TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESCOLAR

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO ESCOLAR:

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR

Francisca Deusilene Siqueira Almeida

O planejamento é de suma importância, pois sabemos que para ter um bom desempenho escolar é necessário que os educadores se programem, assim teremos uma boa qualidade no ensino que for aplicado durante o ano letivo desenvolvendo um trabalho sequencial com conteúdo organizado e bem distribuído no decorrer do mesmo, para isso todos os profissionais ligados ao processo escolar tem que trabalhar em forma de cooperação pra que esse trabalho educacional flua de forma democrática.

Lendo o início do texto de Libâneo(1994) seguindo o raciocínio do mesmo, e de Gandin(1997),percebi que com o inicio do ano letivo temos um grande desafio que é o planejamento escolar, e para que o mesmo flua a uma necessidade de troca de informações entre os educadores e gestores da escola para que tudo previsto nesse planejamento seja feito com qualidade, sempre seguindo algumas etapas como elaboração, execução e avaliação. Um bom planejamento feito com toda a equipe escolar trás para a prática a questão da interdisciplinaridade, que é uma forma de ensino-aprendizagem com excelentes resultados.

Com essa troca de informações os professores trabalham de forma coerente, dando continuidade na aprendizagem na vida escolar dos alunos, pois assim evita-se a repetição de conteúdos já abordados anteriormente.

Por meio do Planejamento Escolar o professor determina os temas que serão abordados com maior ênfase, estabelecendo as estratégias pedagógicas que irá empregar. Libâneo (1994) nos diz que o planejamento deve ser flexível, para que o professor possa organizá-lo e reorganizá-lo quando houver necessidade, pois temos que usá-lo como um guia e não como decisão imposta.

Assistindo uma palestra na Escola em que faço meus estágios ,sobre como elaborar um bom planejamento, foi explicado que existe a possibilidade de fazermos um planejamento tanto participativo quanto estratégico, sendo que o participativo é mais democrático, pois envolve a participação de todos os membros envolvidos no âmbito escolar como o Diretor, os professores, os alunos e funcionários da escola, já o estratégico se concentra em um único membro ,quase sempre na figura do gestor.

Gandin(1997), afirma que para conseguir elaborar um planejamento escolar em que as metas sejam atingidas é necessário que haja uma metodologia para ajudar os envolvidos no processo educacional a se organizarem e tomarem decisões claras, conscientes e coerentes, valorizando dessa forma toda a participação dentro do processo de planejamento escolar.

Vimos que, para que um planejamento escolar seja funcional temos que envolver todos no processo de criação e desenvolvimento do mesmo, pois dessa forma conseguimos avançar no processo educacional fazendo com que o mesmo traga resultados positivos no contexto escolar.

REFERÊNCIAS

LIBÂNEO José Carlos. O planejamento escolar. In: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor). Disponível em: http://www.aecep.com.br/artigo/o-planejamento-escolar-escolar-jose-carlos-libaneo.html.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com