TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE ESTÁGIO: VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS

Por:   •  1/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Meire Cristina Pascoal Sena

PEDAGOGIA (FLC 3946PED)

TUTOR EXTERNO: Cristina Dias Damasceno

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS

BETIM

2022/2

SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        4

2.1 METODOLOGIA        4

2.2 CRONOGRAMA        5

APÊNDICES        6

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Metodologias de ensino

Programa de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem.

Projeto de Extensão: Alfabetização e letramento

Produto Virtual: Trilha Pedagógica

Tema: Vivências e Aprendizados

A alfabetização é uma das fases mais importante do desenvolvimento do indivíduo que se inicia na primeira infância. Entretanto, diversos questionamentos começaram a aparecer com a suspensão das aulas no início do ano de 2020 e agora com o retorno das aulas com duas modalidades, o ensino remoto que conhecemos no ano passado, e o ensino híbrido, que é o novo modelo de ensino que nos foi apresentado no final deste ano de 2021.

O ensino remoto emergencial foi, e continua sendo, a realidade de muitos alunos, pais e professores, por isso o letramento digital, processo de aquisição e domínio da capacidade de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais, verbais e não verbais, com o uso de dispositivos digitais, é um tópico importante a ser discutido.

1.2 OBJETIVOS

  • Analisar cenários no contexto organizacional, de modo a estimular e proporcionar oportunidades de conhecimento teórico das condições concretas e históricas em que se realiza a ação prática;
  • Complementar o processo de ensino e aprendizagem, através da consciência e a procura do aperfeiçoamento pessoal e profissional;
  •  Instrumentalizar o acadêmico no sentido de sua qualificação para a inserção no mundo do trabalho, capaz de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas;
  • Possibilitar a reflexão sobre o cotidiano escolar, analisando os pressupostos teóricos estudados e sua prática, assumindo uma postura crítica aliada à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Entende-se sobre ensino remoto a metodologia de ensino e de aprendizagem, intercedido por tecnologias informacionais, onde professores e estudantes constroem e reconstroem conhecimentos. Por isso, o processo de alfabetização vai incluir questões teóricas e práticas, como aulas virtuais e a presença dos pais/responsáveis nesse processo de ensino e aprendizagem.

Os desafios não afetam todos igualmente. A dificuldade encontrada entre escolas públicas e privadas, maior se aproximar-se das estatais, já que os menos favorecidos, em tese, deleitar-se de piores condições de moradia, trabalho e acesso à tecnologia.

Assim, alfabetizar é um processo árduo porque além de ler, escrever e contar números, o papel do professor que trabalha com alfabetização está nos detalhes que permitem que essa criança tenha a capacidade de interpretar, compreender, criticar, ressignificar e produzir o conhecimento.

Não se pode esquecer que a interação entre os colegas, as brincadeiras, a musicalidade, as artes e diversas outras atividades são utilizadas para enriquecer e direcionar nesse processo da alfabetização. Tfouni distingue alfabetização e letramento para ele,

A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades para leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem. [...] A alfabetização pertence, assim, ao âmbito do individual. O letramento, por sua vez, focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição da escrita. [...] procura estudar e descrever o que ocorre nas sociedades quando adotam um sistema de escritura de maneira restrita ou generalizada; procura ainda saber quais práticas psicossociais substituem as práticas “letradas” em sociedades ágrafas. (TFOUNI, 1995, p. 9-10).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (244 Kb)   docx (996.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com