TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Professor e do Ensino na Educação Infantil

Por:   •  12/10/2023  •  Artigo  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

1 Relatório das leituras obrigatórias

Baseado no texto “O Papel do Professor e do Ensino na Educação Infantil". Na perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin podemos perceber a importância do professor ao longo do desenvolvimento da criança. Que teve como objetivo investigar e analisar as relações entre desenvolvimento infantil e ensino na faixa etária de 0 a 6 anos. Apresenta alguns dos resultados obtidos na pesquisa e suas principais conclusões, tendo como foco a discussão sobre o papel do educador e do ensino na perspectiva de Vygotsky Leontiev e Elkonin.

A Pedagogia em si evoluiu ao longo dos anos, muitas mudanças têm ocorrido para seu aperfeiçoamento. Com o objetivo de demostrar o conhecimento e levar ao aprendizado. O Pedagogo pode atuar em diversas áreas atualmente tais como: Escolas públicas e privadas, como professor até o 5º ano, ou coordenador pedagógico, orientador, diretor ou psicopedagogo, meios de comunicação, responsáveis por produzir conteúdo destinado ao público infantil, programas educacionais e de apoio didático para programas de rádio, de TV, internet e revistas, órgãos governamentais, setor de recursos humanos de empresas privadas, Ongs e hospitais.

O desenvolvimento infantil não é determinado por leis naturais, mas encontra-se intimamente ligado às condições objetivas da organização social segundo Leontiev (2001 a, p.65-6).

De acordo com Leontiev (2001 a) e Elkonin (1987 b), é necessário considerar-se na investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo entre criança e sociedade, ou o lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais em um determinado momento histórico. O que determina diretamente o desenvolvimento da psique de uma criança é sua própria vida e o desenvolvimento dos processos reais desta vida. Mas seu desenvolvimento, por sua vez, depende de suas condições reais de vida. Vygotsky (2001.p.115) afirma que a aprendizagem constitui um elemento necessário e universal no desenvolvimento das características humanas formadas historicamente na criança. Todo o processo de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento que ativa numerosos processos, que não deveria desenvolver-se por si mesmos sem a aprendizagem.

Para Vygotsky (2001.a, p.333), o bom ensino é aquele que conduz o desenvolvimento, atuando sobre aquilo que ainda não está formado na criança: "o ensino deve fazer o desenvolvimento avançar”. Atuar sobre aquilo que ainda não está formado na criança significa atuar na zona de desenvolvimento potencial (ZPD). Para fazer o desenvolvimento avançar o ensino não pode se limitar a aproveitar as possibilidades de desenvolvimento real, mas agir sobretudo na ZPD,ativando novos processos internos do desenvolvimento Vigotski (1995) destaca a mediação do adulto no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança e postula que o ensino deve promover o desenvolvimento.

Assim como Vygotsky e Leontiev,Elkonin (1960, p.498) enfatiza o papel diretivo do adulto no processo educativo. Leontiev (1978) defende que o professor conheça profundamente o processo de desenvolvimento infantil e suas forças motrizes, para que de posse de tal conhecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com