TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OLHAR DE DURKHEIM NA EDUCAÇÃO: SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

Por:   •  29/5/2017  •  Artigo  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 7

 

 O OLHAR DE DURKHEIM NA EDUCAÇÃO: SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

Humberto do Carmo Mouro*
Marcionília Maria Vieira Sousa* 

                                                Mayara Nascimento Pinheiro*
                                                              Roméria Monteiro de Matos*

RESUMO: O objetivo deste texto é discutir a concepção de Emile Durkheim sobre educação. Ele foi um dos pioneiros em estudar a relação entre escola e sociedade e segundo ele a educação compreende o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não tem maturidade para a vida social. O artigo é dividido em quatro partes sendo a primeira introdução, a segunda biografia do autor, a terceira como Durkheim observava a sociedade, quarta parte são as considerações finais. A Educação abre portas para o conhecimento faz o indivíduo tornar-se sociável admitindo que cada pessoa é única e capaz de criar suas próprias ideias e preservar a coletividade independente de classe ou etnia. Entende-se que educação na visão de Durkheim é um instrumento atuante na sociedade a tal ponto de interferir no coletivo como no individual, pois ensina o indivíduo a ser sociável e solidário.

Palavras-chave: Educação.Sociedade.Durkheim.

THE DURKHEIM LOOK IN EDUCATION: SOCIETY AND EDUCATION

ABSTRACT: The aim of this paper is to discuss the design of Emile Durkheim on education. He was a pioneer in studying the relationship between school and society, he said education comprises the set of actions performed in adult generations on those who do not yet have the maturity to social life. The article is divided into four parts with the first introduction, the second author biography, the third as Durkheim observed the society, fourth are the final considerations. Education opens doors to knowledge makes the individual become sociable assuming that each person is unique and able to create their own ideas and preserve the independent community of class or ethnicity. It is understood that education in Durkheim's Vision and a active instrument in society such a point without interfering As a collective any individual because the individual teaches one to be sociable and supportive.

Key-words: Education.Knowledge.Durkheim.

* Graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí Campus Floriano – IFPI.

  1. INTRODUÇÃO

A educação é conhecimento, pois sintetiza experiências vividas pelos indivíduos desenvolvendo a sua socialização. Independente de classe ou etnia a educação faz com que qualquer cidadão espalhado pelo mundo, tenha acesso aos seus direitos e deveres, é o meio mais legal de se tornar sábio para a vida e de se transmitir a outros a liberdade para criar seus próprios pensamentos, ela mostra como o indivíduo pode e deve torna-se um ser sociável para se mobilizar, respeitando e admitindo que cada ser mesmo que não tenha ido a uma determinada escola é capaz de criar e objetivar ideias que mudam gerações através do conhecimento, pelo simples fato de que cada pessoa é única.

Pensando a importância do processo educacional, o sociólogo francês Émile Durkheim foi um dos pioneiros em estudar a relação entre escola e sociedade.  A partir do contato com textos do autor, comentados pelo sociólogo brasileiro Alberto Tosi Rodrigues, propomos nos debruçar sobre as teorias de Durkheim. Portanto, o objetivo deste texto é discutir a concepção de Emile Durkheim sobre educação. Este texto é dividido em quatro partes. A primeira é uma breve introdução ao qual apresenta o objetivo e como se segmenta o texto. A segunda parte diz respeito à biografia do autor para que compreendamos quais foram as referências e aspectos biográficos que instigaram sua curiosidade sobre o tema. A terceira parte trata de como Durkheim observava a sociedade, quarta parte são as considerações finais.

                             

  1. Uma breve biografia de Émile Durkheim sua relação com educação.

Segundo Alexandre (2004) Durkheim estudava religião, magia e pensamento místico, ou seja, representações duradouras, tradicionais, ligadas à cultura, e também às experiências individuais, tudo que uma sociedade acumulou de sabedoria e ciência ao passar dos anos e que seriam transmitidas lentamente por gerações. Para Durkheim, esses fenômenos são coletivos porque são produtos de uma comunidade, ou de um povo - assim como uma língua, uma religião não pode ser inventada por um indivíduo e sim tem que ser criada a partir de interações entre indivíduos.

Tosi nos traz a compreensão de que o homem faz a sociedade e a sociedade com o passar dos tempos faz o homem em virtude das atitudes dos próprios homens que são modificados de geração a geração o homem é o gerador das mudanças sociais em sociedade porque não é possível viver fora de sociedades.

  1. Como a sociedade é observada?

Para Durkheim a sociedade é uma coletividade que se torna real e determinante na vida de todos, ele declara que cabe a sociologia descobrir as leis da vida social, pois é ela responsável pelos fatos socais. Fatos sociais são classificados como algo que seja comum a sociedade em que se está inserido, tais como costumes culturais, religiosos, o não matar que para matar caracteriza crime, quando um crime acontece, houve uma quebra das regras comuns a todos e, portanto um fator social. Quanto a classificação da divisão do trabalho em sociedade relata que pode ser orgânico e mecânico quando esse trabalho é dividido por grupos que o desenvolveram em função de um conjunto social, tornar-se orgânico pois todos trabalham para o bem estar de todos, sendo o caso das sociedades tribais que visam o desenvolvimento coletivo. Nas sociedades evolutivas a divisão do trabalho é feita por classes sendo que cada uma sempre dependerá do trabalho da outra classe, onde os indivíduos dessas sociedades irão se agrupando nessas determinadas classes em buscar o bem estar individual gerado pelo capitalismo. Ele entendia que a sociedade era superior aos indivíduos, portanto, a sociedade existe independente do indivíduo que é um simples receptor de regras sociais tratado como uma espécie de caixa vazia que será preenchida ao longo do tempo por valores culturais e regras da sociedade, a escola era importante porque era lá onde as crianças aprendiam a obedecer, ou seja, o sistema educacional tinha um papel central, era lá onde os jovens recebiam orientações para se tornarem um ser social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (348.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com