TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE MACHADO DE ASSIS

ARIANA TACILA

MARIA APARECIDA

NATALY LOPES

TAIS HELENA

PLANO DE AULA

CURITIBA

2016

ARIANA TACILA

MARIA APARECIDA

NATALY LOPES

TAIS HELENA

PLANO DE AULA

[pic 1]

CURITIBA

2016

INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá apresentar um plano de aula que contem como tema: mamíferos, quadrupedes e equoterapia onde foi adaptado para crianças do primeiro ano do ensino fundamental.

Nele terá a metodologia utilizada nas aulas pelo professor e os materiais para que contribuam a ter uma aula lúdica e de fácil absorção do conteúdo nele contido.

Assim iremos mostrar aos alunos os animais quadrupedes e mamíferos utilizando imagens vídeos e iremos fazer um passeio ao zoológico para que os alunos apendam na prática.

Focaremos no cavalo, pois iremos propor uma terapia em que este será utilizado e também será falado sobre sua utilidade como meio de transporte.

Iremos fazer uma brincadeira onde utilizaremos materiais diversos e a ludicidade com os alunos focando na motricidade, equilíbrio e noção do espaço.

SUMÁRIO

DESENVOLVIMENTO

Plano de aula

I        Eixo temático: meios de transporte, ser humano e saúde

II        Tema: Mamiferos, Quadrupedes e Equoterapia

III        Turma: 1° ano do ensino fundamental

IV        Duração: 4 aulas contendo 1 passeio e 3 aulas

V        Recursos Fisicos: Espaço interno e externo da escola; Zoológico;

VI        Recursos didáticos: caixa de papelão, vídeos, imagens, papeis diversos, radio animal (gato ou cachorro), quadro negro, tesoura, cola, tinta, barbante, pincel, cabo de vassoura

VII        Objetivo Geral: Identificar as ações dos animais mamíferos, dos quadrupedes e explicar que o cavalo além de ser mamífero e quadrupede é utilizado como meio de transporte e para terapias (equoterapia)

VIII        Objetivos Especificos: - identificar os animais mamíferos e quadrupedes, - registrar animais mamíferos, -descrever a equoterapia

IX        Metodologia: No primeiro momento: o professor irá levar as crianças para fora iniciando uma roda de conversa, ele dará inicio a uma discussão, onde o foco desta será o significado de mamífero, aceitando assim a opinião de cada aluno sobre. Será em seguida mostrado imagens de animais mamando, explicando o que são mamíferos e que pertencemos a essa classe. Para finalizar o professor pede para que em casa com seus pais os alunos pesquisem e listem 5 destes mesmos.

No segundo momento o professor irá ler a lista que os alunos trouxeram e listra no quadro os 5 mais citados. O professor irá iniciar uma conversa sobre os quadrupedes e contar as patas dos mesmos do quadro indicando qual entra nessa classe dos quadrupedesexplicando o tema logo em seguida, depois da explicação o professor apresentará ou um gato ou um cachorro de verdade para que as crianças interajam com o mesmo. O professor questiona quantas patas ele tem? Ele é um quadrupede? Mamífero ou não?

No terceiro momento os alunos irão a uma pesquisa de campo ao zoológico para conhecerem melhor os mamíferos, quadrupedes e poder conhecer o cavalo que será apresentado a eles na próxima aula.

No quarto momento iremos retomar o que já foi passado aos alunos focando no cavalo sendo mamífero e quadrupede. Será utilizado sons que reproduzem os cavalos como: cavalgada, trotando e o relinchar, iniciando um debate sobre para que o cavalo

nos serve no dia a dia. Mostrando imagens onde o mesmo é utilizado como meio de transporte, em carroças, cargueiro focando meios de transporte. Explicar que o cavalo também é utilizado para terapias médicas como a equoterapia onde ajuda no desenvolvimento postural e do equilíbrio da criança que possui algum tipo de necessidade. Apresentando um vídeo que mostra a terapia com o cavalo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com