TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Professor na Educação Infantil

Por:   •  10/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

O papel do professor e da educação infantil

Durante um longo período da história da humanidade a educação infantil limitava-se apenas a uma ação filantrópica e assistencialista e não educacional. Desta forma, crescem debates acerca da educação para crianças pequenas, concluindo-se que a educação tem como papel educar e cuidar.priorizando colocar a relação educacional em um espaço de convívio coletivo.

Para vygotski, a biologia não pode ser usada como principal determinante das crianças. Pois, carece das leis naturais e gerais predefinidas pela genética e apresentada em contextos sociais e culturais, segundo ele “Não se pode aplicar à teoria do desenvolvimento infantil a mesma concepção do meio que se adota na biologia a respeito da evolução das espécies [...] a realidade social é a verdadeira fonte de desenvolvimento...”. Vigotski (1996,p.264). Leontiev e Elkonin partem do mesmo pressuposto ao concordarem com a ideia que o relacionamento entre a criança e o meio social e condições disponíveis, deve ser levado em consideração como fator responsável ao desenvolvimento. “Não é a idade da criança, enquanto tal, que determina o conteúdo de estágio do desenvolvimento; os próprios limites de idade de um estágio, pelo contrário, dependem de seu conteúdo e se alteram pari passu com a mudança das condições histórico-sociais’’ Leontiev (2001a, p.65-6 ).

Em análogo, para Vigotski tudo que foi criado e designado pelo homem parte da cultura, decorrente do processo de modificação do meio o homem acaba alterando seu próprio comportamento e que o domínio de tal atitude por exemplo (concentração, foco e atenção) se caracteriza pela função psicológica exclusivamente dos seres humanos. O domínio é dado ao homem pela significação (criação de signos) sendo as palavras, a importância da linguagem como principal signo para o processo de formação humano. A significação é uma particularidade inicialmente social que depois é transmitida para a essência do indivíduo sendo assim a lei genética da evolução cultural, que se define como uma ação organizada, Leontiev e Vygotsky acreditam que o domínio exclusivamente humano, são aprendidos pela criança após implementação de signos e apropriação cultural, não sendo transferido biologicamente.

A apropriação cultural só é possível por meio da mediação com outros indivíduos, processo este qualificado por Leontiev como educação. Assim sendo o ensino como agente educador, não deve se pautar na maturidade natural da criança ou na hereditariedade das funções psíquicas superiores, mas na promoção de possibilidades e signos para que a mesma se formem, sem obrigatoriamente estarem paralelo as fases do desenvolvimento, a aprendizagem deve agir na Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), no que ainda não está desenvolvido, mas o que pode vir a se desenvolver. Para Vygotsky a imitação tem um aspecto fundamental no processo de ensino e aprendizagem embora seja apontada como desfavorável no contexto pedagógico, no entanto se faz necessário que a criança compreenda a conduta para assim imita-la, logo ela esteja restringida a suas capacidades intelectuais.

Para que o desenvolvimento alcance sua capacidade total, Leontiev relata ser preciso cultivar nas crianças as funções psicológicas com propício interesse e sistematização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com