TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE ESCOLAR

Por:   •  26/11/2019  •  Artigo  •  4.925 Palavras (20 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 20

O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE ESCOLAR

Zilma Oliveira Moraes

Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz – FACIBRA

Resumo

A pesquisa procurou identificar qual o papel do Gestor Escolar na implementação da Educação Ambiental na comunidade escolar, visto que a EA vem ganhando força no Brasil desde sua inclusão na Constituição Federal de 1988 o Artigo 225, inciso VI, a qual visa promover a EA em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, enfatizando a necessidade de que as escolas possam interferir nas ações cotidianas de seus cidadãos. A abordagem da pesquisa refere-se ao que os gestores podem fazer por meio de suas práticas pedagógicas para interferir diretamente nas mudanças de comportamento em relação à questão ambiental. A qual vem colocar em evidência a figura do gestor e como ele pode estar envolvido em praticas da EA, a abordagem segue ainda com um levantamento de como os profissionais da área de educação como professores, orientadores educacionais e todos bem como a comunidade escolar podem estar lidando com essas questões em seus cotidianos de maneira educativa a qual possa promover a conscientização e as mudanças nos estudantes das instituições de ensino regular.

Palavras-chave: educação ambiental, gestão escolar, comunidade, mudanças de paradigmas.

Abstract: The research sought to identify the role of the School Manager in the implementation of Environmental Education in the school community, since EA has been gaining strength in Brazil since its inclusion in the Federal Constitution of 1988, Article 225, item VI, which aims to promote EA in All levels of education and public awareness for the preservation of the environment, emphasizing the need for schools to interfere with the daily actions of their citizens. The research approach refers to what managers can do through their pedagogical practices to interfere directly in the changes of behavior in relation to the environmental question. This approach highlights how the manager and how he may be involved in EA practices, the approach also follows a survey of how professionals in the education area as teachers, educational leaders and all as well as the school community may be Dealing with these issues in their daily lives in an educational way that can promote awareness and changes in students in regular educational institutions.

Keyword: Environmental education, school management, community, paradigm shifts.

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa buscar analisar qual o papel do Gestor quanto à implementação da educação ambiental na comunidade escolar. Não é comum que as escolas tenham um projeto relacionado à Educação Ambiental, visto que o PPP das escolas não costuma contemplar as questões ambientais.  O problema a ser investigado pode ser assim definido: “Como o gestor escolar está atuando junto à comunidade escolar para efetivar o processo de ensino-aprendizagem sobre Educação Ambiental”?

A Educação Ambiental está diretamente relacionada a uma educação que engloba conhecimentos não apenas ambientais, mas também sociais.

Percebe-se que até o momento não há o desenvolvimento de um trabalho pedagógico comprometido com as causas ambientais para as escolas de ensino regular, não se atentando para o fato que também traria impactos na qualidade de vida de toda uma população, que nos leva a seguinte pergunta: Educação Ambiental, como o gestor pode contribuir para que seus estudantes tenham acesso aos conhecimentos necessários para que se tornem cidadãos conscientes quanto à necessidade de cuidar do meio ambiente?

OBJETIVO GERAL

A pesquisa visa verificar o papel dos gestores quanto à implementação de projetos de Educação Ambiental do ensino regular no processo formativo dos estudantes da Comunidade Escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Verificar quanto ao envolvimento dos gestores escolares na elaboração e aplicação de projetos de Educação Ambiental nas escolas;

• Observar se esses projetos são desenvolvidos por toda a comunidade escolar para que seja possível levar os estudantes a uma mudança de atitudes diante das questões ambientais;

• Identificar quais as principais dificuldades na implementação desses projetos

2 MÉTODO

Revisão bibliográfica sobre o tema, a partir de pesquisas bibliográficas.

3 RESULTADOS E DISCURSSÕES

Considerando a frequência e asséptica as formas com que esses documentos são tratados nos trabalhos analisados. A utilização desses documentos como referência para os estudos e a ação em educação ambiental, em nossa concepção, requer reflexão “profunda” dos seus fundamentos teóricos assim como do contexto em que foram elaborados. A título de exemplo, nós poderíamos citar a Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

A partir da Revolução aumenta a preocupação com as questões ambientais com o começo da ampliação do universo Industrial quando intensificou a procriação dos recursos naturais pelos meios de produção. Isto fez com que os problemas ambientais entrassem em evidências no cenário mundial, principalmente, na segunda metade do século XX, onde surge a expressão do movimento ambientalista. O qual tomou força começando ter destaque na década de 1970, reconhecendo na educação ambiental a possibilidade de dar respostas à problemática ambiental. E só na década de setenta se destaca no Brasil foi também a partir da década de setenta que a educação ambiental começou a se estabelecer nos meios educacionais com a criação dos primeiros cursos de pós-graduação em ecologia. Este processo foi se intensificando por meios legais, de modo que instituíram a necessidade de incluir conteúdos ecológicos nos diversos níveis de formação educacional, proporcionando a criação de vários cursos universitários e passaram a incluir a educação ambiental em seus currículos (BRASIL, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com