TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR

Por:   •  23/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR

DÉBORA PAZ DE CASTRO – UL20108290

EDEUVÂNIA PEREIRA DE SOUSA MAIA –UL20102411

FRANCISCA MARIA DA SILVA – UL20205136

MARIA BENEDITA BERNARDO GOMES – UL20108714

MARILIA PRISCILA PEREIRA DE SOUSA –UL20106975

PROJETO: A PARCERIA SUPERVISÃO E A GESTÃO ESCOLAR  

Caucaia/2022

DÉBORA PAZ DE CASTRO – UL20108290

EDEUVÂNIA PEREIRA DE SOUSA MAIA –UL20102411

FRANCISCA MARIA DA SILVA – UL20205136

MARIA BENEDITA BERNARDO GOMES – UL20108714

MARILIA PRISCILA PEREIRA DE SOUSA –UL20106975

PROJETO A PARCERIA SUPERVISÃO E A GESTÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA DA SUPERVISÃO COM OS GESTORES ESCOLARES.

Projeto e Prática de Ação Pedagógica – PPAP apresentado ao Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN como requisito parcial para obtenção do grau da Licenciatura em Pedagogia.

Professor Orientador: Gabriel de Matos Correia.

                                                          Caucaia/2022

  Tema:  A importância da parceria da supervisão com os gestores escolares

  Situação-problema:

   Ocorre que o trabalho do supervisor pedagógico ainda é visto como agente fiscalizador, que vai á escola investigar, antigamente tinha uma índole que não sobressaia  na melhoria do processo de ensino, porém na inspeção dos gestores e educadores, apresentava penalidade, vistoriador com esse intuito, o supervisor trabalhava em visão tecnicista, isto é, ele exercia sua função de monitora a execução das ações dos educandos. Além disso, apresentava- se restritivo para o supervisor que se constituía na prática integralmente voltada para o lado burocrático e não para o processo de ensino-aprendizagem, a falta de parceria, trabalha em equipe e diálogo entre o supervisor e gestores acaba prejudicando o processo de ensino.

  Justificativa e embasamento teórico:  

  Atualmente a escola requer a interação entre o supervisor pedagógico, gestores e professores, como uma forma de atingir uma aprendizagem qualitativa, através da superação das dificuldades relacionadas à prática pedagógica por meio do trabalho de parceria recíproca. O projeto é voltado para a importância do trabalho de parceria entre a supervisão com os gestores escolares na efetivação do ensino.      

 

    A atuação do supervisor pedagógico está relacionada ao planejamento, ao acompanhamento do processo educativo, elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico, através da avaliação e as devidas recuperações, além da formação continuada dos docentes em serviço. Nesse cenário é fundamental a relação de parceria, realizada através do diálogo, troca de experiências e reflexão entre o supervisor pedagógico e a gestão e os professores, que contribui para qualidade do processo ensino-aprendizagem, possibilitando um ensino significativo, transformador e eficaz.

   Para Alonso (2003), o trabalho do supervisor pedagógico não se limita a assistência técnica – pedagógica, sua atuação é planejada em torno de objetivos explícitos, ocupando um papel de responsabilidade e liderança frente ao processo educativo em direção ao plano de trabalho da instituição, isto é necessária à parceria entre ambas as partes e se perceber a importância do trabalho do supervisor.

     Segundo Müller (2011) o diálogo é tido como o alicerce dos relacionamentos  interpessoais no ambiente escolar, entretanto o professor precisa sentir segurança e tranquilidade ao falar com o supervisor pedagógico, para que as trocas de experiências, saberes e ideias aconteçam de forma plena. Ou seja, o supervisor pedagógico  coordenar as atividades pedagógicas, programas, projetos, controle da qualidade da educação, auxílio aos professores , construção coletiva da proposta política-pedagógica da escola, dar incentivo aos educadores na ação-reflexão-ação, na função social da escola e do processo educativo, para em outros termos coordenar as atividades da escola para a melhoria da qualidade da educação , é não tem mais o caráter de vigilância e punição .                  

   Público- alvo:  Supervisor, Gestão escolar  e professores .

Objetivo Geral:

 Acompanhar os gestores e professores para uma integração harmoniosa e de parceria dos projetos desenvolvidos no estabelecimento de ensino e promover reuniões para o progresso constante de todos envolvidos.  

Objetivos específicos:

  • Contribuir com a família no progresso da educação do aluno;
  • Observar e acompanhar os alunos que mostram dificuldade de leitura;
  • Acompanhar e conhecer o desenvolvimento do aluno no seu comportamento escolar em relação ao estudo;
  • Promover uma melhoria constante na qualidade de ensino e na formação do corpo docente;
  • Motivar gestores e docentes no processo de ensino - aprendizagem para um trabalho de forma adequada;

Percurso metodológico:

  Este projeto foi pensado para aplicação de março a setembro de 2022.

      1° mês: avaliar o desempenho do trabalho escolar, se realmente está sendo produtivo  como seria – fazer uma reunião com o diretor e os professores, saber como está o trabalho, quais as dificuldades, e atritos, qual  a opinião deles em que pode se  mudado  .

    2° mês: baseado no 1° mês acompanhar o planejamento junto com o diretor, criando dinâmicas e vínculos de melhores aperfeiçoamento  pessoais com professores, diretores, coordenadores e pais ou responsáveis pelo aluno.

    3° mês: o supervisor vai acompanhar se os alunos estão conseguindo assimilar os conhecimentos atribuídos pelos professores, sendo que o supervisor vai trabalhar lado a lado com o professor com relação a planejamento e avaliações.

     4° mês: o supervisor junto com toda equipe pedagógica vão elaborar um projeto que favorecem professores e alunos na busca de uma educação de qualidade, ou seja, um projeto voltado à leitura, pois é através da mesma que facilita o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com