TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neuropsicopedagogia Na Pedagogia

Por:   •  5/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 1

 Entrar no site www.sbnpp.org.brwww.sbnpp.org.br Documentos - Codigo de ética - cap III Comente sobre as bases do atendimento institucional e clínico.

O Neuropsicopedagogo poderá exercer sua profissão em ambiente institucional e/ou clínico, considerando as políticas nacionais, o código de ética, bem como os conhecimentos advindos da neurociência, a psicologia e a pedagogia. O ambiente institucional deve possuir objetivos educacionais, ou possuir projetos de educação que visem o desenvolvimento humano. Sendo assim, as instituições compreendem escolas, públicas e privadas, centro de estudos, instituições de ensino superior, bem como, associações e entidades sem fins lucrativos (Terceiro setor).

O atendimento institucional deverá acontecer obrigatoriamente nesses ambientes educacionais e/ou instituições de atendimento coletivo. É necessário que o neuropsicopedagogo tenha como princípios basilares conhecimentos sobre os fundamentos da avaliação neuropsicopedagógica, a qual contemplem o funcionamento cognitivo, a inclusão, os programas de intervenção, a legislação e a política nacional. Caso necessário deverá ser realizada de forma individual uma sondagem e/ou triagem educacional.

Deve-se observar, identificar e analisar os ambientes e os grupos que foram atendidos, priorizando os quesitos atrelados a aprendizagem e ao desenvolvimento humano relacionado as seguintes áreas: - motoras - cognitivas - comportamentais Faz-se necessário no atendimento institucional considerar e contextualizar a Neurociência com a Educação, bem como os conhecimentos pedagógicos e aqueles oriundos da psicologia cognitiva.

Sendo assim, deve-se elaborar estratégias que possibilitem o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem dos que são atendidos coletivamente e de forma individual através da triagem. Analisando o histórico escolar, identificando dificuldades a serem realizadas em grupos, por meio de ações, projetos de atividades e oficinas temáticas. Caso as atividades de identificação não se aplicarem a especificidade do sujeito, deverá ser realizado uma sondagem e/ou triagem a fim de aprofundamento sobre a dificuldade apresentada. Quando necessário encaminhar a profissionais de áreas especificas, oportunizando, sempre, o Relatório de triagem e/ou sondagem.

Quanto ao atendimento neuropsicopedagógico clínico, este deverá ser feito de forma individualizada. Poderá ser realizado em consultórios particulares, espaços de atendimento, posto de saúde, associações e entidades sem fins lucrativos. Caso exista um projeto de interesse da instituição hospitalar que insira a atuação profissional do neuropsicopedagogo, este poderá clinicar.

O atendimento no ambiente clínico poderá ser realizado através do aspecto multiprofissional, devendo contemplar a: - observação; - identificação e análise do contexto social do indivíduo; - processo de aprendizagem; - desenvolvimento humano nas áreas motoras, cognitivas e comportamentais. Depois da avaliação, deve-se elaborar e realizar um plano de intervenções específicas contínuas, devidamente validados e abertos para o uso do neuropsicopedagogo, essas intervenções deverão contemplar estratégias que possibilitem o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e assim acompanhar o sujeito que possui dificuldades de aprendizagem, transtornos, síndromes ou altas habilidades que causam prejuízos na aprendizagem escolar e no convívio social. Sendo obrigatório, caso necessário, o encaminhamento de pacientes para profissionais específicos, bem como a elaboração e encaminhamento de relatório de avaliação neuropsicopedagógica clínica, e multiprofissional, a fim de contribuir para possíveis diagnósticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com