TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Professor e do Ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski; Leontiev e Elkonin

Por:   •  1/9/2022  •  Resenha  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 4

O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski; Leontiev e Elkonin

O artigo de Juliana Campregher Pasqualini busca apresentar o que é desenvolvimento infantil e em que aspectos da educação escolar podem representar auxílio, tendo como foco os papéis do educador e do ensino. É um estudo de natureza teórico-conceitual, com a intenção de analisar e investigar as relações entre desenvolvimento infantil e o ensino para crianças da faixa etária de 0 a 6 anos.

Para esse fim o texto menciona conceitos sobre o desenvolvimento infantil, aspectos da educação escolar, que são esclarecidos por Vigotski, Leontiev e Elkonin.

Primeiramente é discutido sobre a educação infantil, a qual tinha a função assistencialista e que era a primeira educação ofertada a criança pequena, implicava na negação e no rompimento dos laços com o modelo escolar de atendimento educacional, compreendendo ainda que o ensino não Nessa ótica teórica, a Educação Infantil faz parte da educação básica, mas não tem como propósito o ensino e, sim, a educação das crianças pequenas. Isto é, a Educação Infantil, não estaria entrelaçada nos processos de ensino-aprendizagem, mas nas chamadas relações educativo-pedagógicas. O ensino, assim, é negado quando se trata da Educação Infantil.

Considera-se que em tempos antigos a educação infantil era pouco estimada, era encarada como um depósito de crianças, onde só cuidavam e não educavam, não existia o ensino-aprendizagem, era um espaço onde as crianças passavam o tempo enquanto suas mães trabalhavam.

No passar dos anos, devido as várias lutas e vitórias a educação infantil passou a ser reconhecida e passou a ter objetivos educacionais declarados, com propostas pedagógicas, onde começaram a seguir parâmetros e normas, trabalhando a favor da educação e do ensino-aprendizagem, onde os alunos passam a ter acesso ao conhecimento e efetivo desenvolvimento.

Na visão da psicologia histórico-cultural, que é o objetivo do artigo o educador não pode ser reconhecido como alguém que apenas estimula e reconduz a criança em seu desenvolvimento. Ele deve ser compreendido como mediador, aquele que transmite à criança aos resultados do desenvolvimento histórico, esclarecendo os traços da atividade humana concretizada nos objetos da cultura, organizando a atividade da criança e promovendo assim seu desenvolvimento psíquico.

Nesse direcionamento, Vygotsky, Leontiev e Elkonin declaram o desenvolvimento infantil como um acontecimento histórico não determinado por leis naturais universais, mas de maneira ligada às condições objetivas da organização social, sendo importante levar em consideração o lugar ocupado pela criança nas relações sociais. Com relação aos estágios do desenvolvimento, é acordado que sua mudança não seja exclusivamente quantitativa, mas também qualitativa, pois a mudança da criança com o meio mesmo que brusca, não sofrerá impacto se for adequadamente administrada. Segundo o artigo, os estágios são determinados pelo desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com