TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO POLITICO

Por:   •  28/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  9.443 Palavras (38 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 2]

"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano."
Jean Piaget

                                                             

 PROJETO POLITÍCO PEDAGÓGICO

                                                            “Acreditamos que a educação

                                                     sozinha não transforma a sociedade,

                                                     sem ela tampouco a sociedade  muda.”

 

                                                                         Paulo Freire

   

  1. APRESENTAÇÃO

            O presente projeto serve como instrumento básico e norteador das ações pedagógicas e reflete os anseios da comunidade escolar uma vez que o mesmo foi elaborado com base nas ideias coletivas dos que representam o C.E.I.

O CEI Vovó Augusta I, encontra-se em um bairro populoso ,em processo de desenvolvimento ,possui comércios diversificados, têm saneamento básico na sua área central e a maioria dos proprietários são de sua própria residência .

O mesmo é localizado à Rua GIBOOUIÇUS –217– Lajeado – Cep08451-300 Guaianases. Que vem desenvolvendo um trabalho através  da Associação Beneficente Jerusalém, que atende à 6 anos crianças de 1 à 3 anos e 11 meses. Para que possamos desenvolver um trabalho integrador de qualidade temos como instrumento  a construção do Projeto Politico Pedagógico que é elaborado de maneira democrática assume a responsabilidade em conjunto CEI X COMUNIDADE de desenvolver avanços quanto a proposta pedagógica, tornando o CEI um espaço de formação social, interativo e democrático, tendo ainda como prioridade o atendimento aos bebes e crianças no seu desenvolvimento, afetivo, cognitivo e motor. Contem este documento os princípios gerais que regem o currículo e a postura pedagógica / filosófica dos profissionais envolvidos no processo aprendizagem desta U.E.. Os documentos aqui apresentados são aqueles que subsidiarão os trabalhos a serem desenvolvidos durante o processo pedagógico. No decorrer do ano serão aprofundados, melhorados e alterados se assim fizer necessário pela melhoria da qualidade no atendimento dos nossos e bebês e crianças.

2.  A COMUNIDADE

2.1 Perfil sociocultural

             Através de informações colhidas no cotidiano das famílias, têm-se os resultados abaixo relacionados, os quais irão permitir que a escola tenha sua própria cultura, através de valores, expectativas e costumes, historicamente construída.

As crianças são moradores da comunidade mais próxima ao CEI. Trata-se de uma população de baixa renda, e se caracteriza social, economicamente e afetivamente como carente, haja vista as condições básicas para a vida da família. Os pais de um modo geral confiam no trabalho que a escola desenvolve, pois somos conscientes do

papel que como educadores desenvolvemos, nesta unidade escolar, voltada para atender as necessidades das crianças, respeitando as dificuldades e a cultura da clientela atendida.   O local é de cooperação e respeito mútuo entre os profissionais de educação e a família que trabalha com a finalidade de formar futuros cidadãos.

As crianças do CEI em sua maioria, veem de famílias que enfrentam bastantes dificuldades socioeconômicas cujos pais desenvolvem atividades diversas como: diarista, doméstica, pedreiros, auxiliares de serviços, com renda salarial igual ou inferior a um salário mínimo; necessitando assim da assistência da instituição no que se refere à alimentação como também no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social.

2.2  Profissionais do CEI

O CEIVOVÓ AUGUSTAI possui  profissionais formados com ensino médio completo, graduação completa e outras em processo de outras formações, buscando a formação continuada.

O corpo docente do CEI funciona com profissionais habilitados graduados em formação específica para o ensino infantil a pedagogia,  e outros graduados em outras áreas que atuam no ensino infantil, contudo, a busca do aperfeiçoamento na área é contínua pelos profissionais que fazem parte da instituição. Atualmente estamos com professores em formação a pós-graduação em: Psicopedagogia, Pedagogia.

As colaboradoras que fazem parte do quadro operacional são formadas pelo ensino médio e buscam da melhor forma concretizarem suas ações de modo favorável para melhor atendermos nossas crianças e bebes do CEI.

  1. A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, DE DESENVOLVIMETO INFANTIL E DE APRENDIZAGEM

A concepção de crianças não deve ser pensada em fragmentos de um modelo de educação escolar construído no passado, voltado apenas na reprodução de conhecimentos propostos essencialmente pelo professor, valorizando ações só copiadas de modelos tradicionais, ações centradas apenas no professor sem valorizar o sujeito ,isto é a criança.

Pensar na concepção de infância é pensar em oferecer à criança, condições para a ocorrência de situações, vivências, experiências para que ela se construa como sujeito que é ;que se emociona, que chora que ri ,que pensa, que imagina, que fabrica, que cria coisas ,produzem cultura, conhecimentos não só se apropria dele , portanto, é conceber ,uma concepção de criança que tenha o envolvimento, com todas as linguagens ,ações que interagem com diferentes grupos ,em que aprender deve ser uma experiência significativa para ela e deve também integrar o que a criança já conhece com aquilo que é novo para ela ajudando-a a descobrir o desejo pela investigação ,na solução de problemas ,em contato com situações desafiadoras e possível a resolver.

A concepção de infância fica evidenciada quando as crianças se apropriem do patrimônio cultural de seu grupo social e têm acesso a itens significativos da produção histórica e cultural da humanidade à medida que o professor garanta no cotidiano do CEI que elas vivenciem diferentes situações nas quais tenham constantes oportunidades de escolha, exercitem sua autonomia e conheçam, suas                

próprias necessidades, preferências e desejos ligados a construção do conhecimento e do relacionamento interpessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.6 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com