TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Por:   •  27/4/2019  •  Artigo  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 11

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Bruna Leão de Siqueira Lobo

RESUMO

A aprendizagem representa uma ação ampla na vida do ser humano, que pode ser compreendida como um processo de mudança de comportamento, adquirido por meio da experiência construída por fatores neurológicos, ambientais, emocionais e relacionais, resultantes da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente em que se está inserido. Embora o aprender seja um processo natural, sua complexidade tem levado outros campos de estudo a investigá-las, como a psicopedagogia, que pelo seu caráter interdisciplinar, proporciona um olhar para além das abordagens conteudistas da educação, enxergando o educando não apenas como objeto de estratégias educacionais, mas como sujeito desejante e coautor de seu processo de aprendizagem. E é nesse contexto que o presente artigo se enquadra, discorrer sobre o complexo processo que envolve a aprendizagem a partir de um olhar psicopedagógico, que implica perceber o indivíduo em sua totalidade, por meio de conhecimentos de diversas áreas intervindos neste processo, seja para potenciá-lo ou para amenizar dificuldades, atendendo as necessidades individuais de aprendizagem. Contribui ainda com reflexões acerca da ação psicopedagógica como aporte ao fazer pedagógico nas escolas, desmistificando preconceitos elaborados diante das dificuldades de aprendizagens supervalorizadas atualmente.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Processo. Psicopedagogia

RESUMO

A aprendizagem representa uma ação ampla na vida do ser humano, que pode ser compreendida como um processo de mudança de comportamento, adquirido por meio da experiência construída por fatores neurológicos, ambientais, emocionais e relacionais, resultantes da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente em que se está inserido. Embora o aprender seja um processo natural, sua complexidade tem levado outros campos de estudo a investigá-las, como a psicopedagogia, que pelo seu caráter interdisciplinar, proporciona um olhar para além das abordagens conteudistas da educação, enxergando o educando não apenas como objeto de estratégias educacionais, mas como sujeito desejante e coautor de seu processo de aprendizagem. E é nesse contexto que o presente artigo se enquadra, discorrer sobre o complexo processo que envolve a aprendizagem a partir de um olhar psicopedagógico, que implica perceber o indivíduo em sua totalidade, por meio de conhecimentos de diversas áreas intervindos neste processo, seja para potenciá-lo ou para amenizar dificuldades, atendendo as necessidades individuais de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Processo. Psicopedagogia

___________________________________________________________________________

Bruna Leão de Siqueira Lobo é Pedagoga, aluna da Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica no Centro Universitário Luterano de Santarém/PA - CEULS/ULBRA. E-mail: brunaleaolobo@bol.com.br

  1. INTRODUÇÃO

O estudo em torno do processo de aprendizagem é instigante, amplo e muito importante, por isso têm sido alvo de inúmeros estudos e avanços das mais variadas áreas em busca de sua compreensão. É complexo, pois envolve aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, culturais e psicossociais. Além disso, é desencadeado a partir da motivação que ocorre no interior do indivíduo. O "olhar" sobre esses aspectos, ao mesmo tempo que relativiza a importância da escola na aprendizagem, coloca em foco a importância de toda a reunião de fatores extra classe que interferem no processo de construção do conhecimento e do papel de aprendiz.

Alicia Fernández (1991) define esses meios, condiçoes e limites para conhecer como modalidade de aprendizagem, afirmando que ela representa “uma maneira pessoal para aproximar-se do conhecimento e constituir o saber”.

O processo de aprendizagem pode ser positivo, prazeroso e eficaz, mas, por outro lado, o inverso pode ocorrer, e o aprender torna-se uma dificuldade e um desprazer. É precisamente pela aprendizagem que o ser humano se constrói. Instituir caminhos entre os opostos que liguem o saber e o não saber e estas ações devem acontecer no âmbito do indivíduo, do grupo, da instituição e da comunidade, visando à aprendizagem e, portanto, é tarefa da Psicopedagogia.

Para Weiss (1991), a psicopedagogia “busca a melhoria das relações com a aprendizagem”.

A atuação psicopedagógica tem como base o pensar, a forma como o aprendente pensa. É buscar compreender como eles utilizam os elementos do seu sistema cognitivo e emocional para aprender.

Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é refletir, de maneira suscinta, sobre as diferentes dimensões da aprendizagem sob a ótica integradora dos aspectos cognitivo, afetivo, orgânico e social; utilizando como metodologia, a pesquisa bibliográfica de autores referencia na temática.

2 CONCEITUANDO APRENDIZAGEM

A aprendizagem é um processo fundamental da vida. Todo individuo aprende e, por meio da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver.

CITAÇÃO

Dessa forma, deve ser concebido como um processo de construção do conhecimento, mas também, de própria construção do sujeito como ser pensante, atuante e criativo, que no ato de aprendizagem constrói sua própria imagem, proporcionando um novo olhar sobre a realidade.

A procura pela aprendizagem é inata no ser humano, desde pequeno sente necessidade de demonstrar o que sabe fazer, isto é, que é capaz de aprender. Para Alicia Fernandéz (2001)  cada pessoa tem a sua maneira de aprender e os meios de construir o seu próprio conhecimento. A aprendizagem é um processo contínuo e permanente na vida do ser humano, que permite ao indivíduo adquirir informações, conhecimentos, atitudes e valores ao longo da vida, a partir do contato com a realidade, meio ambiente e com outras pessoas. Inclui sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas. O processo de aprendizagem, de aquisição de conhecimento pode ser agradável ou doloroso, depende da forma como é adquirido. É um processo cognitivo, e como processo, está associado há inúmeros fatores que envolvem o indivíduo de forma integral: físico, emocional e intelectualmente. É um processo individual, próprio de cada pessoa, pois envolve aspectos da personalidade de cada um e está relacionado às expectativas, anseios e história pessoal. Além disso, cada pessoa aprende de uma forma, tem habilidades e capacidades diferentes, um ritmo próprio. A procura para compreender o processo de aprendizagem é instigante e despertou o interesse e estudos de correntes teóricas, que buscam explicações sobre o ato de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (222.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com