TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE AÇÃO

Por:   •  21/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE AÇÃO

TEMA: Desenvolvendo o prazer da leitura

Atualmente uma das maiores preocupações quanto a aprendizagem de nossos alunos, está na dificuldade de desenvolver o hábito da leitura.

Muito tem-se falado e trabalho quanto a importância de ler, não somente para ampliar nossos conhecimentos, mas também e principalmente porque é através da leitura que conhecemos novos mundos, damos asas a nossa imaginação, vivenciamos momentos únicos que fortalece e desenvolve novos horizontes.

Através de uma projeto voltado a leitura possibilitamos a nossos alunos maneiras diversas de ler o mundo.

A leitura não está vinculada apenas a textos, palavras ou seja as letras, pois ler compreender por meio de desenhos, imagens e outras formas que traduzem o ambiente que nos rodeia.

A leitura ainda nos auxilia na compreensão e interpretação do que lemos, vemos ou ouvimos.

Problematização

Percebemos nos ambientes escolares a dificuldade de leitura e interpretação dos alunos, muitos não possuem o incentivo necessário para o desenvolvimento deste hábito, assim introduzir e desenvolver este hábito torna-se um grande desafio.

Objetivos

Objetivo Geral

• Levar os alunos a compreender a importância do hábito de ler e interpretar o mundo.

Objetivos Específicos

• Desenvolver e estimular o gosto pela leitura;

• Conhecer diferentes gêneros textuais;

• Identificar características de cada gênero;

• Produzir diferentes textos;

• Desenvolver trabalhos de leitura diversas.

Metodologia

Um projeto de leitura deve trabalhar os diversos gêneros textuais, proporcionando, aos alunos leitores, um amplo conhecimento.

Vejamos cada gênero a ser trabalhado no projeto:

Cantigas de roda: passada de geração para geração, as cantigas de roda fazem parte da infância de todos nós, assim um trabalho voltado a este tipo de texto além de nos remeter ao passado, ainda nos permite proporcionar os alunos conhecer um pouco da infância de seus pais e avós. O trabalho com cantigas de roda ainda possibilita a utilização do lúdico, despertando ainda mais a vontade de aprender da criança, uma vez que a maioria das cantigas vem acompanhadas de coreografias entre outras brincadeiras.

Parlendas: as parlendas traz consigo a cultura de nosso país, durante o estudo da parlenda ainda poderemos trabalhar, o folclore brasileiro, desenvolvendo atividades variadas de apresentação e declamação, uma vez que as parlendas vem carregadas de rimas.

Fábulas: só o fato das fábulas terem como personagens e objetos que criam vida, já é um incentivo as crianças, possibilita o desenvolvimento da imaginação, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com