TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA

Por:   •  18/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE AULA

DATA DE APLICAÇÃO: 22/04/2019

ESCOLA: CEEJA 6 de junho

INTEGRANTES DA EQUIPE: Jessica da Conceição Santos

DISCIPLINA: Historia 

TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: Ensino médio 

DURAÇÃO: hora/ aula 

OBJETIVOS

CONTEÚDO

METODOLOGIA

CRONOGRAMA

AVALIAÇÃO

RECURSOS

REFERÊNCIAS

- Refletir a relação social e ideológica da cultura afro-brasileira.

- Analisar a lei 10.639/2003 que fundamenta a cultura afro-brasileira

- ressaltar a valorização da cultura afro-brasileira

- reconhecer e compreender as diferentes culturas existentes nos grupos sociais, suas crenças, seus mitos e a importância das lendas e tradições para construção da cidadania de um povo.

cultura afro-brasileira

Uma das concepções trazida por Santos (1987, p. 20-21) conceitua cultura como sendo “(...) tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade”. Outro conceito de cultura em Santos (1987) diz respeito aos conhecimentos, crenças, formas de vida em sociedade.

O trabalho desenvolvido com base na cultura brasileira e relações afro-brasileiras contribuirá para identificar os diferentes códigos de leis e compreender suas interferências na vida em sociedade, respeitar e valorizar as diversas étnicas e cultural dos diferentes povos também levará o aluno a compreender a influência dos mitos e lendas nas crenças da sociedade, e valorizar a cultura afro-brasileira.

3 aulas

A avaliação ocorrera da seguinte maneira; primeira avaliação no desenvolvimento na parte teórica sobre o assunto, segunda parte analisar a progressão em pratica, aula de debate e resultado final.

- Computador

- Internet

- Data show

- Máquina digital

- Papel

- caneta

SANTOS. José Luiz dos. O que é cultura. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

http://www.uneb.br/salvador/dedc/files/2011/05/A-INSERCAO-DA-HISTORIA-E-DA-CULTURA-AFRO-BRASILEIRA-NA-EDUCA.pdf ACESSO EM 23/04

HERNANDES, LEILA LEITE. A África na sala de aula. Visita a história contemporânea, selo negro edições. São Paulo: 2005 ISBN 85-87478-25-7. História afro-brasileira e africana/organizado por Antônio Liberac Cardoso Simões pires...[ et al] – fortaleza: PRINTCOLOR, 2008. 258 P.

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

  1. Situação inicial: o professor irá apresentar alguns slides explicativos aos alunos com um resumo sobre lei 10.639/03 da cultura afro-brasileira. Envolver os alunos no contexto do estudo, também apresentar as crenças, mitos e lendas que permeiam a construção social de uma sociedade. Identificar os diferentes códigos de leis e compreender suas interferências na vida em sociedade, respeitar e valorizar as diversas étnicas e cultural dos diferentes povos.

O professor irá fazer perguntas para os alunos de acordo com o assunto trabalhado.

  1. Acessar o conhecimento prévio dos alunos:

O professor irá iniciar com perguntas referentes ao assunto trabalhado.

- O que vocês sabem sobre cultura afro-brasileira

- Vocês sabiam que há uma lei que ampara a cultura afro

-Vocês conhecem diferentes religiões, mitos e lendas, quais são?

- Qual a frequência de contato com culturas diversificadas

- Quais firam suas participações com a Cultura afro

    C- Desenvolvimento da metodologia: 

Levar os alunos a sala de informática, para pesquisarem a importância da cultura afro-brasileira na sociedade contemporânea e a contribuição da lei 10.639/03 no processo de implantação de ensino da história da África e da cultura afro-brasileira; em seguida dividir grupos para uma pesquisa de campo, os alunos irão entrevistar membros da comunidade sobre tipos de cultura, crença, mitos e lendas. Eles farão um trabalho digitalizado com imagens registradas e conhecimentos adquiridos. Na outra aula será realizado um debate em sala de aula apresentando tudo o que se foi pesquisado, e socializar em sala de aula. E no término das apresentações arquivar os trabalhos feitos no site da escola para que todos possam ler e ter acesso aos documentos construídos.

                                                                             

DATA DE APLICAÇÃO: 22/04/2019

ESCOLA: CEEJA 6 de junho

INTEGRANTES DA EQUIPE: Jessica da Conceição Santos

DISCIPLINA: português 

TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: Ensino médio 

DURAÇÃO: hora/ aula 

OBJETIVOS

CONTEÚDO

METODOLOGIA

CRONOGRAMA

AVALIAÇÃO

RECURSOS

REFERÊNCIAS

- Compreender o que são gêneros textuais

-Promover a conscientização sobre quais as utilidades no dia a dia e sua importância?

- Incentivar o aluno a buscar informações sobre o tema.

- Saber diferenciar os diferentes gêneros textuais.

Diferentes gêneros textuais.

É dever da escola cumprir um papel social de humanização e emancipação, onde o aluno possa desabrochar, crescer como pessoa e como cidadão, e onde o professor tenha um trabalho menos alienado e alienante, que possa repensar sua prática, refletir sobre ela, re-significá-la e buscar novas alternativas. (VASCONCELLOS, 2008. p. 14)

 O trabalho com gêneros textuais será trabalhado pois atendem as necessidades para a comunicação entre os indivíduos de forma variável, apresentando diversos estilos e conteúdos temáticos. Temo como exemplo de gêneros textuais: artigos, poemas, cardápios, cartas de leitor, artigos de opinião, notícias, reportagens, charges, tirinhas, história em quadrinho, ensaios, resenhas, internet, blogs, e-mails. Ao se utilizar destes gêneros não só estará fazendo o aluno um leitor de diferentes tipos de gêneros, mas uma pessoa crítica, que tem seus argumentos.

3 aulas

A avaliação ocorrera da seguinte maneira; primeira avaliação no desenvolvimento na parte teórica sobre o assunto, segunda parte analisar a progressão em pratica, aula de apresentação e resultado final.

- Canetão

- Quadro

- Caderno

- Lápis

- Computador

- Internet

- Data show

www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/11/2129..pdf acesso em: 23/04/19

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento – projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. 18ª ed. Libertad Editora, São Paulo, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (86.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com