TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]     

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................6

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................7

3 CONCLUSÃO........................................................................................................10

REFERÊNCIAS.........................................................................................................11


INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresentará um projeto educacional modelo.

A escola desempenha um papel ativo na formação de jovens de todo o mundo os conhecimentos básicos são transferidos de geração em geração, não é possível questionar o papel da escola e a forma como as experiências vividas moldam o futuro dos alunos

O projeto de vida e a formação integral dos sujeitos é a nova disciplina a ser implantada nas escolas um conjunto de leis foi criado e elaborado para implementar a política.

O objetivo é orientar cada vez mais jovens para a vida adulta, a educação básica já foi implantada e o projeto visa abrir o mundo para alunos em fases delicadas da vida como o ensino médio.

O momento de descobertas e decisões sobre o futuro profissional e pessoal já era algo que a escola ajudou involuntariamente e que agora terá uma participação ativa com o projeto. O estudo a seguir mostra a importância da efetiva conclusão e implementação do projeto e contém alguns elementos que podem ser aplicados durante sua gestão.

DESENVOLVIMENTO

           O Projeto Vida foi criado para ajudar os jovens em fase de descoberta, como seus eu de suas vidas, a se tornarem os próximos jovens a desempenhar um papel na sociedade. O objetivo não é ensinar, mas mostrar a eles o modo básico de vida e que tipo de pessoa eles podem ser a partir daquele momento.

A nova matéria implementada nas escolas, vem de um grupo de leis criadas e redigidas a fim de implantar a política, sendo a primeira Lei 13.415/2017, conhecida pelo nome de Lei do Novo Ensino Médio, a qual espera que os currículos escolares devem considerar a formação integral do aluno e implantar o projeto de vida como um conteúdo obrigatório, independente do curso superior quem possam ser escolhidos.

         A escola desempenha um papel fundamental na formação dos jovens e no seu desempenho acadêmico, mas também contribui para a formação social e emocional dos jovens. As crianças saem do ensino médio depois de crescerem aprendendo matérias básicas como geografia, matemática, português, história (...), muitas não têm um plano de metas, não sabem que trabalho querem fazer ou lidam com coisas repetitivas do mundo adulto, como abertura de conta bancária, estrutura econômica simples, nível pessoal e social, o papel da escola nesta importante etapa da vida das crianças vai além da educação básica para preparar nossos jovens para a vida social, portanto, a principal função desta disciplina é formar aqui estágios horizontes abertos para os jovens, ter á consciência da reponsabilidade sobre a vida de cada um em sua atuação social, descobrindo- se a si mesmo e aos outros  e o meio em se convive.

        O projeto em si contara com alguns índices de avalições ( não contarão como pontuação, servira para monitoria dos professores que trabalham com a matéria), sendo eles baseados em:

  • Cooperação;
  • Comunicação;
  • Compartilhamento de ideia;
  • Escuta;
  • Prazer;
  • Interação;
  • Felicidade.

          A escola ajudará a formar milhares de jovens para que a vejam como um espaço para adquirir conhecimento e expandir seu mundo cultural, capacitando-os para avançar social e profissionalmente.

         A escola não é obrigada a desenvolver habilidades de caráter ou mercado, e por muitos anos foi apenas um meio de instrução em que crianças e jovens viveram a maior parte de suas vidas, em média 12 anos.  Anos aprendendo a somar, geografia, história nacional, etc., verbos conjugados, tabela periódica dos elementos, estrutura molecular, ensinamentos para citar alguns, embora algumas escolas apliquem filosofia, sociologia e até questões éticas, ainda não levar o currículo muito a sério.           Em seguida, serão apresentados os métodos de pesquisa e aplicação prática da nova disciplina "Projeto de Vida" e a formação geral da disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (255.1 Kb)   docx (287.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com