TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convivência Escolar - Violência Na Escola

Monografias: Convivência Escolar - Violência Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  7.292 Palavras (30 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 30

“A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: saiba como identificar os sinais”

Por isso, ressalta-se a importância de o educador possa ter um olhar especial e sensível a qualquer modificação do comportamento do aluno.

Dentro dessa perspectiva, levanta-se a seguinte problemática que engloba todos os temas abordados: “A origem da violência escolar começa na própria escola ou vem de fora?” Para responder a tal questionamento tem-se como hipótese que a escola, como proponente comprometido com a formação do cidadão deve se preocupar com a criança e adolescente buscando quebrar e ou minimizar com o pacto do silêncio que esconde os crimes contra os menores.

Pontuam-se os objetivos da seguinte forma: 1- Geral – Orientar os educadores pedagógicos sobre a importância do preparo para reconhecer qualquer sinal de maus-tratos. 2 – Específicos – Estabelecer uma relação de confiança e transparência com o aluno; Evitar a empatia; Trabalhar textos que sejam voltados para o debate.

PRIMEIRZA APRESENTAÇÃO

E.C.A.

Lúcia Prudêncio

Maria de Fátima

Estatuto da Criança e do Adolescente (E.C.A.), determina que é considerado como criança até os 11 anos e 11 meses e, adolescente a partir dos 12 anos até os 18 anos. O E.C.A. surgiu a fim de prevenir os maus tratos vivenciados por algumas crianças que, infelizmente, é negado o direito de ser criança por aqueles que deveria proporcionar seu conforto e bem estar. A exploração de trabalho do menor é fato predominante no espaço rural e em todos os lugares, visto por todos.

É o caso das crianças nos sinais de trânsito, nos ônibus, na frente dos restaurantes etc. Muitas dessas crianças são obrigadas pelos adultos responsáveis que as usam para trabalhar e levar o alimento para seus lares. São crianças que vivem em condições subalternas sem direito a moradia, ao sono protegido, ao alimento adequado, a higiene básica. Além do espancamento físico e exploração sexual. Segundo o E.C.A. toda criança e adolescente tem direito ao bem estar, ao lazer, a segurança e proteção, a saúde, ao esporte, ao estudo etc.

SEGUNDA APRESENTAÇÃO

VIOLÊNCIA DURA

Roberto Adriano

Silvânia Ribeiro

É caracterizada pela falta de respeito para com o outro (Abramovay, 2002). Ou seja, são todas as formas de violência escolar manifestadas entre os alunos e vice-versa que geralmente, começa como um desafeto, da fofoca ao xingamento e, por último, as brigas violentas, as quais são assistidas e filmadas pela plateia que incentiva a violência.

TERCEIRA APRESENTAÇÃO

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Glória de Fátima

Jacilene Sales

“Quando um adulto bate numa criança, podemos dizer que é um ato de disciplina?”

Ora, sabe-se que o adulto é aquele que deve proteger amparar o menor. O que muitas vezes não acontece, pois o adulto transpassa para o menor todo o estresse, raiva e mau humor, principalmente por ser o pupilo ou menor que depende do adulto que impõe sua autoridade e força sobre o incapaz.

Vale salientar que a Violência Doméstica também é mau trato do tipo negligência e abandono. Pais que saem para trabalhar e deixam seus filhos sozinhos e na companhia do outro filho mais velho, mas também é incapaz. Ou então, pais que se drogam, se prostituem etc.

QUARTA APRESENTAÇÃO

VIOLÊNCIA SEXUAL

Edna Cristiante

Rosângela Chagas

É caracterizada por todo tipo de abuso praticado através de ameaças às crianças e adolescentes. Existem dois tipos de Violência Sexual: a intrafamiliar – quando é praticado por alguém com parentesco em primeiro grau, como por exemplo, pais, tios, irmãos, avós, mãe etc.; a extrafamiliar – é praticada por alguém próximo da criança, como por exemplo, por vizinhos, pediatras, professores, religiosos, padrastos etc.

Chama-se a atenção para o fato de em ambos os casos são pessoas que o menor CONHECE, AMA e CONFIA.

QUINTA APRESENTAÇÃO

VIOLÊNCIA CIBERBULLYING

Maria Duciene

É manifestada através de todas e qualquer forma de xingamento através do gênero suporte internet por meio de facebook, Orkut, twiter, também pelo celular com aplicativos etc. O Ciberbullying é de vasta expansão. Já que é aberto ao público e se propaga rapidamente.

SEXTA APRESENTAÇÃO

VIOLÊNCIA CONTRA OS ÍNDIOS

Adriana Barbosa

Jane Cazuza

A finalidade com esse tema passa a ser a importância de alertar sobre o desprezo que vem acontecendo com o povo indígena que, infelizmente, a cada dia, corpora mais o homem branco deixando suas próprias raízes e culturas. O desmatamento da terra, a seca, a impureza jogada nos rios e lagos poluem e ‘mata’ o alimento do índio que se vê obrigado a consumir o alimento industrializado, a vestir, a calçar e falar como o homem branco. Esse tema busca mostrar que o que faz cada um ser brasileiro é a liberdade de cada raça, tribo. Um país tão mestiçado deve sempre cultivar suas raízes em sala de aula também!

SÉTIMA APRESENTAÇÃO

GÊNERO E SEXUALIDADE

Dayanna Mayara

Josenite Gomes

Ao abordar esse tema, procura-se destacar a importância da escola em estar preparada para o 3º gênero, evitando o preconceito e a discriminação. Embora uma criança não tenha sua personalidade definida, sabe-se que muitas crianças se identificam assim, pelo sexo oposto. Buscando ‘imitar’ ao máximo a postura, o andar, o falar etc. Nesse caso, a escola não pode excluir o alunado, segundo Silva (2001), é na escola e, principalmente, na sala de aula, que a cultura deve ser apresentada pela pluralidade.

OITAVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com