TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel atribuído à educação

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Metodologia do Ensino de História.  – 6° período.

Prof. Humberto.

Textos para análise.

Texto I.

“(...). Assim, quando dizemos que a educação ficará ao serviço da Nação, queremos significar que ela, longe de ser neutra, deve tomar partido, ou melhor, deve adotar uma filosofia e seguir uma tábua de valores, deve reger-se pelo sistema das diretrizes morais, politicas e econômicas, que formam a base ideológica da Nação, e que, por isso, estão sob a guarda ou a defesa do Estado”. (CAPANEMA, Gustavo, apud, Mariete S. A educação brasileira e o Estado Novo, p.25).

1- Qual o papel atribuído à educação?

Texto II.

“A escola é hoje, como deveria ter sido sempre, a miniatura da Pátria;é o seu próprio resumo. Deve ter a austeridade e a doçura de um templo. Nela, oficia o sacerdote, ministrando através de cada aula a oração que purifica, educa, aperfeiçoa e forma o cidadão. (...).A educação objetiva antes de tudo a Pátria para alcançar a vida que tem expressão social dentro dela. (...). A educação nacionalista (...) é hoje o primeiro dever e o desígnio supremo de todos os que como educadores e mestres, se entregam à obra evangélica de iluminar, semear, povoar e enriquecer a alma jovem e ardente do Brasil, generosa e grande, bela e opulenta como o seu próprio território.Diante de uma e de outro, antes do professor está o patriota, o soldado de sua bandeira, o operário de sua unidade, o pregoeiro de seu destino, o paladino de sua honra, o garimpeiro de sua história, o sacerdote de sua imortalidade.

Da palavra que proferimos desça à juventude a hóstia que consagra ao Brasil nossa fidelidade e nosso amor. E, se cumpra o seu culto com a devoção dos que creem na sua grandeza e querem sua felicidade” (LOBO, Cel Aylton. O que o Estado Nacional espera do professor. In: Ciencia Política, mr, 1941, p.42 e 49).

2- Quais aspectos ideológicos são ressaltados neste texto e, que definem a educação e o educador?

Texto III.

“TEJUCUPAPO.

Os holandeses não tinham escolha.A ilha de Itamaracá, o precioso celeiro de suas tropas, estavam praticamente esgotados. Os pernambucanos, valentemente, iam fechando o cerco em torno de Recife. Só restava então uma saída para os holandeses: invadir, pelo porto de Tejucupapo, o município de Goiana, abundante em frutas, legumes e mandioca.

Sem armas e sem soldados, a população percebeu que estava dolorosamente encurralada, quando 500 holandeses e mais 200 índios chefiados por Lichtart desembarcaram em Tejucupapo.As possibilidades de socorro eram nenhuma, uma vez que era impossível o deslocamento, a tempo, da tropa brasileira que se encontrava em Igarassu. Foi então, que aconteceu um dos episódios mais brilhantes de heroísmo e bravura do povo brasileiro. O majorde milícias Agostinho Nunes, com seu companheiro Mateus Fernandes, comandaram a resistência. O segundo foi com trinta homens na frente, tentar com valentia retardar o avanço holandês.O primeiro reuniu as mulheres e as crianças num reduto de pau-a-pique e distribuiu entre elas e os setenta homens restantes, as únicas armas disponíveis: algumas espingardas, foices, porretes, etc....

Chorando e cantando, mulheres e crianças ouviram os machados holandeses abrindo caminho em direção ao reduto brasileiro, até que aconteceu: Os primeiros holandeses a entrarem no cercado, foram surpreendidos pela fúria dos pernambucanos e um punhado de bravas mulheres a lhes jogar nos olhos, água com pimenta malagueta; a lhes cortar os pescoços a golpes de foice; a lhes esfolar os corpos com unhadas, tapas e pontapés.Atônitos, os holandeses numericamente muito superiores, começaram a duvidar da possibilidade de êxito, quando o golpe final veio pela retaguarda, através de Mateus Fernandes e os homens que tinham ido na frente. Pensando tratar-se de tropa brasileira que vinha em socorro, os holandeses bateram em retirada, enquanto o cercado de pau-a-pique ecoou um grito de vitória, orgulho e alegria. Era a comemoração da façanha desesperada que só se deteve num minuto de silencio de dor, quando todos perceberam que o maior de seus bravos, o major Agostinho Nunes, estava morto.

Hoje, Tejucupapo, é capitulo glorioso da história de seu povo. O povo de Pernambuco” (Texto extraído de livro didático).

3- Analise o documento histórico acima, situando-o historicamente, os objetivos específicos almejados por dada disciplina escolar eimplicações para a formação dos alunos.

Texto IV.

  1. Coloque X na correta:
  1. Portugal, nos primeiros 30 anos de nossa história, preocupou-se em aplicar seus capitais:

(   ) no Brasil   (   ) nas Indias.

  1. Nesta época o produto explorado no Brasil era:

(   ) o pau-brasil      (   ) a cana-de-açúcar

  1. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
  1. Gonçalo Coelho           (   ) 2° nome do Brasil.
  2. Cristovão Jacques       (   ) fundou a feitoria de Cabo Frio.
  3. Terra de Santa Cruz(   ) Comandante da 2° expedição exploradora
  4. Américo Vespúcio( ) comandante das expedições guarda                             costas

(Exercício extraído de livro didático).

4- O exercício acima é um exemplo claro de dada concepção de historia e de dada metodologia de ensino-aprendizagem da disciplina. Explique-a ressaltando seus pontos negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com