TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Multidisciplinar III Aula 4

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

1

Notas: 1

Segundo o Buck Institute for Education (2008), a questão orientadora no trabalho com projetos tem como características principais:

Escolher uma resposta.

[pic 1]

a. A sintonia com as propostas apresentadas nos planejamentos da escola para aquela turma em especial.

[pic 2]

b. A possibilidade de aprimorar as respostas obtidas sem, necessariamente, ter relação com aplicação prática, com o mundo real. Pode vincular-se ou não com a realidade do aluno.

[pic 3]

c. A convergência e a coerência de atividades aparentemente díspares e a possibilidade de aprimorar as respostas obtidas. Precisa estar em consonância com o mundo real.

[pic 4]

d. Ser uma questão que se define por si, que abarca a totalidade do que será realizado dentro do roteiro de trabalho do projeto.

[pic 5]

e. Envolver a execução de várias atividades diferenciadas nas disciplinas do currículo, que poderão ser unidas com base em um tema comum.

Question2

Notas: 1

Uma das funções primordiais do professor quanto à questão orientadora é:

Escolher uma resposta.

[pic 6]

a. Trazer as questões que podem servir aos alunos e permitir que eles optem por uma questão orientadora.

[pic 7]

b. Colher as questões orientadoras sugeridas pela turma e optar pela mais adequada ao grupo, apresentando-a posteriormente aos alunos.

[pic 8]

c. Revelar ao grupo e ajudá-lo a descobrir as possibilidades da questão orientadora, tentando superar o que os alunos já conhecem e sabem, para buscar, a partir daí, o que eles desejam e precisam saber.

[pic 9]

d. Basear-se no que os alunos já sabem e conhecem e aprofundar esses mesmos conteúdos para não gerar insegurança na turma.

[pic 10]

e. Apresentar ao grupo as possibilidades da questão orientadora escolhida pelo professor, tentando mostrar, por meio das aulas oferecidas, a relevância daquela questão.

Question3

Notas: 1

Uma questão orientadora geralmente traz em si uma síntese de algo mais abrangente e, normalmente, não se encontra expressa em programas escolares prontos e acabados. Podemos afirmar que a questão orientadora trata de:

Escolher uma resposta.

[pic 11]

a. Estabelecer formas de conexão da aprendizagem com a informação obtida, relacionando-a ao conteúdo do livro didático adotado na escola.

[pic 12]

b. Investigar tópicos que os alunos acham interessante e dos quais gostam, desde que estejam adequados às perguntas esperadas para a faixa etária.

[pic 13]

c. Determinar os passos primordiais que guiam os alunos na organização sistemática da ação, incluindo a correção sempre pontual do professor.

[pic 14]

d. Uma busca em comum com o grupo, na qual a coleta de informações e a manipulação das mesmas abrem múltiplas possibilidades de aprendizagem, envolvendo alunos, professores e comunidade educativa.

[pic 15]

e. Uma busca com o grupo de professores, que são os primordiais conhecedores dos tópicos a serem trabalhados naquele nível de escolaridade dos alunos.

Question4

Notas: 1

Boas questões orientadoras precisam abarcar várias e diferentes respostas sem que uma anule a outra, sendo todas viáveis. As questões orientadoras precisam levar em conta, principalmente:

Escolher uma resposta.

[pic 16]

a. A capacidade do professor, sua formação e os recursos de que a comunidade educativa dispõe.

[pic 17]

b. A capacidade dos alunos, o tempo disponível para se dedicarem na busca pelas melhores respostas e os recursos de que tanto professor quanto alunos dispõem.

[pic 18]

c. A capacidade dos alunos e os recursos de que professor e alunos dispõem.

[pic 19]

d. O que os alunos querem saber, qual será a aplicação prática ao final do projeto.

[pic 20]

e. As instalações da escola, os recursos de que o professor dispõe e o conteúdo apresentado no planejamento anual.

Question5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com