TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO ÁGUA

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


1    INTRODUÇÃO

        Diversos fatores vêm contribuindo para escassez da água no Brasil e no mundo, esta pesquisa tem como objetivo mostrar como a água é um bem tão precioso para a população e indispensável para todos que vivem no planeta, mas precisa de conscientização do seu uso e a preservação do mesmo.

                            Apresentaremos um projeto interdisciplinar a serem trabalhados com crianças do 4º e 5º ano, onde comprovam que uma criança tem mais facilidade de aprender através de práticas concretas.

2 A ÁGUA

                            O homem utiliza a água para quase tudo como: beber, preparar alimentos, realizar higiene pessoal, limpar coisas e lugares, produzir energia elétrica, irrigar as plantações, na navegação, etc.                            

                           O Brasil passou a viver, a partir de 2014, os primeiros grandes focos daquilo que pode ser a maior crise hídrica de sua história. Com um problema grave de seca e também de gestão dos recursos naturais, o país vem apresentando níveis baixos em seus reservatórios em épocas do ano em que eles costumam estar bem mais cheios. Os fatores que contribui para a escassez da água são: As mudanças climáticas que incluem o aumento da temperatura; A maior parte da água disponível no país se localiza na Região Norte enquanto a maioria da população se concentra na Região Sudeste, onde há reservas hídricas bem mais modestas; O consumo continuou crescendo e as reservas de água diminuindo; Não houve investimento em tecnologias para o uso sustentável dos recursos naturais; O desmatamento avançou e as regiões em volta dos mananciais foram degradadas e invadidas, o que impede que a água penetre no solo para abastecer lençóis freáticos, rios e represas; A distribuição de água no Brasil é perdida em vazamentos ou desvios, fraudes e irregularidades. Veja no mapa do Brasil os estados que sofrem com a escassez da água.             

[pic 14]

FONTE:climatempo.com.br

                             No Brasil, o consumo de água chega a 200 litros per capita por dia. As Nações Unidas indicam que o volume necessário para uma boa qualidade de vida é de 110 litros per capita por dia. A Agência nacional de Água explica que vários fatores contribuem para o consumo per capita mais elevado em alguns estados, como o Rio de Janeiro e Mato Grosso  excesso de temperatura, o clima mais desfavorável.

                            Uma das soluções para o consumo exaustivo de água potável seria o consumo consciente não só da população mais da agropecuária que consomem grande parte causa a escassez, além de investimento como os processos de dessanilização a fim de transformar água com grande teor de sal em água potável, mais os custos seria muito alto para chegar á população. Veja no gráfico o consumo de água potável nos estados brasileiros. 

[pic 15][pic 16]

Fonte: Folha UOL.

                            Nesse contexto fica evidente a importância de se educar as crianças nas series iniciais do ensino fundamental para que, vem agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.

                            De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN, publicados recentemente, apontam, entre outras diretrizes, a preocupação em se trabalhar o tema meio ambiente de forma transversal no currículo escolar, “a questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis” (BRASIL, 1997, p.15). Trabalhar a interação em equilíbrio dos seres humanos com a natureza, a interdisciplinaridade é um importante viés a ser perseguido pelos educadores, onde se permite, pela compreensão mais globalizada do ambiente.

Projeto Interdisciplinar A ÁGUA

Escola Municipal Maria Ambrosio Pomonnt

Interdisciplinar - Língua Portuguesa, Geografia e Matemática, História, Ciências Naturais.

Tempo estimado: 3 semanas

Tema A água

CONTEÚDOS

- Produção de escrita

- Leitura e escrita e oral e interpretação de texto.

- As quatro operações com números; Gráficos e tabelas comparativas.

- Confecção de mapas,  leitura,e símbolos

- História da água

- As fases da água

ANO DE ENSINO

4º e 5º ANO do ensino fundamental.

INTRODUÇÃO

                           Esse projeto tem muito a acrescentar na vida das crianças, trabalhar com o tema água para series iniciais principalmente do 4º e 5º ano é de suma importância, pois  ensinar as crianças para que quando adultos valorizem e respeitem a água em nosso planeta hoje e no futuro.

JUSTIFICATIVA

                            Este trabalho propõe apontar problemas enfrentados pelo homem devido ao mau uso da água do nosso planeta e desenvolver de forma consciente a preservação e a utilização da mesma, bem como o consumo consciente. Faremos uma reflexão cientifica sobre os desafios reais evidenciados entre o ambiente e situação da água em estado de escassez, cuidados e preservação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer a importância da água para a sobrevivência do ser humano;

- Compreender a necessidade da água para a saúde;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (225.9 Kb)   docx (83.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com