TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA

Por:   •  28/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 3]

 Ensino Fundamental I

HORTA E JARDIM NA SALA

Disciplinas/Áreas do Conhecimento:

Ciências, Língua Portuguesa, Matemática e Artes

Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem

  • Proporcionar um conhecimento maior sobre o ciclo de legumes e verduras;
  • Ampliar o vocabulário com palavras que propicie um aumento no repertorio;
  • Resgatar um hábito esquecido das famílias que era de ter sua própria horta em casa;
  • Desencadear novos assuntos que fomente o processo de alfabetização;
  • Sensibilizar as crianças sobre a importância da alimentação de qualidade;
  • Estimular ações que levem ao cuidado das plantas, o respeito e a convivência entre eles.

Conteúdos:

  • Leitura: texto informativo e instrucional (folhetos, lista de palavras, revistas especializadas, receitas, manuais, embalagens de sementes)
  • Escrita: escrita espontânea da lista de verduras e legumes, cruzadinhas, texto coletivo de receitas, caça-palavras.

Palavras Chave: alimentos, crianças, plantio

Para Organizar o seu Trabalho

Os objetos digitais de aprendizagem utilizados:

  1. Pesquisa sobre o assunto horta e jardim:  

http://educarparacrescer.abril.com.br 

http://fazfacil.com.br 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ 

  1. Plantio das verduras e legumes:

http://youtube.com/channel/ 

Justificativa:

Durante uma atividade que trabalhávamos em sala de aula um aluno fez um comentário com outro colega, que ele já tinha visto um pezinho de cenoura plantado na casa da avó, o outro amigo não acreditou e foi me perguntar se era verdade, várias crianças demostraram também que não sabiam, pois eles achavam que tudo era fabricado no supermercado, pois era lá que a mamãe comprava várias coisas, diante dessa pergunta pude perceber que outros alunos também não conheciam o assunto. Trouxe um vídeo sobre horta, mas a curiosidade só aumentou, então decidimos que iriamos preparar uma horta.

Conversando com minha colega Marisa, percebemos que esse projeto poderia fazer parte do nosso trabalho de convivência entre as salas, as crianças da outra turma ficaram entusiasmadas por poder conhecer como os alimentos nasciam.  As crianças ficaram ainda mais felizes por poder dividir esse novo conhecimento, então trabalhamos em conjunto neste lindo projeto.

Pensando em como tornar esse assunto concreto ao entendimento dos alunos e também aumentar o conhecimento deles sobre o tema, resolvemos elaborar uma horta na sala, o espaço que temos na escola não pode ser usado, está interditado com problemas estruturais.

As crianças também aprenderam que podemos plantar alimentos para o nosso próprio consumo, um hábito esquecido por muitas famílias nos dias de hoje, em virtude da falta de tempo que muitos sofrem, elas descobriram também que os alimentos têm seu tempo de crescimento e fase de plantio, cada coisa a seu tempo.  

A horta na sala está nos proporcionando abordar vários assuntos como: processo de cultivo, tempo e crescimento das plantas, aproveitamento de espaço, estimular o cuidado, companheirismo entre o grupo focando na melhora da convivência entre as crianças, sensibilização para uma alimentação mais saudável, enfim uma série de outros assuntos que irão permear nosso projeto.

Esse projeto veio colaborar com o processo de alfabetização dos 1º anos, por ser um tema de grande interesse das crianças, por estimular a curiosidade e ser um assunto rico a ser explorado e ter um campo repleto de elementos sensoriais (cor, sabor e cheiro) tão relevante a essa faixa etária, lembrando-se que as crianças ao aprender são movidas pela descoberta.

Proposta de Trabalho

1ª Etapa: Pensando na nossa horta

Iniciamos nosso projeto com uma roda de conversa, onde discutimos como seria o desenvolvimento, pois estamos trabalhando com plantas e elas são seres vivos que necessitam de cuidados. Elaboramos um roteiro com vários itens a serem discutidos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (350 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com