diário” e a despedida “Boa noite!”.
  11. O relato acima é de uma menina ou de um menino? De menina ou de um menino.

Atividade 2:

[pic 4]

Perguntas e respostas desejadas:

  1. De quem é o diário? Renata.
  2. O que ela nos conta? Quem possui muitos namorados.
  3. Ela gosta de todos igualmente? Não.
  4. De quem ela mais gosta? Ela gosta do Renan.
  5. Ela escreve para quem? Para o diário.
  6. Tem algum erro de português nele? Sim.
  7. Quantos? Existem dois erros.
  8. Quais são? A grafia correta é “namorados” e ao “namorador”. O nome Renan escreve-se com a letra “N” e não com a letra “M”
  9. O texto poderia ser escrito de outra maneira? Qual? Sim, colocando-se parágrafos.
  10. A escrevente inseriu características pessoais, ou seja, elementos ilustrativos? Sim. Um desenho e um poema.
  11. O texto apresenta elementos essenciais? Sim. O vocativo “Querido diário”.

Atividade 3:

[pic 5]

Perguntas e respostas desejadas:

  1. Quem produz o diário? Anne Frank.
  2. O que ela escreve? Sobre seus sentimentos íntimos sobre Peter, rapaz por quem é apaixonada.
  3. Quem é o amigo da escrevente? Seu diário.
  4. O que seriam as partes destacadas? Anne estabelece um diálogo consigo mesma.
  5. O texto apresenta elementos essenciais? Sim, as partes destacadas.

Encerrar a aula repetindo as características essenciais do gênero estudado.

Tarefa: Produzir texto no formato diário e postar na SAV, (a produção é um diário, mas por meio dela, é que a professora saberá o aluno aprendeu o que foi exposto na aula).

Dicas: pode ser um episódio vivido, uma data importante, uma pessoa, uma surpresa, um susto, uma alegria, uma tristeza, um conselho ou o dia “de hoje”.

[pic 6]

10. Recursos/materiais

  • Diário;
  • Textos informativos.

11.Sugestão de trabalho interdisciplinar

A produção do diário atende os temas: direitos da criança e do adolescente (Lei nº 8.069/199016), educação para o trânsito (Lei nº 9.503/199717), educação em direitos humanos (Decreto nº 7.037/2009, Parecer CNE/CP nº 8/2012 e Resolução CNE/CP nº 1/201221), educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, Parecer CNE/CP nº 3/2004 e Resolução CNE/CP nº 1/200422), bem como saúde, vida familiar e social, educação para o consumo, educação financeira e fiscal, trabalho, ciência e tecnologia e diversidade cultural (Parecer CNE/CEB nº 11/2010 e Resolução CNE/CEB nº 7/201023).

12. Avaliação

Ao decorrer da atividade, as atitudes, procedimentos e conceitos dos alunos serão anotados para a melhoria e evolução da eficácia do plano de aula, como também para a verificação da aprendizagem da turma.

A avaliação será contínua, ou seja, formativa no decorrer das aulas, verificando a participação, competências, protagonismo, mudanças de atitude na interação relacional e em relação à perspectiva do conteúdo apresentado.  

A avaliação será somativa através da análise da produção do texto, no qual os alunos deverão relatar todo o conteúdo apresentado.

13. Referências:

Gênero textual: Página de diário – Texto e questões. Ensinar Hoje. Disponível em: <https://ensinarhoje.com/genero-textual-pagina-de-diario-texto-e-questoes/>. Acesso: 22 de jun. 2021.

Querido Diário.... Loucuras da Mente de um Biscoito. 2009. Disponível em: <https://rebiscoito.wordpress.com/2009/11/08/querido-diario/>. Acesso: 22 de jun. 2021.

PECHI, D.; VICHESSI, B.; MENEZES, Lucia. Um diário que marcou a história. Nova escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/8809/um-diario-que-marcou-a-historia>. Acesso: 22 de jun. 2021.

PINTO, M. P. Aprendendo com textos: gênero diário. Portal do Professor. 2009. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10161>. Acesso: 22 de jun. 2021.

SILVA, M. C. Diário. Portal do Professor. 2011. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28411>. Acesso: 22 de jun. 2021.

SILVEIRA, V. A. R. Plano de aula: Diário: conhecendo o gênero. Nova escola. Disponível em: <https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/lingua-portuguesa/diario-conhecendo-o-genero/2730>. Acesso: 22 de jun. 2021.

SILVEIRA, V. A. R. Plano de aula: Diário: ler para conhecer o gênero. Nova escola. Disponível em: <https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/lingua-portuguesa/diario-ler-para-conhecer-o-genero/2811>. Acesso: 22 de jun. 2021.

SILVEIRA, V. A. R. Plano de aula: Diário: reprodução textual. Nova escola. Disponível em: <https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/lingua-portuguesa/diario-reproducao-textual/3312>. Acesso: 22 de jun. 2021.

14. Etapas para preparar a aula não presencial.

  • Ao planejar a aula, usar as informações e reflexões sobre a turma em questão e ser flexível quanto ao processo de aprendizagem atual;
  • Considerar os objetivos, conteúdos, tempo estimado, material necessário, desenvolvimento e avaliação;
  • Articular a sequência didática com a BNCC, atendendo-se à bagagem do aluno, estimulando sua participação ativa, transformando-o em protagonista na construção de seu conhecimento;
  • Definir o tempo e a sequência didática, considerando que as interações têm tempos diferentes on-line;
  • Elaborar e escolher slides, vídeos, desenhos com conteúdo e layout apropriados para referida turma;
  • Selecionar os recursos e informar antecipadamente pela SAV o material que será utilizado. Caso necessário, a escola disponibilizará o material aos responsáveis;
  • Desenvolver valores de respeito e empatia entre os alunos. Ao inicio de cada aula todos deverão se cumprimentar e desenvolver um diálogo rápido como se estivessem em sala de aula presencial;
  • Incentivar e valorizar a participação dos alunos, usando a curiosidade destes como ponto de partida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (798.3 Kb)   docx (699.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com