TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PARTICIPAÇÃO

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

JOCIANA MATILDES CAVALCANTE

  1. Projeto de Participação Ação

AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

ITAPORANGA

JOCIANA MATILDES CAVALCANTE

Projeto de Intervenção apresentado ao (à) Universidade Federal da Paraíba, em cumprimento aos requisitos para a avaliação no componente curricular Estágio Supervisionado em Gestão Educacional I.

Orientadora: Tatiana de Medeiros Santos

  1. ITAPORANGA/PB

11/2013


1 INTRODUÇÃO

        Este Projeto de Participação Ação evidencia a temática do Atendimento Educacional Especializada nas escolas com objetivo de formar identidades pessoal e social do aluno.

              O AEE é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Ele deve ser articulado com a proposta da escola regular, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum. (MEC, 2009).

        Através do Atendimento Educacional Atendimento Educacional Especializada o aluno com algumas deficiências poderão ter oportunidades de desenvolver de acordo com seus limites.

        Diante das observações do estagio em gestão na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Santa Mônica concretizou que a escola foi contemplada pelo MEC com uma sala de multifuncional o entusiasmos e a espera daquele recurso e refletia na imagem da gestora Apesar de já terem todos os equipamentos, mas por motivos superiores só começara funcionar no próximo ano.

Este projeto despertou-me um interesse de entender como este recurso se desenvolvem  e ao mesmo tempo ajuda na formação do individuo, também adquirir uma experiência nova e construtiva para a minha formação social e  Acadêmica  ,

.


2 OBJETIVOS

  1. 1  Objetivo Geral

Conhecer a participação do gestor e os motivos, as necessidades em relação ao recurso do Atendimento Educacional Especializada naquela unidade de ensino.

2.2 Objetivos específicos:  

  • Identificar como o gestor contribuir para neste recurso  .
  • Elaborar momentos de interação do gestor, alunos, pais e comunidade no desenvolvimento do AEE na escola.


3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

        

        O Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, criado em 2005, foi instituído pela Portaria Ministerial nº 13/2007, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação –PDE. As Salas de Recursos Multifuncionais constituem-se em espaços para a oferta do Atendimento Educacional Especializado AEE, complementar à escolarização de estudantes público alvo da educação especial.

        O Programa contempla as demandas das Secretarias de Educação apresentadas no Plano de Ações Articuladas –PAR, tendo como critério atender escolas públicas com matricula de estudantes público alvo da educação especial em classe comum do ensino regular, registradas no Censo Escolar INEP/MEC.

        São disponibilizadas salas Tipo I, compostas por equipamentos, mobiliários, recursos de acessibilidade e materiais didático/pedagógicos e salas. Tipo II, acrescidas de recursos e equipamentos específicos para o atendimento de estudantes cegos. A seleção das escolas é feita pelo gestor da rede de ensino, no Sistema de Gestão Tecnológica do Ministério da Educação  - SIGETEC. Assim, compromete-se com a disponibilização do espaço físico e do professor para o AEE, bem como com a manutenção e segurança dos recursos.

        Em 2011, o Programa alcançou 5.019 municípios (90%), contemplando 50,2%

das escolas públicas com matrícula de estudantes público alvo da educação especial. De  2005 a 2011 , foram disponibilizadas 37.801salas.        

        O AEE- atendimento educacional especializado São atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade  prestados de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular. Tendo como principal objetivo trabalhar a deficiência aluno individual cada aluno não é uma sala comum. Até porque as atividades que o atendimento educacional especializado desenvolve são totalmente diferentes das desenvolvidas em uma sala de aula comum. As atividades têm como objetivo de tornar o aluno autonomia e independente, observando as suas peculiaridades, suas possibilidades, suas necessidades. Mas como cada pessoa é singular, ou seja, têm seus limites, dificuldades, necessidades e entre outros estas atividade são aplicadas sempre de maneiras diferentes, pois mesmo que a deficiência do aluno seja a mesma, mas o que foi suficiente para o desenvolvimento de um aluno para outro pode não ser suficiente.  Educação Especial esta voltada para alunos com deficiência mental, física, surdez, cegueira, baixa visão, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Preparar o aluno em todos os níveis escolares. Após a implantação deste recurso na educação diminuir muitos problemas educacionais como a evasão, reprovação... Assim contribuindo para uma inclusão escolar.

        A Constituição Federal/88, a LDB Nº 9394/96 e a Resolução CNE/CEB Nº 2/2001, o atendimento educacional especializado constituiu-se em estratégia pedagógica da escola para oferecer respostas às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo o seu acesso ao currículo, resolve:

Art. 1º Criar o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais com

o objetivo de apoiar os sistemas públicos de ensino na organização e oferta do atendimento educacional especializado e contribuir para o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (353.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com